Fique atento aos boletos

Foto:

Que o boleto bancário é uma das opções de pagamento mais utilizadas, você provavelmente já sabe. Mas você sabia que ele costuma ser alvo de fraudes? O golpe é realizado por quadrilhas que alteram o código de barras original, e assim, o dinheiro que você usou para pagar o estabelecimento, acaba indo para a conta fantasma do fraudador.

Para a sua segurança, aqui no PAN nós disponibilizamos um validador de boletos para que você possa conferir a veracidade daqueles emitidos por nós, basta clicar aqui.

Desde 2017, entrou em vigor uma nova medida para evitar esse tipo de problema, a Nova Plataforma de Cobrança. O sistema é considerado um avanço no serviço de emissão e pagamento de boletos, agora todas as informações dos títulos de cobrança são registradas em uma base central, proporcionando mais segurança e controle aos beneficiários e pagadores. Quer saber mais detalhes? Clique aqui para conferir todas as informações na cartilha que a FEBRABAN preparou.

Mesmo assim, aconselhamos que você tome alguns cuidados para evitar ser prejudicado.

  • Identifique o Banco emissor pelos três primeiros números da linha digitável. Nosso número é o 623. Para identificar o número do banco, clique aqui e acesse o site da FEBRABAN.
  • Confira se o nome e CNPJ da empresa que emitiu o boleto estão corretos, consultando no site Receita Federal. A data de vencimento do título e o valor cobrado também devem ser verificados.
  • Se o boleto apresentar erros de português, manchas ou borrões fora dos padrões, não ignore. Na dúvida, compare com o boleto do mês anterior.
  • Sempre atualize o antivírus do seu computador e evite acessar e imprimir boletos em computadores que você não conhece.
  • Fique atento aos sites que prometem a atualização ou geração de boletos, principalmente os que oferecem descontos atrativos.
  • Evite clicar em links desconhecidos para geração de boleto, você pode estar sendo direcionado para uma página falsa com boleto alterado.
  • Se receber ligações ou mensagens de e-mail informando sobre a necessidade de substituição de boletos de cobrança já recebidos, desconfie.
  • Sempre que tiver dúvidas, não efetue o pagamento e entre em contato conosco através dos nossos Canais de Atendimento.
  • O Banco PAN não envia boletos pelo Sedex. Se receber, desconfie.
  • Sempre consulte o seu boleto PAN no nosso validador para garantir a veracidade do mesmo.

As dicas vales tanto para os boletos impressos pelo consumidor quanto para os que chegam na residência pelos Correios. Fique atento!