O que você vai ler neste artigo:

Por que você não pode ser um analfabeto financeiro?

DICAS

 • 

4min. de leitura

 • 

27.11.2020

 

controle
seus gastos

PorRodrigo Chiodi

Mas por que, afinal, as pessoas não têm uma boa relação com o dinheiro no nosso País? Acredite: o problema todo começa lá atrás, na nossa infância. Um estudo do Ibope mostra que apenas dois em cada dez brasileiros tiveram educação financeira na infância. Acontece que menos da metade repassa esse conhecimento às gerações seguintes. 

É esse conjunto todo que se chama de analfabetismo financeiro. O nome é forte, mas serve para alertar para um problema que afeta muita gente. Em algum momento do ano de 2019, 48% dos consumidores brasileiros tiveram o CPF negativado segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Em outras palavras, quase metade das pessoas ficaram com o nome sujo em algum momento no ano passado — antes, portanto, da pandemia.

O analfabetismo financeiro é, em grande parte, a causa de grande parte desses problemas. As pessoas não sabem como lidar com dinheiro e acabam se complicando.

SETE DICAS PARA VOCÊ

Os youtubers gêmeos Willou e Watson fizeram um vídeo para o canal Pra Fazer Mais, do Banco PAN, com sete dicas para você ter mais intimidade com as finanças.

Você pode conferir aqui:



As sete dicas são:

  1. Quando chegar o cartão de crédito, pague o valor total da fatura, e não o parcial, para evitar a cobrança de juros. Explicamos mais a respeito neste post.
  2. Tenha controle financeiro. Anote o que entra na sua conta e o que sai dela. Uma boa ideia é usar um aplicativo de celular para ajudar nessa tarefa.
  3. Faça uma reserva de emergência. Neste post, falamos mais sobre como e por que criar uma.
  4. Planeje seu futuro. Não faça como a minoria das pessoas, que não se preocupam com a aposentadoria. Comece já a guardar dinheiro para a sua velhice.
  5. Converse com seu marido, esposa, companheiro ou companheira sobre finanças. Este é um assunto que precisa fazer parte da rotina.
  6. Você precisa ter educação financeira. Ou seja, aprender a lidar com o dinheiro. Isso talvez lhe tenha faltado na infância, mas hoje não falta material na internet. Aliás, o PAN tem este mesmo blog, o Amigo do Dinheiro, o canal no YouTube Pra Fazer Mais e outros materiais disponíveis com conhecimento em abundância.
  7. Mantenha o seu nome limpo. Isso passa por pagar todas as suas contas em dia e não deixar dívidas pendentes para manter seu score alto, como explicamos neste post.

PALAVRAS-CHAVE

CONTROLE SEUS GASTOSDICAS

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: