Veja 5 instituições que oferecem cursos gratuitos sobre educação financeira

Há diversas opções online que podem te ajudar a controlar melhor as finanças

Renda
Extra
Por Redacao PAN

A pandemia do novo coronavírus deixou ainda mais clara a importância de fazer um bom planejamento financeiro. E, se você não sabe bem como começar a sua, há diversas opções de cursos gratuitos que podem te ajudar.

Há várias instituições renomadas com cursos gratuitos sobre educação financeira. Elas oferecem oportunidades para você aprender melhor a se planejar, calcular ganhos e despesas ou até comprar online em segurança. 

Veja abaixo uma série de opções de cursos online –a maioria deles gratuitos– que podem te ajudar a melhorar seu planejamento financeiro. Para fazer a inscrição, é só clicar no nome de cada instituições e seguir as orientações delas.

ABBC (Associação Brasileira de Bancos) 

Imagem mostra um homem, de costas, digitando numa calculadora azul

A ABBC oferece 2 cursos online e gratuitos. Um deles é “Como Alcançar a sua Independência Financeira”. O outro, “Educação Financeira para Jovens”.

A pessoa interessada nessas opções pode assistir aos cursos quando quiser, remotamente. A entidade mostra a ementa das duas opções. Essas oportunidades de cursos ensinam a orçar e poupar, por exemplo. 

Anbima (Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro) 

A Anbima tem cursos gratuitos sobre “Mercado de renda fixa”, “Fundamentos de economia e finanças” e “Planejamento de investimentos”, por exemplo. Há dezenas de opções no site.

Interessante notar que, para se inscrever, a pessoa interessada precisa fazer um cadastro no site da Anbima. Depois, terá um período de 30 dias corridos para concluir o curso.

A Anbima dá material de apoio em PDF e também emite certificado. Mais informações, como conteúdo do curso e carga horária podem ser vistos no próprio site do órgão.  

Instituto Febraban de Educação

Uma jovem faz anotações num caderno com a caneta. Sobre a mesa há um copo descartável

O Infi (Instituto Febraban de Educação), da Federação Brasileira de Bancos, também oferece uma série de cursos online. Entre as opções, há oportunidades de curta duração. É possível checar cada uma delas no site da instituição. 

Entre esses cursos de curta duração, há oportunidades sobre finanças, contabilidade e economia; estratégia de negócios; gestão de riscos; e investimentos. 

É importante que você fique atento aos prazos, pois cada um desses cursos têm uma data específica para começar, mesmo sendo online. Também é preciso fazer um cadastro no site e checar se a opção que você quer é mesmo gratuita. 

Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços)

A Abecs tem uma série de videoaulas que ensinam a gerir as próprias despesas. Tudo gratuito. As opções mostram a fazer compras na internet com segurança (fugindo de golpes) e falam da importância de planejar para poder gastar. 

Há materiais que também ensinam algumas regras do cartão de crédito. Tudo isso serve para que você consiga fazer da sua vida financeira mais tranquila.

B3

Imagem mostra um celular com gráficos na frente de um monitor de laptop com o mesmo gráfico

A seção educacional da B3, responsável pela operação do Ibovespa, principal índice de ações do Brasil, também oferece diversos vídeos grátis. Há entre as opções, por exemplo: “Como investir em renda fixa” e “Como organizar suas finanças”.

Já que estamos falando de cursos gratuitos, dê uma olhada nas opções que o Sebrae oferece pelo Telegram e WhatsApp. Isso mesmo: o Sebrae oferece cursos por aplicativos de mensagens. Você recebe neles os textos, vídeos e áudios para se aprimorar em áreas do seu interesse. Veja aqui!