O que você vai ler neste artigo:

Quem financia um carro, moto ou outro automóvel pode perceber, ao longo do pagamento das prestações, que seria possível pagar tudo antes do previsto. Mas será que a quitação antecipada de financiamento de veículos vale a pena?

É importante saber o que considerar na hora de optar ou não pelo pagamento antecipado para tomar uma decisão que seja positiva para o orçamento doméstico. Uma escolha impulsiva ou sem planejamento pode desequilibrar as contas e fazer você ficar no vermelho. 

A depender da sua situação financeira, pode ser melhor antecipar a quitação do financiamento ou seguir com o pagamento normal das prestações. Entenda o que considerar antes de optar por uma alternativa ou outra.

O QUE É A QUITAÇÃO ANTECIPADA DE FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS?

A quitação antecipada de financiamento de veículos é a amortização da dívida que foi assumida com o financiamento. A possibilidade de antecipar pagamentos é prevista inclusive pela legislação, no artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor.

O fato de antecipar o pagamento de todas ou parte das prestações do financiamento de veículo significa que as parcelas serão pagas antes do vencimento normal. Além disso, o valor dos juros que seria cobrado ao longo do tempo pode ser reduzido.

A quitação antecipada é feita sobre o valor bruto ou o valor total e atual da dívida. Esse recurso também existe em outras modalidades de crédito, como é o caso do empréstimo consignado.

Para fazer a antecipação, é preciso procurar o banco ou instituição financeira com a qual você fechou o financiamento de carro ou moto e informar que deseja a quitação antecipada de um determinado número de parcelas ou do saldo restante do financiamento.

QUANDO VALE A PENA QUITAR O FINANCIAMENTO ANTECIPADAMENTE?

Pagar de forma antecipada um financiamento de veículo pode compensar:

  • Ao receber uma grana a mais no orçamento, como o 13º salário, por exemplo;

  • Quando não há outras dívidas com juros maiores que poderiam ser pagas antes, como o cheque especial;

  • Caso já exista uma reserva de emergência, assim os valores antecipados não farão falta diante de alguma situação inesperada.

Porém, em alguns casos, a antecipação pode não ser a opção mais vantajosa para o bolso. 

Por exemplo: se você recebeu uma grana que poderia antecipar as parcelas, mas tem condições de pagar as parcelas normalmente ou se elas têm juros menores que um investimento, uma opção é continuar com o pagamento mensal do financiamento e usar o dinheiro extra para investir.

MOTIVOS PARA ANTECIPAR A QUITAÇÃO DE FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS

  1. Menos a pagar no futuro

A antecipação é uma maneira de reduzir juros de financiamento de veículos, o que faz toda a diferença e traz economia. 

Toda operação de crédito envolve juros, mas, ao antecipar o pagamento das prestações, o valor em dinheiro relativo a eles será reduzido, o que contribui para diminuir o valor total que seria pago originalmente. 

  1. Menos tempo com uma dívida a pagar

Outra vantagem da antecipação é que a pessoa diminui o tempo que ficaria atrelada à dívida. 

Por exemplo: caso ela tenha financiado um veículo em 60 meses e, depois de quitar 12 parcelas, possui dinheiro para amortizar as outras 48, ela terá ficado apenas 12 meses com a dívida, em vez de 60.

  1. O dinheiro do financiamento pode ser usado de outra forma

Os valores relacionados às parcelas de um financiamento e que já estavam no seu planejamento financeiro familiar podem ser usados de outra forma quando a antecipação acontece. É possível usar a grana para investir, viajar, fazer cursos ou realizar qualquer outra meta financeira.

Inclusive, ao antecipar a quitação do financiamento de veículo você pode fazer um novo empréstimo ou mesmo usar o automóvel em uma operação de crédito, como acontece no empréstimo com garantia de veículos

 

Depois de entender como antecipar o financiamento de um veículo e saber quando vale a pena fazer isso, que tal adquirir o seu próprio automóvel? Para quem tem esse sonho, basta fazer um financiamento de carro ou moto com o PAN!