Entenda como ser mais produtivo no trabalho e na vida

Além de melhorar seu desempenho no trabalho, aprender como organizar melhor o seu tempo pode trazer benefícios na sua vida toda

Renda
Extra
Por Redacao PAN

Como anda a sua produtividade no dia a dia? Você sente que demora mais do que deveria para finalizar alguma atividade? Perde o foco com frequência e sente dificuldade para recuperá-lo? Não é de hoje que a pergunta "como ser mais produtivo no trabalho" é feita por muitas pessoas. 

Melhorar a produtividade não está ligado apenas a entregar mais ou mais rapidamente, mas encontrar formas de concluir todas as tarefas do dia sem sentir que todas as suas energias foram sugadas quando o período de trabalho terminar a cada dia. 

Além disso, você já pensou que se tornar uma pessoa mais produtiva pode te ajudar a trabalhar melhor e até a trazer benefícios em outras áreas de sua vida? 

Focar em produtividade pode ser uma estratégia importante que vai te colocar mais perto de realizar seus objetivos, tanto profissionais quanto pessoais. 

Veja como ser mais produtivo no trabalho pode ajudar a ter mais qualidade no seu dia a dia. 

O que é produtividade no trabalho?
Mulher sentada no chão de uma sala sobre tapete faz exercícios. Há um laptop aberto sobre o tapete.Atrás del, há a porta de uma sacada, com cortina branca

Consiste em otimizar o seu tempo para conseguir trazer mais resultados, sem que você precise se desgastar mais para isso. 

É basicamente encontrar o equilíbrio entre o número de tarefas a serem realizadas e a qualidade do que é entregue, executando de forma organizada e tranquila. 

Por exemplo: se o prazo para entrega do trabalho é menor do que o normal, é importante organizar as tarefas para que seja possível concluí-las sem precisar correr, algo que prejudicaria a qualidade da entrega final. 

Mas é importante destacar que ser uma pessoa mais produtiva não significa que você estará trabalhando o tempo todo, sem conseguir fazer uma pausa para tomar um copo d'água. 

Pessoas produtivas sabem priorizar as tarefas, respeitando seus limites, sem deixar de lado os momentos de descanso, necessários para manter a qualidade de vida no trabalho. 

Com isso, podemos concluir que uma das respostas para a pergunta "como ser mais produtivo no trabalho" é o planejamento. 

Claro, esse é apenas um dos caminhos. A seguir vamos explicar melhor como se organizar para conseguir mais produtividade no dia a dia. 

O que significa ser produtivo? 

Ser um profissional mais produtivo não significa que você precisa se tornar uma pessoa viciada em trabalho, que não consegue se desconectar da rotina diária, com hora para começar, mas sem hora para terminar.  

É importante que o trabalho seja algo prazeroso e que, embora traga desafios, não deixe nenhum integrante da equipe no limite. Afinal, os riscos para quem ainda segue essa prática de trabalho ininterrupto se estendem para a saúde, tanto física quanto mental. 

Além disso, profissionais que prolongam a jornada de trabalho geram custos a mais para as empresas, como hora extra, alimentação, luz, água e, algumas vezes, adicional noturno. 

Como ser produtivo no trabalho?

Mulher segura lápis com a mão esquerda e o apoia no queixo , enquanto olha para post-its colados em vidro. Atrás dela há janelas com esquadrias em forma de pequenos quadrados

Existem algumas táticas que você pode utilizar para otimizar o seu tempo de produção. Listamos 5 que podem te ajudar a organizar melhor o seu dia a dia. 

  1. Faça um planejamento do seu dia! 

Esse é o primeiro passo! Liste todas as suas tarefas para entender em qual delas você vai levar mais tempo para resolver. 

Caso você não saiba o seu tempo de produção, crie o hábito de anotar em quanto tempo concluiu os seus afazeres a cada dia. 

Assim, ficará mais fácil organizar a sua demanda de acordo com a urgência de entrega. O planejamento também trará mais segurança para que você consiga negociar prazos.

  1. Evite realizar mais de uma tarefa por vez

Isso é um erro muito comum. Na busca por mais produtividade, tentamos concluir mais de uma tarefa por vez. Mas isso só vai te enrolar mais. 

E por que erro? Diversos estudos mostram que o cérebro humano não consegue se concentrar em muitas tarefas de uma vez. 

Um deles, da Associação Americana de Psicologia, mostra que essa prática,  principalmente quando envolve duas ou mais tarefas complexas, afeta a produtividade. O estudo diz que tentar ser “multitarefa pode parecer eficiente superficialmente, mas, na verdade, leva mais tempo, no final, e causa mais erros”. 

E o pior: você tem a impressão de que está resolvendo mais coisas ao mesmo tempo e mais rapidamente, mas, no final, não focar em uma coisa de cada vez pode aumentar em 40% o tempo de trabalho, de acordo com essa pesquisa.

Por isso, mesmo que você tenha muitas coisas para resolver em sua lista, a sua produtividade será maior se dedicar tempo para solucionar uma de cada vez. 

  1. Faça pausas! 

Como já falamos, ser uma pessoa produtiva não significa ficar sentado na frente do computador o dia todo sem levantar para absolutamente nada. 

Não sobrecarregar o seu cérebro é um passo importante rumo a produtividade. Por isso, não tenha medo de incluir pausas no seu dia. Levante, alongue-se, encha a garrafa de água, respire e volte. 

Um estudo noticiado pela BBC, realizado por Sooyeol Kim, da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, revelou que os intervalos podem ajudar os profissionais a lidarem melhor com o fato de passarem a maior parte imersos nas tarefas do trabalho.  

  1. Tenha uma boa noite de sono

Antes de dormir, comece a se afastar das telas em geral. Evite  televisão, celular, luzes fortes e qualquer coisa que não deixe o seu cérebro descansar. 

Segundo uma publicação do Instituto do Sono, pessoas que utilizam o celular antes de dormir tendem a demorar mais para pegar no sono, além de sentirem outros sintomas no decorrer do dia, como cansaço e dificuldade de concentração. 

Isso acontece porque o cérebro entende a luz como estímulo para permanecer acordado. Utilizar o celular na cama, dessa forma, acaba confundindo o cérebro, uma vez que a luz da tela possui características semelhantes à luz natural, fazendo com que ele pense que ainda é dia, inibindo a liberação do “hormônio da escuridão”.

  1. Cuide da saúde 

Além de fazer bem a você, cuidar da saúde é uma tática para melhorar a sua produtividade. Por isso, antes de focar em ferramentas e técnicas, é importante que corpo e mente estejam saudáveis. Procure encaixar exercícios em sua rotina. 

Agora que você já sabe como organizar a sua rotina para trazer mais produtividade ao seu dia a dia, preparamos um artigo para te ajudar a se planejar para sair de férias, renovar as energias e não se enrolar financeiramente na volta.