Seguro prestamista: o que é e para que serve

O seguro prestamista é ideal para ficar protegido durante o período de contrato do seu financiamento ou empréstimo. Saiba mais!

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

*Atualizado em 04.03.2022

Muita gente sabe que é importante contar com a proteção de um seguro. Afinal, nunca sabemos quando imprevistos podem acontecer. Dá para se proteger inclusive quando se realiza financiamentos e empréstimos com o seguro prestamista.

O objetivo do prestamista é garantir proteção em casos de morte, perda de renda por desemprego e outras situações inesperadas. Dessa maneira, o segurado, que é a pessoa que contrata o seguro, não precisará se preocupar com uma possível inadimplência caso ocorra um dos eventos cobertos pelo seguro. 

Como a pandemia deixou as pessoas mais preocupadas, a busca por seguros aumentou: o setor cresceu 15,5% entre janeiro e abril de 2021 em relação ao mesmo período de 2020, diz a CNseg (Confederação Nacional das Seguradoras).

Entenda o que é seguro prestamista, em quais situações ele é válido, como contratar e como acionar as coberturas desse seguro. Dessa maneira, você pode pedir empréstimos ou fazer financiamentos com mais tranquilidade e proteção.

O que é o seguro prestamista?

foto mostra casal sorrindo enquanto está sentado em sofá em sala de estar, segurando papéis. O homem é negro, usa óculos e veste camisa manga comprida azul. A mulher é negra, tem cabelo cacheado castanho e usa moletom cinza e calça jeans

O termo prestamista refere-se ao ato de pagar uma prestação, como acontece em financiamentos, consórcios e empréstimos. O seguro prestamista garante o pagamento de prestações se isso não for possível devido a qualquer evento coberto.

Dessa maneira, em casos de inadimplência da pessoa que fez um empréstimo, os valores serão pagos pelo seguro prestamista, de acordo com as coberturas contratadas.

Assim, esse seguro traz mais proteção para quem faz empréstimo ou financiamento, por exemplo. Afinal, se qualquer coisa que estiver prevista no contrato do seguro acontecer, a dívida assumida estará protegida de imprevistos.

Para que o seguro prestamista serve?

O seguro prestamista serve para garantir o pagamento de prestações ou do saldo devedor de empréstimos e financiamentos, caso um dos eventos previstos na apólice do seguro (contrato) aconteçam com quem contratou.

Por exemplo: você fez um financiamento de carro em 24 vezes. São 2 anos para pagar todo mês a parcela desse financiamento. Imagina quantas situações inesperadas podem acontecer nesse período?

Quem tem seguro prestamista não precisa se preocupar: se ficar sem possibilidade de pagar as parcelas devido a qualquer evento coberto, esse seguro garantirá o pagamento total ou parcial da dívida.

Assim, tanto você quanto sua família ficam mais tranquilos em relação ao pagamento dessa dívida. Ele é um recurso importante para quem faz:

  • Financiamentos;
  • Parcelas em cartões de crédito;
  • Compra de bens parcelada (eletrodomésticos, por exemplo);
  • Empréstimos pessoais;
  • Empréstimo consignado.

O que o seguro cobre e como acionar?

De forma geral, o seguro prestamista cobre situações que impeçam o pagamento total ou parcial de uma dívida. Veja as coberturas do seguro:

  • Morte acidental e/ou natural, que garante o pagamento do saldo total ou parcial da dívida em caso de morte do segurado;
  • Invalidez Total Permanente por Acidente, que garante pagamento para situações de invalidez por acidente;
  • Perda de Renda por Desemprego, para quem tem emprego com registro em carteira (CLT). O seguro oferece indenização em casos de demissão involuntária;
  • Perda de Renda por Incapacidade Física ou Doença, para autônomos ou profissionais liberais. O seguro oferece indenização em casos de incapacidade.

Para casos de empréstimo consignado realizados em convênios públicos, o seguro prestamista cobre morte e invalidez.

A vigência do seguro prestamista (ou seja, a validade da apólice de seguro) é a mesma do contrato de financiamento ou empréstimo. Se você fez um financiamento de 60 meses e contratou o seguro, ele também valerá por 60 meses.

Para acionar esse seguro, o segurado ou alguém da família deve entrar em contato com a seguradora responsável pela proteção.

Em caso de perda de renda por desemprego, quando há uma demissão sem justa causa, é preciso organizar os documentos listados nas condições do seguro, antes de acionar a seguradora. Mas não se preocupe, a seguradora também pode te ajudar com a lista de documentos necessários para acionar o seguro.

Para casos de morte, os familiares devem acionar a seguradora com toda a documentação para receberem a indenização, que pagará parcial ou totalmente a dívida deixada por quem faleceu.

Como contratar seguro prestamista?

foto de mãos de mulher apontando para item de contrato em papel, que está sobre mesa, para fazer referência ao seguro prestamista   

O seguro prestamista é opcional e pode ser contratado para garantia do segurado. O seu custo é definido, geralmente, em um percentual sobre o valor da dívida: é o que chamamos de prêmio de seguro.

No Banco PAN, o seguro prestamista está disponível nos mesmos canais em que são oferecidos empréstimos e financiamentos. Portanto, no mesmo momento em que financiar um carro, você pode contratar o seguro para essa operação, por exemplo.

O mesmo vale para empréstimo consignado, empréstimo pessoal e também cartão consignado. Abaixo, você encontra todas as coberturas de seguros prestamistas para financiamento de veículos e empréstimo ou cartão consignados:

  • Seguro Prestamista no financiamento de veículos:

infográfico com informações do seguro prestamista do PAN, que protege contra morte, invalidez permanente por acidente, demissão sem justa causa e incapacidade física de profissionais liberais

  • No empréstimo consignado:

infográfico com informações do seguro prestamista do PAN, que protege contra morte, invalidez permanente por acidente, demissão sem justa causa e incapacidade física de profissionais liberais 

  • Seguro Prestamista no cartão consignado: 

06_Seguro_Prestamista_02_08.png 

O seguro prestamista traz mais tranquilidade para quem está em busca de crédito para realizar sonhos.

Fique sempre atento às condições gerais do seguro e sempre tenha bem guardada sua apólice, pois é ali que encontra todas as informações do seguro contratado, bem como os canais de atendimento da seguradora.

Quem cuida de todo o processo de contrato e atendimento do seu seguro é um de nossos parceiros, que possui toda a infraestrutura e expertise para garantir que seu contrato e atendimento - caso precise acionar uma cobertura ou assistência - seja feito de forma excelente.

É essa empresa que enviará o certificado de seguro por e-mail, SMS ou correios para que você tenha em mãos todas as informações sobre a sua apólice e ter a certeza de que fez a melhor escolha para o seu empréstimo ou financiamento. 

O Seguro Prestamista é uma baita segurança para o seu empréstimo ou financiamento, como se fosse um complemento de serviços e com duas empresas que cuidarão disso para você e assim, se algo acontecer, você, sua família e o seu bolso estarão protegidos, sem outras complicações. 

 

Agora que você conhece mais sobre esse recurso, pode fazer o financiamento de veículo ou empréstimo consignado ideal para os seus objetivos!