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Cada vez mais temos recursos digitais e eletrônicos disponíveis em computadores e celulares. Não seria diferente no campo da saúde que, atualmente, conta com ferramentas como a telemedicina para preservar a qualidade de vida das pessoas.

Nem todo mundo está por dentro da telemedicina ou conhece todas as vantagens de aproveitar essa modalidade de medicina. Atualmente, já existem serviços que oferecem o acesso à telemedicina e, também, a atendimentos presenciais.

Em diversas situações, é possível aproveitar a telemedicina, o que pode ser mais rápido, prático e cômodo, já que dá para acessar a ferramenta de qualquer lugar. Por isso, saiba o que é a telemedicina, como funciona, vantagens e como você pode usar esse recurso digital.

O QUE É TELEMEDICINA?

A telemedicina é a prática médica que ocorre à distância, ou seja, ao contrário de atendimentos presenciais, é quando a interação entre profissionais de saúde e pacientes ocorre por meios digitais.

A telemedicina atende principalmente demandas de diagnósticos, interpretação de exames, obtenção de laudos e resultados de testes, além de atendimentos médicos que não sejam emergenciais em pronto-socorro ou dispensem a realização de avaliação presencial.

Além do uso de chamadas de vídeo, aplicativos de mensagens e interações por plataformas digitais, a telemedicina pode ocorrer também por ligações telefônicas, por exemplo.

Durante a pandemia, por exemplo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) apoiou a adoção da telemedicina não apenas para minimizar a transmissão da COVID-19, mas também para que pessoas em locais remotos e sem equipamentos de saúde pudessem ser atendidas.

Tipos de telemedicina

Existem diferentes especialidades da telemedicina que podem ser acessadas:

  • Teleconsulta, quando são realizadas consultas ao vivo entre médicos e pacientes por meio de computador ou celular;
  • Teleassistência, quando pacientes são monitorados por profissionais de saúde à distância;
  • Telelaudos, quando laudos médicos são emitidos de maneira remota, como no caso de exames e diagnósticos acessados à distância;
  • Teleorientação, quando profissionais de saúde respondem perguntas e tiram dúvidas de forma digital.

COMO FUNCIONA A TELEMEDICINA?  

Existem algumas plataformas de saúde que oferecem acesso à telemedicina como alternativa para o atendimento presencial, sendo que ao assinar o serviço a pessoa possuirá acesso para agendar consultas com especialistas por meio de sites, aplicativos, telefones, chats etc.

Por isso, na telemedicina, basta entrar no site ou aplicativo da plataforma contratada, procurar a especialidade desejada e iniciar o atendimento ou agendar uma consulta online.

É importante verificar se o acesso à internet é suficiente para a realização de chamadas de vídeo ou por aplicativos de mensagens, que podem ser usados durante a consulta.

Além disso, as plataformas informam os locais eletrônicos para o acesso a  resultados e laudos, ou mesmo se esses documentos são enviados para o e-mail cadastrado.

Com a telemedicina, basta usar o celular ou computador para agendar consultas, realizar atendimentos e receber laudos. Vale lembrar que essas plataformas não oferecem atendimentos emergenciais ou que exijam atendimento presencial, os quais devem ser realizados nos locais adequados de acordo com a necessidade de cada pessoa.

BENEFÍCIOS DA TELEMEDICINA

1)Atendimento mais rápido e prático

Em vez de precisar se deslocar até um hospital ou consultório, para consultas que não requerem urgência ou a necessidade de comparecimento presencial, é possível receber atendimento em casa ou qualquer outro lugar com acesso à internet. Além disso, é possível acessar mais profissionais de forma digital, já que não é necessário que médicos e pacientes estejam na mesma cidade.

2)Redução de custos

O atendimento via telemedicina pode reduzir custos tanto para profissionais de saúde, que conseguem atender mais clientes sem precisar de espaço físico maior, quanto para quem contrata os serviços oferecidos nas plataformas de telemedicina, pois não será necessário gastar com transporte e outras despesas de uma consulta presencial.

3)Facilidade para acompanhamento de saúde

O atendimento ágil que a telemedicina traz permite fazer um acompanhamento de saúde mais constante e próximo. Afinal, eventuais apresentações de resultados e retornos podem ocorrer de maneira totalmente digital. Isso, por sua vez, pode facilitar o diagnóstico e tratamento de doenças de forma precoce.

COMO USAR TELEMEDICINA?

A telemedicina pode ser utilizada por meio da assinatura de plataformas que oferecem plataformas esse tipo de atendimento. Depois da contratação, basta seguir as instruções de uso relacionadas ao acesso a sites, números e uso de aplicativos para falar com profissionais de saúde.

O Saúde PAN, por exemplo, é uma rede que permite que os clientes da Conta Digital PAN tenham acesso a serviços de saúde, farmacêuticos e produtos com descontos e preços negociados. Essa Plataforma é resultado de uma parceria entre o PAN e a AVUS, assim como a rede de farmácias Pague Menos.

Dessa forma, quem tem conta digital no PAN pode contratar esse tipo de serviço diretamente com o PAN e ter acesso a um serviço de saúde preventiva com consultas online gratuitas e consultas presenciais a baixo custo e sem carência.

Ou seja, o cliente que contratar o Saúde PAN pagará pelos serviços médicos, como consultas presenciais, produtos em farmácias e demais serviços, diretamente com os parceiros do Saúde PAN (como a AVUS e a Pague Menos), mas com preços totalmente reduzidos.

Com o Saúde PAN, o cliente terá benefícios como:

  • Direito a utilizar telemedicina e plantão online 24h;
  • Descontos em medicamentos, exames e mais de 20 serviços farmacêuticos da Pague Menos (Clinic Farma) em todo o país;
  • Marcar consultas presenciais em mais de 80 especialidades diferentes com preço a partir de R$ 19,90. Os clientes terão acesso a mais de 20 mil profissionais de saúde, espalhados por todo o país.

 

Não deixe para depois e comece agora mesmo a cuidar da sua saúde e a de quem você quer bem. Contrate o Saúde PAN agora mesmo!