O que você vai ler neste artigo:

Um financiamento pode ser uma ótima alternativa para quem tem sonhos como conseguir aquele carro ou moto, por exemplo, mas não tem todos os recursos disponíveis para pagar à vista. O PAN tem financiamento de veículos com diversos benefícios para você.

É importante entender o que é um financiamento, já que existem diversas opções no mercado. Além disso, essa compreensão ajuda não apenas a realizar sonhos e objetivos de vida, como também escolher o banco e a oferta que mais atendem ao seu perfil e necessidades.

Para te ajudar nessa missão, confira o que é financiamento, como funciona o financiamento do PAN, como verificar esse tipo de contrato e de que maneira acontece o pagamento da dívida ou mesmo a antecipação de parcelas.

O QUE É FINANCIAMENTO?

Um financiamento é um tipo de contrato de crédito, ou seja, ele é uma maneira de conseguir recursos quando alguém está sem dinheiro e quer realizar um determinado objetivo. Esse contrato é celebrado entre uma instituição financeira e pessoas físicas ou jurídicas que querem crédito.

É bom lembrar que, ao contrário de outras maneiras de conseguir crédito, como no caso do empréstimo pessoal, no financiamento a grana deve ser utilizada em uma realização específica, como para adquirir um carro, moto ou mesmo imóveis.

Com o financiamento dá para adquirir bens e usufruir deles mais rapidamente do que juntar dinheiro para fazer o pagamento à vista. Isso porque o pagamento ocorre em médio e longo prazo, acrescido de taxas e juros.

Por fim, o financiamento também é uma modalidade de crédito na qual, na maioria das vezes, o bem financiado é dado em garantia para, caso o financiamento não seja quitado, o banco possa utilizá-lo para liquidar a dívida.

COMO FUNCIONA O FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS DO BANCO PAN?

No financiamento de veículos, a instituição financeira concede crédito para clientes adquirirem carro, moto ou outros tipos de veículos. O dinheiro da operação de crédito vai para a loja que vendeu o automóvel, e o cliente fica com as parcelas para pagamento ao Banco. 

O valor das prestações é composto, além do valor parcelado do bem, por juros, tarifas e impostos. 

Geralmente, a garantia da operação é o próprio veículo, o que faz com que seu CET (Custo Efetivo Total) possa ser menor do que outros tipos de crédito.

No Banco PAN, é possível financiar até 100% do veículo e pagar em até 60 meses, sendo que a primeira parcela pode ser quitada em até 45 dias.

Para financiar veículo com o PAN, seja ele carro ou moto, basta seguir o passo a passo abaixo: 

  • Procure um parceiro PAN ou entre na plataforma da Mobiauto;

  • Confira as condições de cada financiamento;

  • Reúna a documentação solicitada, como RG, CPF, comprovantes de residência e de renda, para seguir com o financiamento;

  • Depois da análise de crédito do PAN liberar o financiamento, assine os documentos que o parceiro do PAN apresentará para você;

  • Assine a documentação. Essa assinatura pode ser digital, inclusive;

  • Depois de finalizar o financiamento, basta seguir com o pagamento das prestações como consta no contrato.

COMO VERIFICAR O MEU FINANCIAMENTO DO BANCO PAN?

Quem contrata financiamento de veículo com o Banco PAN pode usar diferentes canais para conferir o pagamento de parcelas, pedir 2ª via de boletos, antecipar pagamentos de prestações etc.

Para conferir se as parcelas estão pagas, basta acessar o Web Banking e selecionar a opção Consultar Parcelas. Nela será apresentado o extrato com detalhamento de todas parcelas do financiamento.

Para pedir a 2ª via de boleto para pagar o financiamento, é só acessar o menu de Serviços Online do PAN e, na opção de “Boletos e Pagamentos”, clicar em “Financiamento de Veículos”. 

Isso também pode ser feito pelo Web Banking, basta entrar lá e escolher o contrato de financiamento para o qual você quer a nova via do boleto. Depois, escolha “Emitir segunda via de boleto” e quais parcelas deseja emitir nova via.

A opção de serviços online também permite ações como baixa do financiamento, quando ele é quitado, e outros procedimentos como a baixa no Gravame. Se mesmo assim ainda estiver com dúvidas, pode acionar a Central de Atendimento do Banco PAN.

COMO ANTECIPAR PARCELAS DO FINANCIAMENTO DO BANCO PAN?

O recurso de emissão de segunda via também vale para a quitação antecipada de financiamento de veículos, ou seja, a amortização da dívida assumida com essa operação de crédito.

Essa antecipação pode ser vantajosa porque o valor dos juros que seria cobrado ao longo das prestações tende a ser reduzido, sem contar que será menos tempo com essa dívida em aberto. 

COMO QUITAR O FINANCIAMENTO DO BANCO PAN?

Por fim, para quitar o financiamento de veículo do Banco PAN, você só precisa pagar todas as parcelas, seja via adiantamento das prestações com a quitação antecipada, seja pagando as parcelas mês a mês até o final.

Depois, basta seguir as etapas de regularização da documentação do veículo para que ela mostre que o financiamento já foi quitado.

Em caso de dúvidas sobre como quitar o financiamento de carro ou moto, basta procurar a Central de Atendimento do PAN para tirar dúvidas.

 Agora que você já entendeu como funciona o financiamento de veículo do Banco PAN, contrate o seu agora mesmo!