OPINIÃO - O que esperar de 2022? Não importa o que aconteça, cuide das suas finanças

Por Redacao PAN

02_Mobile_Planos_2022.png

O ano de 2022 chegou e, com ele, as nossas expectativas sobre o que esperar deste próximo ciclo de nossas vidas. 

Queremos saúde, queremos estar ao lado da nossa família para viver bons momentos, mas também queremos que as perspectivas sejam melhores, ainda mais porque sabemos que ainda estamos vivendo em um cenário de pandemia mundial.

Dando luz ao aspecto econômico, existe a possibilidade de passarmos por um período chamado “estagflação”, que significa um baixo crescimento econômico junto a uma pressão inflacionária. 

Em outras palavras, isso significa que, se esse cenário se confirmar, os juros provavelmente seguirão subindo, exatamente para controlar a inflação, que é o aumento dos preços dos produtos e serviços que impactam o nosso dia a dia, quando perdemos o poder de compra.

E lembrando também que 2022 é um ano eleitoral, período que historicamente apresenta volatilidade aos mercados, em qualquer parte do mundo.

Diante deste cenário bastante desafiador, o importante é você, nessa jornada, redobrar a sua atenção e fazer o que está no seu controle, para que sua situação financeira não desande e se complique. Por isso, eu digo: independentemente do que acontecer, cuide das suas finanças!

Os bons hábitos de educação financeira devem ser colocados em prática durante todo o ano por você. Isso inclui o cuidado com as finanças, o controle dos gastos, o consumo de forma consciente e o aprendizado constante sobre educação financeira, seu e dos seus familiares.

O ideal, se possível, é você sempre tentar fazer uma reserva de emergência para imprevistos, em investimentos considerados conservadores e com a possibilidade de resgate rápido, como o Tesouro Selic ou os Fundos DI de taxa zero. Para saber como fazer a sua reserva financeira, não esqueça de conferir as dicas que dei no artigo que escrevi sobre o assunto. 

Se, no momento, você não tem condição de criar a sua reserva de emergência e precisa de crédito para honrar compromissos, alguns cuidados devem ser tomados. 

Mulher negra com cabelos crespos pretos compridos olha tela de computador que está de costas para a foto. Ela usa óculos e blusa marrom e apoia o rosto e o queixo na mão direita. Há um ícone de lupa dentro de um círculo de fundo azul

Quando for contratar um crédito, portanto, faça uma boa pesquisa de mercado e procure olhar além do valor das parcelas, se elas cabem ou não no seu bolso.

Observe a taxa de juros que está sendo cobrada, o prazo determinado e se há outras despesas sendo cobradas e que compõem o Custo Efetivo Total (CET). Este custo pode ser verificado junto às instituições que oferecem o crédito. Não deixe esse importante detalhe passar despercebido.

Tomando estes tipos de cuidados e redobrando sua atenção e responsabilidade no trato com as suas finanças ao longo do ano, as suas chances de ter um 2022 melhor para você e sua família só aumentam.

Para seguir aprendendo cada vez mais sobre educação financeira, acesse o Hub de Educação da B3 produzido pela B3, a bolsa do Brasil, e por empresas e instituições parceiras. Lá, você encontra muitos conteúdos gratuitos que vão te ajudar a cumprir os seus objetivos para 2022.

Um bom ano a todos!

LinkedIn -  Christianne Bariquelli

 

 

*Esse artigo é de autoria da colunista Christianne Bariquelli e não reflete necessariamente a opinião do Banco PAN.