O que você vai ler neste artigo:
As vagas são para o cargo de técnico de seguro social. A instituição exige ensino médio completo para disputar o certame. As inscrições começam nesta sexta-feira (16) e vão até 3 de outubro deste ano, no portal do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
Há 147 vagas para o estado de São Paulo, de acordo com o INSS. Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco são outros estados que dominam o número de vagas.
O Cebraspe cobra R$ 85 pela taxa de inscrição, mas candidatos com cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) ou que sejam doadores de medula óssea, reconhecidos pelo Ministério da Saúde, podem pedir isenção do valor.
Das mil vagas, 5% serão destinadas a pessoas com deficiência e outras 20% a pessoas autodeclaradas pretas, segundo o edital. No ato da inscrição, o candidato escolhe para qual agência quer concorrer, e, se aprovado, será alocado nela. São 97 gerências executivas localizadas em todas as unidades do país.
As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 27 de novembro deste ano. Os candidatos devem realizá-las em três horas e meia. A avaliação, conforme o edital, vai exigir conhecimentos básicos de Língua Portuguesa, Ética no Serviço Público, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Informática e Raciocínio Lógico-Matemático, além de questões sobre benefícios da previdência e da legislação previdenciária. São, ao todo, 120 questões objetivas (verdadeiro ou falso) e discursivas, com tamanho máximo de resposta em até 15 linhas.
O INSS diz que haverá, também, um curso de formação, que será realizado nas cidades de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, João Pessoa/PB, Manaus/AM, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP.
A duração desse curso é de 180 horas. Haverá atividades em período integral. Caso o candidato não realize matrícula, ultrapasse o número de faltas ou abandone o curso de formação, será eliminado do concurso, afirma o INSS. Durante a formação, está previsto que o candidato receba um auxílio de R$ 2.952,895, que corresponde a 50% do valor do salário da vaga. As despesas serão pagas pelo candidato.
Se comparado aos anos anteriores, o prazo de estudo para as provas foi reduzido para dois meses. Por isso, os candidatos devem ficar atentos à divulgação do conteúdo dos testes. É a primeira vez que o INSS implanta o curso de formação para melhorar o nível dos profissionais que devem passar no concurso.
A nota de cada candidato é obtida após a soma da nota final das provas objetivas e da nota final registrada no curso de formação. Os candidatos aprovados serão aqueles com as maiores notas, em ordem de classificação por gerência executiva do INSS. Os critérios de desempate estão listados no edital do concurso. O resultado final será divulgado no dia 22 de dezembro.
Leia também: Conheça as novidades do aplicativo Meu INSS
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais