SCR – Sistema de Informação ao Crédito

O Sistema de Informações de Crédito – SCR do Banco Central do Brasil é um instrumento para registrar e consultar as informações geradas pelas instituições financeiras sobre as operações de crédito, tais como financiamentos, empréstimos, adiantamentos, fianças ou avais para monitorar e avaliar a evolução e qualidade dessas carteiras.

Esses dados são disponibilizados para os integrantes do Sistema Financeiro Nacional para que as instituições possam fazer intercâmbio de informações e com isso avaliar a capacidade de pagamento dos clientes, criando maior segurança na concessão de crédito, agilizando processos e trazendo maior exatidão nas operações que são substanciais na hora de tratar taxas de juros de acordo com cada cliente.

O SCR permite aos clientes acessarem as suas próprias informações e entender quais informações estão dispostas sem que isso venha desrespeitar o sigilo bancário.

As Instituições Financeiras somente poderão consultar as informações mediante a prévia autorização do Cliente.

Quaisquer solicitações referentes a exclusões e correções, bem como manifestação de discordância devem ser encaminhadas a instituição que informou a operação ao SCR através de requerimento e, se necessário, acompanhado de decisão judicial.

Para realizar consultas sobre informações em seu nome ou obter mais informações sobre o SCR, acesse o site do BACEN, dirija a uma de suas unidades ou ainda utilize a Central de Atendimento ao Público (145).