Invista do seu jeito

Foto: Mão de um homem interagindo com um tablet.

Investimentos podem parecer complicados, mas sabendo se organizar e com um pouco de leitura e auxílio de especialistas, tudo acontece. Além de ser o seu principal aliado para concretizar os seus planos, é uma das melhores maneiras de garantir um futuro tranquilo e seguro. Quem poupa e investe só tem a ganhar!

  • 1. Defina seus objetivos: Liste os principais e defina se eles são de curto, médio ou longo prazo. Trace metas e seus prazos de conclusão. Ex: comprar um apartamento, estudar fora do país ou fazer uma especialização.
  • 2. Dedique um tempo para seu planejamento financeiro: Organize seus gastos, faça um mapeamento geral e conheça detalhadamente a sua realidade financeira. Se preferir, utilize planilhas e aplicativos para te ajudar. Divida suas despesas por categorias e faça uma estimativa de entrada e saída do seu orçamento. Analise o que pode cortar para poupar mais dinheiro e ter uma vida financeira mais saudável. Muitas vezes os gastos ocorrem em valores pequenos e quando nos damos conta, somam um valor relevante. A partir desse passo, você conseguirá enxergar quanto conseguirá investir por mês.
  • 3. Resolva suas pendências financeiras: Antes de começar a investir, é importante estar com suas finanças em dia. Caso tenha dívidas, negocie e encontre a melhor condição para você antes de dar início ao seu investimento.
  • 4. Esteja disposto a ter paciência e disciplina: Sem eles, dificilmente seu investimento atingirá a meta que você estabeleceu. Não importa se o investimento é a curto ou longo prazo, será necessário ter paciência e acompanha-los sempre. Disciplina nas análises também faz toda a diferença. Não desista e priorize seus objetivos.
  • 5. Conheça aonde está pisando: Para ter sucesso, é imprescindível ter conhecimento. Os investimentos possuem alguns detalhes como taxas, impostos e desempenho com mais ou menos risco, e você precisa estuda-los para entender como tudo funciona e saber o que pode afetar sua rentabilidade.
  • 6. Saiba mais sobre os tipos de investimentos disponíveis no PAN:
    • CDB (Certificado de Depósito Bancário) – é um título de renda fixa que pode ser pré ou pós-fixado. Oferece flexibilidade para o investidor ter um título com liquidez para resgate quando necessário, ou negociar para um prazo pré-determinado.
    • LCI e LCA (Letra de Crédito Imobiliário e Letra de Crédito do Agronegócio) – são títulos lastreados por operações de crédito imobiliário ou do agronegócio. O diferencial é a isenção de Imposto de Renda para pessoas físicas.
  • 7. Avalie o melhor tipo de investimento para voce: Defina se o seu perfil investidor é conservador, moderado ou agressivo e conheça muito bem cada aplicação antes de decidir aonde investir seu dinheiro. Mas se você ficar em dúvida, o PAN tem especialistas que estão à sua disposição para tirar suas dúvidas e te ajudar e escolher a opção que melhor se enquadra ao seu perfil.

Pronto! Agora é só começar. Clique aqui para investir do seu jeito.