Pesquisa mostra que Open Banking ainda é desconhecido da maioria das pessoas

Apesar disso, 40% dos que já ouviram falar dizem ser um sistema facilitador e inovador; entenda o que é

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

Próximo do início da 2ª fase do Open Banking começar a funcionar no Brasil, 79% das pessoas entrevistadas na pesquisa “Banking & Finance 2021” disseram que nunca ouviram falar no conceito. 

Esse estudo foi feito pela empresa de tecnologia MindMiners. Foram entrevistadas mil pessoas.

O Open Banking é uma iniciativa do Banco Central que vai padronizar os serviços financeiros. Com isso, os consumidores poderão compartilhar seus dados bancários com outras instituições - se assim desejarem - para buscar produtos e serviços mais vantajosos. 

O compartilhamento só será feito com a expressa autorização do cliente.

Apesar de quase 8 a cada 10 entrevistados pela MindMiners dizerem que não sabem o que é Open Banking, 40% daqueles que conhecem o sistema disseram achá-lo “inovador” e “facilitador”.

O estudo ainda mostrou que 63% dos entrevistados aceitariam compartilhar seus dados com outras instituições financeiras para receber melhores ofertas.

Uma outra pesquisa, essa da TecBan, empresa que opera os equipamentos do Banco 24 Horas, em conjunto com a Ipsos, havia mostrado que 66% dos brasileiros avaliam como relevantes os serviços que podem surgir com esse conceito.

Como vai funcionar o Open Banking

Mulher parada em uma calçada à esquerda na foto olha para a frente e segura um celular em sua mão direita; o restante da imagem é composto por uma rua com carros trafegando e, ao fundo, árvores  e prédios, todos desfocados

A primeira fase foi implementada em 1º de fevereiro de 2021. Ela tratava do compartilhamento padronizado das informações sobre canais de atendimento, serviços e produtos financeiros oferecidos pelas instituições participantes.

Já a 2ª fase, que entra em operação a partir da próxima sexta-feira (13), vai permitir aos clientes pedir às instituições com quem têm relacionamento para compartilhar seus dados, caso tenham interesse, com outra instituição.

Isso porque, com o Open Banking, você pode levar todo o seu histórico financeiro de uma instituição participante do sistema para outra.

Até então, se você quisesse mudar de banco ou ter acesso a produtos e serviços de outra instituição, demorava muito tempo para ele te conhecer a ponto de poder oferecer as melhores condições em produtos e serviços. 

Mas, com o início da 2ª fase do Open Banking, você poderá compartilhar seus dados, de maneira segura. 

Dessa forma, será como se você já tivesse conta lá há muito tempo, podendo ter acesso aos produtos e serviços mais adequados ao seu momento de vida. 

Para explicar o que é o Open Banking e dar exemplos de como ele funciona, o Banco PAN publicou esse vídeo no YouTube, com os embaixadores da marca Rodrigo Faro e Tati Ribeiro. Veja e tire suas dúvidas!