O que você vai ler neste artigo:

Vale Sorte: o que é filantropia premiável e como funciona

Entenda o que diferencia esse tipo de título de capitalização de outros modelos da aplicação

ARTIGOS

 • 

7min. de leitura

 • 

11.04.2022

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

Você já deve ter ouvido falar em títulos de capitalização em algum momento, um modelo de aplicação onde o proprietário paga um valor por um período pré-estabelecido e resgata o dinheiro no fim do período.

Existem diversas modalidades de títulos de crédito onde o proprietário pode concorrer a prêmios em dinheiro. Uma delas é a filantropia premiável, que tem o Vale Sorte, um tipo de sorteio que tem feito cada vez mais ganhadores nos últimos anos.

Saiba o que é filantropia premiável, como funciona o Vale Sorte e o que o diferencia de outras modalidades de títulos de capitalização.

O QUE É FILANTROPIA PREMIÁVEL?

Filantropia premiável é uma modalidade de título de capitalização regulamentada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão vinculado ao governo federal.

Ao adquirir a filantropia premiável, a pessoa assume o compromisso de fazer os pagamentos, que podem ser avulsos ou mensais, e concorre aos prêmios.

Mas diferente de outros títulos de capitalização, nesse caso a pessoa cede o direito de resgate para uma organização de assistência social credenciada, ou seja, é um produto ideal para clientes que desejam contribuir com entidades filantrópicas.

Vale ressaltar que a filantropia premiável não se trata de uma doação, embora seja um instrumento que contribui para a geração de receita que viabilizem a sustentabilidade de organizações sociais.

Esse tipo de título de capitalização, que inclui o Vale Sorte, é regulamentado no Brasil desde 2018, mas registrou um crescimento mais expressivo durante o isolamento social provocado pela pandemia da covid-19.

Isso porque artistas e influenciadores digitais, sem poder realizar apresentações presenciais, passaram a fazer lives nas redes sociais, que utilizaram soluções de sorteios para atrair o público.

De acordo com o presidente da Federação Nacional de Capitalização (Fenacap), Marcelo Farinha, somente de janeiro a outubro de 2021, os produtos de filantropia premiável levantaram mais de R$ 1 bilhão para entidades que realizam ações voltadas ao trabalho social.

Filantropia premiável é confiável?

A modalidade passou a ser mais confiável para quem adquire após uma resolução publicada em junho de 2020 pela Susep, que estabeleceu que apenas organizações certificadas como de assistência social podem acessar a filantropia premiável.

A decisão, que se refere à operação de capitalização, as modalidades, elaboração, operação e comercialização, tornou a comercialização de produtos como o Vale Sorte restrita a cerca de 6.200 instituições em todo o país.

A mudança ocorreu após a Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) denunciar que algumas das lives feitas nas redes sociais pediam doações quando na realidade vendiam títulos de filantropia premiável.

“A  comunicação deve ser verdadeira e transparente, e informar os espectadores de que o pedido é para a compra de um título, no qual se concorre a prêmios, e não para doação. Não obstante, a ABCR não tem, neste momento, nenhuma objeção a essa modalidade de capitalização, apenas entende que deve ser divulgada como tal, e não como doação, uma vez que não se trata de transferência voluntária de recursos”, afirmou a associação em comunicado.

COMO FUNCIONA O VALE SORTE?

Para apostar no Vale Sorte, primeiro é necessário ter pelo menos 16 anos, concordar com as condições gerais do título de capitalização e seguir as orientações para acompanhar o sorteio. A pessoa concorre a todos os sorteios previstos no bilhete do título adquirido.

O apostador precisa acertar os 20 números sorteados para ganhar algum dos prêmios em dinheiro. Há sociedades de capitalização que realizam também um “Giro da Sorte”, uma faixa de premiação de 20 sorteios aleatórios de R$ 500. 

Geralmente, os resultados do Vale Sorte são feitos ao vivo em transmissões online e disponibilizados nas redes sociais, aplicativo e site oficial da sociedade de capitalização.

O regulamento da Susep determina que o valor do prêmio de sorteio será colocado à disposição do titular após a data de sua realização e atualizado a partir da data do sorteio até a data do efetivo pagamento, pelo índice de atualização da Provisão Matemática para Capitalização. 

QUAIS OS REQUISITOS PARA O RESGATE DO VALE SORTE?

Para uma organização de assistência social ter direito ao resgate do Vale Sorte, é fundamental que ela se enquadre em alguns requisitos:

  • Ter mais de cinco anos de atuação;

  • Possuir Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS);

  • Firmar parcerias com empresas de capitalização;

  • Investir em comunicação para divulgar os benefícios da filantropia premiável.

A  sociedade de capitalização é responsável pelo acordo firmado com a entidade beneficente pelo prazo pré-estabelecido. O regulamento determina que o valor mínimo de repasse do resgate do título para a organização de assistência social é de 34%.

Agora que você já sabe tudo sobre filantropia premiável e como funciona o Vale Sorte, aproveite para entender o que é o prêmio de seguro e sua diferença de indenização.

 

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSEDUCAÇÃO FINANCEIRARENDA EXTRA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: