O que você vai ler neste artigo:

Quando o cliente de uma instituição bancária vai fazer um PIX, pode acontecer dos recursos serem enviados por engano para uma conta diferente daquela que deveria, de fato, receber o dinheiro. Caso isso aconteça, você saberia como cancelar um PIX?

O meio de pagamento é instantâneo, ou seja, assim que a transação é liberada após inserção de senha ou outro recurso de confirmação, os valores são enviados imediatamente para a conta bancária de destino. Isso acontece 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Então, quem percebe que fez um PIX errado, seja em relação ao valor ou à chave PIX do destino do dinheiro (enviando valores para uma outra pessoa ou estabelecimento diferente do que deveria receber a quantia), deve saber o que fazer para lidar com essa situação.

TEM COMO CANCELAR UM PIX?

O Banco Central (BC) informa que é possível alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento.

Isso significa que é possível corrigir o valor ou cancelar o PIX até o momento anterior ao uso da senha pessoal ou outra forma de confirmar a transação, como biometria ou reconhecimento facial, por exemplo.

“Após a confirmação, como a liquidação do PIX ocorre em tempo real, a transação não poderá ser cancelada”, diz o BC. Como o pagamento é instantâneo, não dá tempo de cancelar a transação via PIX, mesmo que o valor esteja errado.

O mesmo acontece caso a chave PIX usada seja de um destino diferente do que deveria ser. Por exemplo: se a chave for o celular de uma pessoa e, por engano, você inserir o número de outra pessoa e enviar dinheiro pelo meio de pagamento instantâneo.

Nesse caso, não tem como cancelar um PIX depois de digitar a senha ou usar biometria para confirmar o pagamento. Porém, dá pra tomar algumas medidas que aumentam as chances de conseguir a devolução dos valores enviados.

COMO PROCEDER SE FIZ UM PIX ERRADO?

Depois de fazer um PIX e perceber que o valor estava errado ou que o destinatário do dinheiro não era aquele, é possível reaver a quantia que foi enviada de forma integral ou parcial caso o recebedor da quantia faça a devolução.

A função de devolução do PIX está disponível em todos os aplicativos que usam o sistema de pagamento. Portanto, quem recebe um PIX errado pode devolver os valores na mesma hora.

Por isso, caso você mande recursos para um destinatário diferente do que deveria receber a grana, pode negociar com a pessoa a devolução do dinheiro. Isso fica mais fácil se a chave PIX for o celular ou e-mail da pessoa ou se você conhecê-la.

Só quem recebeu valores por PIX pode iniciar o processo de devolução dos recursos. Não há nenhuma cobrança de taxa nessa devolução e o dinheiro cai na mesma hora na conta de quem mandou o dinheiro originalmente.

Caso sejam fornecidas informações incorretas em um PIX (por erro de digitação ou porque alguém informou a chave PIX faltando uma letra ou número, por exemplo), a transação não será feita e o aplicativo vai mostrar na hora o motivo do cancelamento.

Se a transferência de recursos acontecer por causa de fraude financeira, será necessário entrar em contato com o banco, informar a ocorrência e apresentar todas as provas possíveis do golpe. A instituição é quem avaliará se a devolução deve ocorrer ou não.

COMO EVITAR ERROS NA HORA DO PIX

O PIX só é enviado depois da confirmação mediante senha ou outro método. Por isso, antes dessa etapa, é possível cancelar o PIX. Para fazer isso e evitar dor de cabeça para reaver os recursos enviados por engano, é fundamental seguir as dicas abaixo:

  • Confirme as informações de chave PIX ou dados bancários com a loja ou pessoa para quem você deseja fazer o pagamento;
  • Ao inserir a chave ou dados bancários no PIX, leia as informações que o aplicativo mostrar como sendo do destinatário dos recursos;
  • Confira se o valor foi digitado corretamente, sem nenhum zero a mais ou a menos;
  • Antes da confirmação de senha, geralmente é exibida uma tela com todas as informações da transação (valor, destino dos recursos e a data do PIX). Veja se está tudo correto antes de colocar a senha ou digital;
  • Depois de mandar um PIX, visualize o comprovante, que contém todas as informações sobre quem recebeu os valores, como identificação da transação, dia e hora, valor e os dados da conta de destino da transferência.

Se qualquer erro for identificado, tente contato com a pessoa ou empresa que recebeu o PIX e negocie a devolução do valor.

O PIX é um meio seguro de pagamento, mas ainda assim criminosos podem tentar pegar seu dinheiro utilizando o sistema. Para não cair em nenhuma fraude, veja como tomar cuidado com o golpe do PIX de R$ 1 que está circulando no WhatsApp.