Saiba o funcionamento dos bancos e do INSS nesta última semana do ano

Agências bancárias funcionam apenas até o dia 30. Postos do instituto terão horário reduzido no dia 31

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

No caso das agências bancárias, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos)  informou que, nesta semana, as agências ficam abertas só até o dia 30. O funcionamento se dará da seguinte maneira nesta semana:

  • Do dia 27 ao 30, as atividades bancárias seguem horário normal. 

  • No último dia útil do ano, 31, não haverá atendimento em nenhuma agência bancária.

Por causa dessa redução, é importante não deixar para a última hora o pagamento de contas. A Febraban diz que “os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte”. 

Ainda segundo a entidade, “normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais”.

Uma forma de simplificar a vida é usar os serviços digitais, que continuarão funcionando normalmente, mesmo no dia 31, em que as agências estarão fechadas.  

Quem tem conta digital no PAN consegue pagar as contas mesmo no feriado de confraternização universal, celebrado em 1º de janeiro, sábado. Basta entrar no aplicativo da conta e realizar seu pagamento, seguindo as instruções que o próprio app fornece.

INSS também terá redução de horário de funcionamento

Um senhor branco de máscara, camisa social branca arregaçada na altura do cotovelo, mexe no celular. Há dois círculos azuis ilustrativos na imagem. Dentro de um, há um relógio. Dentro de outro, um calendário

Além dos bancos, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) também terá horários de funcionamento das agências reduzido.

No dia 31 de dezembro, as agências de atendimento irão funcionar das 7h às 13h. Mas atenção: o funcionamento vale para atendimentos previamente agendados.

Além disso, a Central 135 também terá mudança no horário de atendimento no dia 31, das 7h às 19h.

O INSS informou que os segurados que precisarem de serviços e requerimento de benefícios poderão usar o site ou aplicativo Meu INSS.