O que você vai ler neste artigo:

Dólar PTAX: o que é e como funciona?

Valor é definido a partir de consultas do Banco Central

ARTIGOS

 • 

4min. de leitura

 • 

27.04.2022

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

 

Quando pinta algum assunto relacionado a dólar ou preços no noticiário, é comum que a pessoa se pergunte qual o valor certo da moeda norte-americana ($) em relação ao real (R$). E um desses valores que às vezes aparecem é o “dólar PTAX”.

Também é comum que as pessoas vejam expressões como “dólar comercial” ou “dólar turismo”. Sendo assim, começam as dúvidas. Existe mais de um dólar? Qual é o dólar “correto”?

Para facilitar a sua vida, vamos explicar direitinho neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o dólar PTAX e como ele se difere dos outros “tipos” de dólar.

O QUE É DÓLAR PTAX?

O dólar PTAX nada mais é do que uma média de valores de negociação do dólar durante o dia. Por esse motivo, ele não serve de base para compras e vendas em moeda estrangeira.

No caso, estamos falando de compras e vendas em contratos, é claro. Para situações como essas, valem os valores do dólar comercial e do dólar turismo.

O dólar PTAX é calculado a partir das consultas feitas e apuradas pelo Banco Central junto aos agentes do mercado que negociam a moeda norte-americana.

Esses agentes informam ao Banco Central sobre os valores das transações em moeda norte-americana e, assim, descobre-se o valor do dólar PTAX naquele dia. Essa consulta é feita em 4 momentos distintos do dia. Chama-se “janelas”.

COMO É CALCULADO O DÓLAR PTAX?

Como dissemos, o dólar PTAX é calculado a partir da média dos valores negociados em dólar durante a janela de câmbio.

Os agentes do mercado que negociam a moeda norte-americana informam ao Banco Central brasileiro, em 4 momentos diferentes do dia, o preço pelo qual negociaram dólar.

Dessa maneira, é possível estabelecer a média de todas as negociações para chegar a um valor.

Lembrando: esse valor, por ser uma média, não serve para o estabelecimento de contratos. Nestes casos, valem os valores do dólar comercial e turismo.

COMO SABER O VALOR DO DÓLAR PTAX?

O Banco Central te ajuda a descobrir o valor do dólar PTAX. Ou seja, ninguém precisa ficar correndo atrás de calcular a média das negociações do dia. O Banco Central já faz isso.

Portanto, a fonte correta de informação (e mais atualizada) sobre o valor do dólar PTAX é a instituição que regula o sistema monetário brasileiro.

Você pode checar os valores a partir deste link disponibilizado e atualizado constantemente pelo Banco Central.

Saiba ainda diferenciar se dólar alto é bom ou ruim com este artigo.

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSDÓLAR

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: