Semana do Brasil começa nesta sexta (3) e terá descontos de até 70% em varejistas

Iniciativa visa estimular consumo num mês pouco aquecido. Saiba como comprar com segurança

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

A 3ª edição da Semana do Brasil começa nesta sexta-feira (3) e vai até o dia 13 deste mês, com descontos que chegam a 70% em grandes varejistas do país. 

A iniciativa junta o poder público à iniciativa privada para tentar movimentar a economia no mês de setembro, em que há menos tendência dos consumidores irem às compras pela falta de ocasiões festivas ou datas comemorativas. 

Criada em 2019, a Semana Brasil também tem o objetivo de celebrar a Independência do Brasil, estimulando o patriotismo e o aquecimento da economia, com promoções e ofertas no comércio. 

O Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que participa da coordenação da iniciativa, afirmou em nota que os varejistas neste ano “devem levar em conta que os consumidores estão mais pragmáticos, realizando compras com mais consciência”.

Essa tendência dos consumidores ocorre por causa da pandemia, que gerou impacto em todos os setores da economia. O IDV afirmou que “fatores econômicos e sociais modificaram profundamente a relação com o consumo, tornando-o mais racional e menos emocional”.

No comunicado, o presidente do IDV, Marcelo Silva, afirmou que “as pessoas estão mobilizadas para salvar negócios e empregos, alguns indicadores têm mostrado uma reação da economia e há uma demanda reprimida”.

Dicas para comprar online

Um homem sentado no sofá segura um cartão com uma das mãos enquanto mexe no laptop que está sobre a mesa da sala, provavelmente fazendo uma compra online

Se você é uma dessas pessoas que pretendem aproveitar os próximos dias para ir às compras com alguns descontos, não deixe de tomar cuidado. As tentativas de fraudes online cresceram mais de 32% nos primeiros 6 meses deste ano

Veja abaixo algumas dicas de segurança para fazer suas compras online e aproveitar melhor os descontos da Semana do Brasil, que começa nesta sexta e vai até o dia 13:

Verifique a reputação da empresa

Se a empresa não for conhecida, é melhor desconfiar e buscar alguém que já tenha comprado nela. Assim você ganha uma outra opinião sobre a segurança da compra que pretende fazer. 

O Reclame Aqui, por exemplo, registra uma série de ocorrências sobre as empresas e pode ser uma boa fonte a consultar nessas horas.

Veja se a empresa tem avaliações e comentários

Uma forma que costuma ser eficiente de saber se a empresa é confiável é buscar na internet avaliações e comentários de alguém que já tenha comprado nela. Assim você pode saber o que deu certo ou errado na compra.

Desconfie de preços muito baixos

Imagem mostra uma pessoa segurando o cartão com a mão esquerda e o celular com a mão direita

Todo mundo gosta de um preço baixo. Mas, como diz o ditado, quando a esmola é grande, o santo desconfia. Tenha cuidado com ofertas que sejam fora da realidade. Muitas vezes há promoções falsas com objetivo de atrair o consumidor. 

Cuidado com computadores públicos

Esses computadores podem estar com algum vírus para roubar seus dados ou até mesmo salvar suas informações pessoais e financeiras sem que você saiba. Em seguida, alguma pessoa que venha a utilizá-lo pode ter acesso a essas informações e se aproveitar disso.

Saiba seus direitos

É sempre bom saber onde está pisando. Quando você sabe seus direitos ao fazer uma compra, consegue cobrar melhor da empresa. Serve para exigir o cumprimento do prazo de entrega do seu produto, por exemplo.

E, além de todas essas medidas, há muitas outras que você também pode seguir para ter mais segurança na hora de comprar online. Principalmente quando o assunto é celular. 

Como as compras online por celular dispararam nos últimos anos, é preciso estar atento, por exemplo, a redes de Wi-Fi públicas.

Também é importante prestar atenção em golpes nos aplicativos de mensagem. Saiba o que fazer para ter mais segurança na hora de aproveitar descontos.