O que você vai ler neste artigo:


Se você solicitou o seu Empréstimo FGTS no Banco PAN e ele foi recusado, saiba que existem diversas razões para que isso tenha acontecido.

As principais causas podem ser a data da solicitação do crédito e o valor do saldo disponível na sua conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Entenda, ao ler esse artigo, quais são os principais motivos para a solicitação não ter sido aceita.

O QUE É O SAQUE-ANIVERSÁRIO DO FGTS?

saque-aniversário é uma modalidade de saque do FGTS que passou a vigorar em 2020. Com ele, todo ano, o titular da conta consegue sacar uma parcela do saldo que possui no seu FGTS no mês de seu aniversário.

Esse saque é opcional e, para ter direito a esse tipo de retirada, é necessário fazer a opção por ele pelos canais oficiais do FGTS. Caso queira desistir da opção e retornar ao saque-rescisão, você pode solicitar a alteração pelo aplicativo oficial do FGTS, mas ela somente será efetivada dois anos após a adesão ao saque-aniversário. Além disso, se você tiver um empréstimo com garantia do FGTS em aberto, será necessário liquidar o contrato para concluir a alteração.

Importante dizer que quem opta pelo saque-aniversário não pode sacar todo o dinheiro da conta do FGTS no caso de demissão sem justa causa. Nessas situações, a pessoa demitida somente terá direito à multa rescisória de 40% sobre o valor do FGTS, a ser paga pela empresa, mas o saldo do FGTS não poderá ser retirado.

Por outro lado, as outras movimentações previstas em lei, como aquisição da casa própria, aposentadoria ou acometimento de doenças graves, não são afetadas pelo saque-aniversário.

O QUE É O EMPRÉSTIMO FGTS DO BANCO PAN E COMO SOLICITÁ-LO?

O Empréstimo FGTS é um empréstimo pessoal que antecipa alguns dos saques-aniversário do titular da conta do FGTS. Assim, o cliente do Banco PAN pode receber o dinheiro relativo a alguns anos de saque-aniversário do FGTS caso sua solicitação seja aprovada.

Uma de suas vantagens é que ele, normalmente, possui taxas de juros menores do que de outras modalidades de empréstimo pessoal. Além disso, esse crédito pode ser pedido por quem está com o nome negativado.

Desta forma, o Empréstimo FGTS pode ser uma alternativa para aqueles que têm dificuldade em conseguir outras linhas de crédito para limpar o nome sair do vermelho.

Para clientes correntistas do Banco PAN, a solicitação é 100% digital, via aplicativo. Ele pode ser solicitado pelo menu “Empréstimos” do aplicativo do Banco PAN ou pelo site, todos os dias, das 7h às 22h. Também é possível solicitar o Empréstimo FGTS pelo WhatsApp no número (11) 3264-5998, de segunda a sexta das 9h às 18h.

POR QUE MEU EMPRÉSTIMO FGTS PODE TER SIDO RECUSADO?

Existem alguns motivos que podem ter motivado a recusa da sua solicitação do Empréstimo FGTS no Banco PAN.

Um deles é o saldo do FGTS no momento do pedido. No Banco PAN, o saldo mínimo que você precisa ter disponível em seu FGTS é de R$ 400. Desta forma, quem tem um saldo no FGTS menor do que esse valor não consegue efetivar o Empréstimo FGTS.

Outra possibilidade é a solicitação ter sido feita no mês anterior ao mês de aniversário do cliente.

Também não é possível pedir a antecipação do saque-aniversário no Banco PAN se o solicitante tiver menos de 18 anos.

Outros motivos que podem impedir a aprovação de seu Empréstimo FGTS no Banco PAN são:

  • a não opção pelo saque-aniversário por meio dos canais oficiais do FGTS; e

  • a não autorização para que o Banco PAN consultasse as informações do seu FGTS pelos canais oficiais do FGTS.

Vale lembrar que, além desses critérios, o Banco PAN realiza diversas análises para verificar se o Empréstimo FGTS é realmente adequado ao seu perfil, podendo negar a sua solicitação por outros motivos. 

O QUE FAZER SE O SEU EMPRÉSTIMO FGTS FOR NEGADO?

Para cada um dos casos mencionados acima, há uma possibilidade específica de tentativa de solução. Veja abaixo:

  • Caso o seu saldo do FGTS seja inferior a R$ 400,00, você poderá aguardar por novos depósitos ou correção monetária de seu FGTS até que ele alcance o saldo necessário para realizar uma nova solicitação.

  • Caso tenha realizado a solicitação no mês anterior ao de seu aniversário, volte a fazer o pedido do Empréstimo FGTS no mês seguinte.

  • Caso você não tenha optado pelo saque-aniversário, acesse o aplicativo ou o site oficial do FGTS e faça a alteração da modalidade de resgate dos valores do FGTS.

  • Caso você não tenha autorizado o Banco PAN a consultar as informações de seu FGTS, é possível realizar essa autorização no mesmo aplicativo em que se faz a opção pelo saque-aniversário. Basta ir até o campo de autorização de consulta das informações e, nele, selecione o Banco PAN e confirme.

Sabendo alguns dos motivos pelos quais o seu Empréstimo FGTS pode ter sido recusado, verifique se está tudo OK e, então, peça a antecipação de seu saque-aniversário no Banco PAN!