O que você vai ler neste artigo:

Se você é um empreendedor ou microempreendedor, formal ou informal, e precisa melhorar seus conhecimentos com o WhatsApp, esta pode ser a sua oportunidade. Estão abertas 10 mil vagas para capacitação gratuita sobre WhatsApp Business. 

A iniciativa tem o nome de Conecta+ Brasil e é oferecida pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), em parceria com o próprio WhatsApp.

As inscrições ficam abertas até o dia 13 de junho e valem, por enquanto, só para pessoas do Rio de Janeiro e de São Paulo. Você pode se inscrever clicando aqui. A capacitação vai ocorrer entre os dias 21 de junho e 11 de julho. 

Já as inscrições para empreendedores e microempreendedores dos outros 24 estados vão ser abertas a partir do dia 24 de junho. Se este é o seu caso, você pode se inscrever pelo mesmo link

Essa capacitação nacional ocorrerá entre os dias 9 e 27 de agosto. Depois, haverá uma 2ª rodada de capacitação nacional, entre os dias 11 e 29 de outubro.

O Conecta+ Brasil informa em sua página oficial que “o programa de empreendedorismo apoiará empreendedores e prestadores de serviço, formais e informais, principalmente de favelas e periferias em todo território nacional”.

A mesma página informa que “a iniciativa preza pela equidade de gênero, raça, credo, nacionalidade, bem como a inclusão de pessoas com deficiências”. Além disso, não há nenhuma exigência de escolaridade.

O objetivo da capacitação é mostrar ferramentas que os empreendedores podem usar para alavancar seus negócios e ensinar boas práticas no aplicativo de mensagens.

Leia também: Qual o aplicativo mais seguro de mensagens instantâneas?

Mais orientações:

Após o término do período de inscrição, você receberá um novo e-mail confirmando ou não sua participação. Em caso positivo, você receberá os detalhes do início do curso pelo e-mail conectamaisbrasil@cieds.org.br. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato pelo mesmo endereço. 

A iniciativa prevê a emissão de certificado para quem concluir 70% dos módulos e responder os questionários avaliativos (também com 70% de aprovação).

As temáticas que serão abordadas no curso são:

  1. Evento de abertura

  2. Plano de Desenvolvimento do Empreendedor (PDE)

  3. Programa de formação WhatsApp Business para pequenos negócios

  4. Por que o WhatsApp Business é tão poderoso?

  5. Como começar no WhatsApp Business

  6. Como construir seu Plano de Engajamento

  7. Como criar um Perfil Comercial Atraente

  8. Como criar conteúdo envolvente

  9. Como compartilhar Arquivos de Mídias e Atualizações

  10. Dicas para aumentar a produtividade

  11. Ferramentas comerciais para Automatizar Mensagens

  12. Como usar uma Lista de Transmissão

  13. Inovação e Criatividade

  14. Educação Financeira Pessoal

  15. Educação Financeira do Negócio

  16. Etiquetas

  17. Catálogo e carrinho

  18. Como compartilhar Links Curtos e código QR

  19. Vendas e Negociação

  20. Vincule suas contas do Facebook e Instagram

  21. Grupos

  22. Economize tempo ao usar o WhatsApp Business

  23. Como se manter seguro no WhatsApp

  24. Como evitar a desinformação

  25. Evento de encerramento

Aplicativo tem 120 milhões de usuários no Brasil

O WhatsApp tem 120 milhões de usuários no Brasil. Já o WhatsApp Business, versão para negócios do app, tem 5 milhões de usuários mensais no país. 

No mundo, o WhatsApp tem mais de 2 bilhões de usuários em 180 países. O serviço é gratuito e oferece um serviço de mensagens e chamadas, inclusive por vídeo.