Crédito Consciente

Foto:

Para ter uma vida financeira saudável é preciso saber lidar muito bem com o dinheiro. Poupar, definir metas e, principalmente, manter seus gastos sob controle! Confira abaixo três passos para você garantir uma vida financeira saudável:

Primeiro passo: Economizar

Você pode começar comparando preços e reduzindo custos com energia, telefone ou água, por exemplo. Também é muito importante pensar bem antes de fazer alguma compra por impulso ou que esteja fora do seu planejamento. Dica: sempre utilize uma planilha para acompanhar os seus gastos, pagamentos e dívidas. É muito importante ficar de olho em tudo, por menor que seja a despesa.

Se possível, classifique seus gastos:

  • Gastos Fixos: são aqueles como o aluguel, prestações da casa e do carro, escola dos filhos etc.
  • Gastos Variáveis: são os gastos mensais passíveis de redução, por exemplo, a água, o gás, a luz e o telefone.
  • Gastos Supérfluos: essas são as primeiras despesas a serem cortadas em caso de dificuldade financeira, porque são mais fáceis - ou menos difíceis - de se evitar.

Segundo passo: Poupar

O ato de economizar deve fazer parte do seu dia a dia. Não adianta reduzir custos em uma coisa e gastar demais em outras. Gastar menos te possibilita ter uma poupança, e consequentemente, permite que você consiga aumentar o seu patrimônio.

Terceiro passo: Investir

Os três passos juntos poderão trazer resultados no futuro. Ou seja, economizando e poupando, você poderá realizar um investimento e, consequentemente, ser recompensado por um rendimento. Isso mesmo, com seu dinheiro multiplicado, você irá garantir um futuro promissor a você e sua família. Quando chegar nessa fase, conte com o Banco PAN! Temos a opção certa para você investir do seu jeito, basta clicar aqui.