10 formas de conseguir dinheiro extra

Conhecer formas de faturar um dinheiro extra ajuda bastante o seu bolso

Renda
Extra
Por Rodrigo Chiodi

Como conseguir dinheiro extra? Muitas vezes não é fácil pensar em alternativas para obter uma grana a mais. Mas, quando aparece a chance, é uma ótima maneira de ter mais folga no orçamento, seja para sair do vermelho, montar uma boa reserva de emergência e não passar perrengue ou até mesmo para começar a alcançar a independência financeira.

Afinal, uma das receitas principais pra quem quer ficar de bem com as finanças é diminuir despesas e aumentar receitas. Ou seja: controlar e reduzir gastos ao mesmo tempo em que os rendimentos crescem.

Dá pra ganhar mais dinheiro de diferentes formas, como por exemplo:

  • Negociar e conseguir um aumento de salário;

  • Receber recursos como a restituição de Imposto de Renda;

  • Venda de bens, como um veículo;

  • Recebimento de herança;

  • Bicos e outros trabalhos complementares.

Além disso, existem algumas maneiras de ganhar dinheiro que nem todo mundo pensa na hora de aumentar os rendimentos. Elas podem ser boas opções para uma renda extra, por isso vamos te apresentar 10 maneiras inusitadas que são alternativas para levantar uma grana.

10 jeitos inusitados para fazer uma grana extra

O comediante Igor Guimarães falou dessas 10 formas nesse vídeo do canal Pra Fazer Mais, do Banco PAN no YouTube.

As 10 ideias são as seguintes, em contagem regressiva. 

10) Vender cabelo

Está com cabelo sobrando? Então vender cabelo é uma boa oportunidade para levantar um dinheiro a mais no orçamento. Em geral, empresas especializadas compram cabelo natural para fazer madeixas ou perucas. Você pode vender o seu e, dessa forma, ganhar uma grana extra.

Dependendo da quantidade e do tipo de cabelo, dá para faturar mais de 1 mil reais! Como mostra uma reportagem da Época Negócios, há diferenças de valores entre os tipos de cabelo que podem aumentar ou não o dinheiro a ser pago na venda. Então a cabeleira está grande e você não tem problema nenhum em ficar com o corte mais curtinho, transforme o cabelo em dinheiro!

9) Passear com cães

cachorro ao lado de uma mulher que está agachada ao seu lado. A mulher é branca, aparece apenas dos ombros para baixo, veste calça jeans e tênis branco. O cachorro é branco com manchas pretas e olha fixamente para a câmera. O ambiente ao fundo é de gramado e está desfocado na imagem

Você já deve ter visto uma pessoa passeando com vários cachorros ao mesmo tempo, de diferentes raças e tamanhos. Essas pessoas, muitas vezes, complementam a renda passeando com os cães dos outros, e você pode fazer o mesmo.

Dependendo da quantidade de clientes que você tiver, dá para levantar um bom dinheiro extra. Algumas plataformas, como a DogHero e a PetAnjo, anunciam passeios de cães por valores médios de 25 reais cada caminhada de meia hora. Se tem tempo e disposição sobrando por aí, dá para faturar um dinheirinho a mais todo dia. 

8) Responder pesquisas

Tem empresa especializada em pesquisa que contrata recrutadores, que são profissionais que encontram pessoas do perfil certo para responder a questionários. 

Por exemplo: imagine que uma empresa vende refrigerantes e precisa fazer uma pesquisa com mulheres de classe C de uma região do país, que trabalham fora de casa e não têm filhos. Os recrutadores vão buscar nos sites onde as pessoas se cadastram e colocam suas informações pessoais. 

Então, basta você fazer o seu cadastro nesses mesmos sites, colocar seus dados pessoais e, se der a sorte de ter um perfil compatível com o que as empresas procuram, bingo: você será chamado para responder à pesquisa e pode ganhar dinheiro ou prêmios pela participação. Aliás, dá para participar de forma online ou presencial. 

Além de buscar no Google sobre sites para responder pesquisas, dê uma olhada nas opções que o 123 Dinheiro traz nessa lista.

7) Remover conteúdos sensíveis

mulher olha concentrada para tela de celular em frente a notebook. Ela é negra, tem tranças pretas curtas na altura do queixo, usa óculos e veste malha preta de manga longa com camiseta cinza por baixo, e está sentada diante de uma mesa com ambiente doméstico de sala de estar ao fundo, desfocado na imagem

Muitas empresas têm conteúdos colaborativos. Ou seja, as pessoas podem publicar conteúdos ou anunciar produtos ali. Acontece que muita gente pode publicar um conteúdo indevido, que tenha palavrão, pornografia, discurso de ódio, incitação a crimes e várias outras coisas que não podem ser publicadas ali.

Por isso, essas empresas usam robôs para identificar e bloquear parte desse conteúdo, mas ainda tem muito trabalho a ser feito e é nesse momento em que entra em ação a remoção de conteúdo sensível feita por seres humanos.

O Facebook é um exemplo de empresa que precisa o tempo todo barrar conteúdo indevido. O site Outras Palavras publicou um post no começo de 2020 contando que, em todo o mundo, 15 mil pessoas terceirizadas são responsáveis por fazer esse trabalho. Você pode, então, aproveitar essa oportunidade para trabalhar não apenas para empresas como o Facebook, mas para muitas outras que publicam conteúdos sensíveis.

6) Jogar games online

Videogame não é mais uma brincadeira de adolescente: dá para aproveitar essa atividade para ganhar dinheiro extra. Afinal, novos jogos são criados e lançados o tempo todo e, por isso, há uma demanda grande para que os games sejam testados.

Se você curte jogar online, pode trabalhar para empresas que fazem games para testar os jogos, descobrir bugs e indicar o que pode ser melhorado.

5) Alugar seu carro

detalhe para mão de um homem passando a chave de um carro a outro homem, que está sentado no banco do motorista. O motorista é branco, veste camisa social manga longa branca e aparece ao fundo, de forma desfocada

Se você conta com um automóvel, dá para acessar sites e aplicativos que permite alugar o carro a outras pessoas, ganhando uma renda extra por isso. Em geral, as empresas têm exigências para o carro, como por exemplo ter uma idade máxima.

Além disso, é importante que ele tenha um determinado tipo de seguro. Confira todos os requisitos, pois o valor a ser recebido pelo aluguel varia de acordo com modelo e condições do carro.

4) Levar e trazer objetos

Para quem viaja com alguma frequência, uma boa alternativa de renda extra é levar encomendas, objetos ou bagagens entre regiões. Se você mora em uma cidade, mas trabalha em outra, pode aproveitar o trajeto para levar encomendas ou outros objetos entre pessoas, ganhando um pequeno valor por isso.

O ideal é prestar esse serviço para pessoas que você conhece. Além disso, ainda é possível trabalhar com entregas de encomendas ou mesmo delivery na sua própria cidade, tanto com carro quanto com moto.

3) Produção de conteúdo

Se você é da área de comunicação, pode ganhar um extra com produção de textos, imagens e outros conteúdos. Afinal, muitas empresas precisam desses profissionais para fazer posts, tuítes, roteiros e até mesmo biscoitos da sorte.

Existem sites para cadastro de profissionais autônomos que produzem conteúdo. Neles, é possível encontrar ofertas de trabalho pontuais, de acordo com a sua experiência profissional e interesse.

2) Trabalhe em datas comemorativas

Se você é ou tem alguém em casa que daria um bom Papai Noel, por que não faturar um dinheiro a mais ao atuar como o bom velhinho em shopping ou festas? Caso tenha habilidade com vendas, por que não trabalhar de forma temporária na venda de lojas durante o final de ano?

Essas e outras datas comemorativas podem ser uma boa oportunidade para ganhar dinheiro extra. Páscoa, Dia dos Namorados, Natal, Ano Novo e outras datas comemorativas ou feriados podem ser a época ideal para levantar uma graninha a mais no orçamento.

1) Indique o Banco PAN

arte mostra mão segurando celular com o site do Banco PAN na tela. Ao lado, aparece o texto “Indique o PAN e ganhe um dinheiro extra” em cores azul, branca e laranja, com fundo cinza em toda a imagem

Fature uma grana extra ao indicar o Empréstimo Consignado do Banco PAN. É muito fácil:

  • Abra uma conta pelo site ou celular, nos apps no Android e iOS;

  • Cadastre-se no programa de indicações;

  • Siga as instruções e comece a indicar o PAN!

E, depois de ganhar esse dinheiro extra, que tal pensar em investir para fazer que ele renda ainda mais? No PAN, você encontra algumas opções de investimentos de renda fixa.

*Texto atualizado em 23.06.2021