Saque-aniversário do FGTS é liberado a nascidos em maio; veja calendário

Saiba mais sobre esse tipo de saque do FGTS e veja quem pode usar

Renda
Extra
Por Redacao PAN

O saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) já pode ser feito pelos trabalhadores nascidos no mês de maio e que aderiram a essa modalidade de benefício, que pode ser de grande ajuda no orçamento doméstico.

Vale lembrar que o saque de parcela do FGTS no mês de aniversário só é liberado aos trabalhadores que optaram por essa modalidade via aplicativos do FGTS ou site da Caixa, e não para todas as pessoas que possuem saldo de FGTS. 

No caso do saque-aniversário, os trabalhadores podem sacar os valores sempre a partir do 1º dia útil do seu mês de aniversário, até o segundo mês depois desse período. 

Dessa forma, se você nasceu em maio e escolheu pelo saque-aniversário, pode retirar o dinheiro até julho. É possível retirar os valores do FGTS e creditá-los em contas bancárias ou retirar o dinheiro em lotéricas, caixas eletrônicos ou com atendentes de agências da Caixa.

Se o recurso não for sacado até o fim do prazo, o valor retorna para a conta do FGTS.

O que é saque-aniversário do FGTS?

03_mobile_interna_saqueaniversarioFGTS.png

O saque-aniversário do FGTS é um recurso que permite aos trabalhadores retirar parte do saldo que possuem na conta do fundo de garantia. Isso pode ser feito uma vez por ano, a partir do mês de aniversário da pessoa. 

Essa é uma das duas opções de saque do FGTS:

  • Saque-Aniversário: é a retirada de uma parte do saldo da conta do FGTS uma vez por ano, a partir do mês de aniversário;

  • Saque-Rescisão: é a atual opção de saque, quando trabalhadores podem retirar o saldo total do FGTS quando acontecer demissão sem justa causa.

Também é importante reforçar que quem optou pelo saque-aniversário não perde a chance de utilizar o fundo de garantia em outros casos, como para aposentadoria, casa própria e doenças graves. Entretanto, quem escolhe fazer o saque-aniversário não poderá retirar todo o dinheiro do FGTS em casos de rescisão de contrato de trabalho. 

Se houver demissão  sem justa causa, por culpa recíproca ou força maior, rescisão em comum acordo entre o trabalhador e empregador, extinção do contrato de trabalho a termo e temporário, falecimento do empregador individual, falência da empresa ou nulidade de contrato e suspensão do trabalho avulso, o trabalhador só poderá fazer o saque da multa rescisória, quando for devida. 

Calendário do saque-aniversário do Fundo de Garantia

 

O saque-aniversário fica disponível por um período, de acordo com o mês de nascimento da pessoa que fez a opção. Para 2021, a ordem é a seguinte:

  • Nascidos em janeiro: puderam sacar entre janeiro e março de 2021

  • Nascidos em fevereiro: puderam sacar entre fevereiro e abril de 2021

  • Nascidos em março: podem sacar entre março e maio de 2021

  • Nascidos em abril: podem sacar entre abril e junho de 2021

  • Nascidos em maio: podem sacar entre maio e julho de 2021

  • Nascidos em junho: podem sacar entre junho e agosto de 2021

  • Nascidos em julho: podem sacar entre julho e setembro de 2021

  • Nascidos em agosto: podem sacar entre agosto e outubro de 2021

  • Nascidos em setembro: podem sacar entre setembro e novembro de 2021

  • Nascidos em outubro: podem sacar entre outubro e dezembro de 2021

  • Nascidos em novembro: podem sacar entre novembro de 2021 e janeiro de 2022

  • Nascidos em dezembro: podem sacar entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022

Como usar o saque-aniversário

O dinheiro obtido com o saque-aniversário do FGTS pode ser usado de diversas maneiras. Uma delas é ajudar você a criar a sua reserva de emergência e, dessa forma, se proteger de uma série de situações inesperadas que podem impactar o seu orçamento.

Por isso, veja 11 despesas inesperadas que a reserva de emergência pode salvar!