O que você vai ler neste artigo:
O app é uma mão na roda para todos os aposentados, pensionistas e demais segurados que precisam dos serviços do INSS e não querem perder horas na fila de espera das agências.
E, a partir desta semana, o app foi simplificado e ainda ganhou novas funcionalidades, segundo o instituto.
Um exemplo: antes, quem ligava para o 135 ou acessava o app Meu INSS ficava em dúvida entre dois serviços que pareciam ser a mesma coisa, mas não eram:
A partir de agora, em qualquer uma dessas situações, bastará escolher a opção “Atualizar Cadastro e/ou Benefício”. Mais simples, né?
Veja a seguir os novos serviços do Meu INSS divulgados pelo instituto e o que cada um deles oferece.
1. Atualizar Cadastro e/ou Benefício:
2.Atualizar Procurador e Representante Legal:
3. Atualizar Dados do Imposto de Renda:
4. Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido:
5. Solicitar Desistência, Encerramento e Renúncia de Benefício:
Você pode acessar pelo site do Meu INSS ou pelo aplicativo, disponível para Android ou iOS.
Em qualquer caso, você precisa ter se cadastrado no gov.br, acesso necessário para entrar em qualquer plataforma ligada ao governo federal.
Caso não tenha ainda feito o cadastro, você pode criar no primeiro acesso.
Depois de cadastrado, você vai sempre preencher o CPF e a senha que criou para acessar o Meu INSS.
Alguns serviços estarão disponíveis apenas pela Central 135:
Esse canal de atendimento funciona de segunda a sábado, das 7 às 22 horas (horário de Brasília).
As ligações são gratuitas quando feitas a partir de telefones fixos ou orelhões. Ligações por celular têm cobrança de tarifa de custo de uma ligação local.
Desde maio de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) resolveu bloquear de forma temporária novos descontos automáticos do benefício do INSS para empréstimo consignado. A decisão veio após uma série de denúncias envolvendo fraudes e autorizações indevidas, especialmente em benefícios recém-concedidos.
A seguir, veja um passo a passo para desbloquear o benefício com a biometria facial para poder solicitar o empréstimo consignado ou outros serviços:
1. Acesse o aplicativo Meu INSS no celular (disponível para Android e iOS);
2. Informe seu CPF e senha;
3. Siga para “Do que você precisa?”;
4. Digite “Bloquear / Desbloquear”;
5. Selecione a opção correspondente e clique para iniciar o processo;
6. O sistema solicitará o reconhecimento facial. É só seguir as instruções na tela e finalizar!
Se tiver dúvidas ou dificuldades, você também pode ligar para o telefone 135, do INSS, para mais orientações.
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