O que você vai ler neste artigo:

 
 

As simpatias para ganhar dinheiro são, muitas vezes, tidas como superstições. Afinal de contas, partem de preceitos culturais e místicos, oriundos dos mais diversos povos e civilizações. 

Se funcionam ou não, é difícil dizer. Mas é inegável que esse costume faz parte do cotidiano do brasileiro. Do Oiapoque ao Chuí, as pessoas fazem rituais com os mais diversos objetivos: realizações pessoais, espantar doenças, aumentar a sorte, afastar o mau-olhado, atrair ou prejudicar pessoas. 

Boa parte deles são relacionados às finanças. “Enriquecer”, “acabar com as dívidas” ou “atrair ouro”, por exemplo, são apenas outras maneiras de se referir ao ato de ganhar dinheiro. 

Se você quer conhecer algumas das principais simpatias para ganhar dinheiro, chegou ao lugar certo. No texto a seguir, veja algumas tradicionais práticas aplicadas no Brasil e no mundo. 

MAS ANTES: O QUE É UMA SIMPATIA?

Simpatia é uma prática folclórica presente em diferentes culturas, muitas vezes associada à magia, à feitiçaria ou até à bruxaria. De fato, a simpatia não tem comprovação científica, sendo vista como uma crença popular comumente repassada entre gerações. 

Por isso, é difícil detectar suas origens. O mais provável é que esses rituais tenham surgido espontaneamente em diferentes regiões e épocas. 

Entretanto, também são consideradas simpatias as crenças pessoais, como atletas que realizam o mesmo ritual antes do início de um evento.

Alguns exemplos de simpatias populares são: 

  • Simpatia do pé: consiste em escrever o nome da pessoa amada na sola do pé para “amarrá-la”

  • Simpatia das ondas: consiste em pular sete ondas na virada do ano

  • Simpatia do trevo de quatro folhas: consiste em carregar um trevo de quatro folhas para atrair sorte.

As simpatias são consideradas superstições. Ou seja, convicções sem qualquer embasamento racional ou científico. Apesar disso, muitos místicos, religiosos ou adeptos acreditam nos poderes sobrenaturais dessas tradições.

Há também uma corrente que estuda as consequências positivas das simpatias e rituais na mente humana. 

Por exemplo, nos casos em que são utilizadas para atrair sorte. Para Ricardo Teixeira, neurologista e diretor clínico do Instituto do Cérebro de Brasília, tais práticas funcionam como “um aquecimento mental, um jogo-treino que ajuda a reduzir a insegurança da situação”. 

Em artigo no Correio Braziliense, o especialista correlaciona essas crenças a  pequenos rituais, que também podem ter um impacto favorável. Para Teixeira, mesmo que não haja evidências relacionando causa e efeito das simpatias, elas podem, sim, culminar em repercussões diretas no subconsciente humano.

SIMPATIAS PARA GANHAR DINHEIRO

As simpatias para ganhar dinheiro existem há muito tempo. Em suma, são pequenos rituais que partem de superstições, sem qualquer comprovação de sua efetividade. No entanto, ainda são muito populares no Brasil e no mundo. 

Reunimos no quadro abaixo 11 delas para quem gosta desse tipo de prática.

E vamos adicionar abaixo algumas das principais simpatias do tipo, com guia de como colocar em prática. 

1. Simpatia para acabar com as dívidas

Itens necessários: 

  • Miniatura de Buda

  • Nota de dinheiro

Quando o objetivo é quitar as dívidas, essa simpatia de Buda pode ajudar. Para efetuá-la, é preciso colocar a estátua em um lugar de destaque na casa como em cima da mesa ou sobre a geladeira. 

A seguir, escreva o nome da pessoa ou empresa a quem deve e coloque embaixo da imagem juntamente a uma nota de dinheiro. 

2. Simpatia para atrair dinheiro

Itens necessários: 

  • Água mineral

  • Pote

  • Fita ou fio vermelho

  • Mel

  • 3 moedas de qualquer valor

Para realizar essa simpatia, lave o pote com sabão neutro, sem deixar qualquer resíduo. A seguir, insira as moedas e as cubra com o mel e a água. Depois, é preciso pronunciar o seguinte verso: 

“Eu amarro para mim a sorte, a riqueza e a prosperidade. Aqui todo dia entra o dinheiro, aqui todo dia o dinheiro permanece”

3. Simpatia para ganhar aumento

Itens necessários: 

  • Limão

  • 3 moedas de qualquer valor

  • Papel amarelo

  • Vaso com planta comigo-ninguém-pode

Para casos em que há o desejo de receber um aumento de salário, esse ritual pode vir a calhar. Sua realização é bem simples. 

Corte um limão ao meio e, a seguir, esprema cada uma das metades até que não reste mais suco. Na sequência, coloque as moedas dentro de uma das metades e sele com fita adesiva ou barbante. 

A partir daí, será necessário enrolar tudo em um papel amarelo e enterrar o embrulho em um vaso da planta comigo-ninguém-pode.

4. Simpatia para ganhar dinheiro urgente

Itens necessários: 

  • 1 vela azul

  • 9 moedas de R$ 1 

Se a ideia é ganhar dinheiro com urgência, essa é a simpatia que promete ajudar. Para realizá-la, basta colocar as moedas em volta da vela e recitar o seguinte verso: 

“Não possuo nem prata nem ouro. Que (diga o valor de que precisa) chegue até mim, agora.”

A seguir, é preciso acender a vela e recitar novamente. Repita o processo pelo menos mais 6 vezes e, ao fim, apague a vela (sem assoprar) e doe as moedas para a caridade. 

5. Amuletos para atrair dinheiro

Os amuletos também são considerados tipos de simpatia. Por isso, quando o objetivo é “chamar” o dinheiro, é válido tê-los por perto. 

Alguns exemplos são: 

  • Trevo de quatro folhas

  • Ferradura

  • Miniatura de elefante

  • Pedra olho de gato

  • Moeda chinesa

  • Bambu chinês.

Os youtubers gêmeos Willow e Watson fizeram um vídeo para o canal Pra Fazer Mais, do Banco PAN no YouTube, com simpatias desse tipo. Vale a pena assistir!