O que você vai ler neste artigo:

Ter informações de clientes ou potenciais consumidores é importante para qualquer empresa que busca a melhor forma de comercializar seus produtos e serviços. 

Porém, é preciso informar às pessoas o objetivo da coleta de dados feita pela internet. Um recurso importante para isso é a política de privacidade.

Esse documento traz mais transparência na relação entre pessoas físicas e pessoas jurídicas, pois indica tudo o que uma empresa fará com informações pessoais e com os dados que são produzidos durante a navegação em sites ou uso de aplicativos do negócio, por exemplo.

Por isso, quem faz vendas online deve pensar na política de privacidade da sua loja, entender para o que ela serve e saber como criar o documento que indica tudo o que consumidores devem saber sobre o uso das informações pessoais deles. 

O QUE É POLÍTICA DE PRIVACIDADE?

Uma política de privacidade é o documento que mostra como uma empresa utiliza dados de visitantes de sites ou de usuários de aplicativos. 

Esse registro deve trazer todas as práticas da empresa no que diz respeito ao uso de informações, além de medidas de segurança relacionadas à proteção de dados.

O seu objetivo é mostrar para qualquer pessoa que acessar um site, ou baixar um aplicativo, de que maneira as informações dela serão usadas. 

Isso traz mais transparência no relacionamento de uma empresa com clientes ou com quem apenas visita uma página ou baixa um app.

Ao mesmo tempo, a página de política de privacidade de um site ou aplicativo mostra como os dados serão utilizados, de que maneira eles são protegidos e, principalmente, quais são as informações coletadas.

PARA QUE SERVE A POLÍTICA DE PRIVACIDADE?

 

A política de privacidade serve para indicar a qualquer pessoa como suas informações serão usadas enquanto ela realiza atividades como:

  • Navegação em uma página na internet;

  • Download e utilização de um aplicativo;

  • Acesso em sistemas de uma empresa;

  • Realização de cadastros em plataformas;

  • Atendimentos presenciais ou via eletrônica, como chat ou telefone.

Isso porque as empresas precisam coletar informações para oferecer soluções personalizadas ao público. Entre os dados que geralmente são utilizados por uma empresa, estão:

  • Nome e dados de contato, que podem ser informados pelos clientes em formulários, por exemplo;

  • Localização geográfica, que pode ser coletada durante o uso de aplicativos;

  • Quantidade de visitas a um determinado site e quais páginas foram acessadas quando alguém visita o site da empresa;

  • Frequência de compra e valor médio das transações;

Um recurso comum para coletar informações de forma digital são os dados de navegação, também chamados de cookies, que são arquivos gerados durante a visita a sites por meio de ferramentas que as empresas utilizam.

Geralmente, quando um site é acessado, aparece uma pequena janela que informa sobre a coleta de dados via cookies. Nela contém um botão para usuários autorizarem o site a registrar as informações.

POR QUE A POLÍTICA DE PRIVACIDADE É IMPORTANTE?

 

Uma página de política de privacidade para site e aplicativo é essencial para informar clientes, de forma clara e transparente, como uma empresa vai utilizar suas informações para a ofertas de produtos e serviços personalizados.

Com a política de privacidade, clientes saberão como seus dados pessoais serão usados, o que evita surpresas. 

Por exemplo: se a sua empresa quer enviar mensagens para pessoas que informaram um e-mail de contato durante um cadastro, ela precisa mostrar na política de privacidade que fará contato com clientes por meio desse método.

Além disso, a política de privacidade é uma medida prevista na legislação brasileira. Uma das leis sobre o assunto é o Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/14). O art. 7 determina que as pessoas que utilizam a internet devem receber “informações claras e completas sobre coleta, uso, armazenamento, tratamento e proteção de seus dados pessoais”.

Outra legislação que trata sobre privacidade de informações é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).

COMO FAZER A PÁGINA DE POLÍTICA DE PRIVACIDADE?

A política de privacidade de uma empresa deve ser clara, transparente e informar ao público como os dados pessoais são coletados, armazenados, utilizados e descartados. O documento também deve ser atualizado constantemente, conforme são realizadas mudanças na coleta ou gestão de informações.

Para criar a sua política de privacidade, é importante apresentar no documento:

  • Informações de identificação da empresa, como razão social, CNPJ e qual é o objetivo da política de privacidade;

  • Quando e quais são os dados coletados de quem navega em sites ou baixa aplicativos;

  • Qual é o objetivo da coleta de informações;

  • Como os dados são organizados, armazenados e descartados;

  • Se existe compartilhamento de dados com terceiros, e quais são essas empresas;

  • Como as pessoas podem mudar, excluir ou visualizar as informações que fornecem para a empresa. 

política de privacidade do Banco PAN descreve todas as práticas adotadas em relação ao tratamento de dados pessoais em portais, aplicativos, canais de atendimento e cadastros. 

Assim, você fica sabendo como as informações são armazenadas, utilizadas e protegidas. No documento é possível visualizar quais dados são coletados, quando eles são coletados, por que essa coleta acontece e outros detalhes que informam, de maneira transparente, tudo o que acontece com as informações que o PAN obtém de usuários e clientes.

 Quer atualizar as suas informações de cadastro com o Banco PAN? Saiba como fazer isso pelo aplicativo!