O que você vai ler neste artigo:

 

O ano de 2021 começou com perspectivas boas para quem busca emprego. Apesar da pandemia, o Ministério do Trabalho anunciou que em 2020 mais pessoas foram contratadas com carteira assinada do que demitidas. Dá para acreditar que, quando a pandemia passar, esse resultado deve ser até melhor.

Mas atenção: isso não significa que você vá encontrar emprego com facilidade. Isso quer dizer apenas que a situação é mais favorável do que se imaginava. Antes de tudo, você deve ter persistência e caprichar no currículo.

Feito isso, use os sites de busca de emprego. Eles são a melhor ferramenta para você se recolocar no mercado — ou trocar de emprego caso já esteja trabalhando e queira encontrar uma oportunidade que seja mais a sua cara.

Listamos, então, dez sites para você.

1. LINKEDIN

Não é mais apenas um site de busca de emprego porque se tornou uma grande rede social também. Mas a opção “Vagas” no menu continua funcionando muito bem para buscar um emprego. Ela sempre traz recomendações que combinam com o seu perfil.

2. CATHO

Funciona como uma espécie de classificados online, em que primeiro você busca as vagas disponíveis em um sistema de busca e vê todas as informações disponíveis. Mas para se candidatar, é preciso fazer o cadastro no site.

3. EMPREGOS.COM.BR

No ar desde meados da década de 1990, tem uma lógica parecida com a da Catho. Você consegue buscar as vagas primeiro. Quando se interessar, faz login (ou se cadastra) e aí, então, se candidata.

4. VAGAS

É um dos serviços bastante usados por empresas. Na busca, mesmo sem fazer login, você consegue enxergar várias informações, como os benefícios e, em muitos casos, a faixa salarial. Para se candidatar, porém, é preciso se cadastrar no site.

5. INFOJOBS

Ele tem parceria com grandes empresas, que anunciam lá as suas vagas. Então, você cadastra gratuitamente o seu currículo e busca por oportunidades nas empresas parceiras usando alguns filtros, como o perfil de empresa e a localidade.

6. TRABALHA BRASIL

De forma similar ao Infojobs, permite que você cadastre seu currículo de graça e busque as empresas pela região, tipo de empresa, faixa salarial pretendida e outros filtros. Daí, então, você se candidata à vaga e participa do processo seletivo.

7. INDEED

Tem basicamente as mesmas funcionalidades dos dois anteriores. O que muda é a forma de login, que prioriza o login social. O painel de busca das vagas também é um pouco diferente, mas o propósito é parecido, que é se candidatar às vagas disponíveis.

8. BNE

É outro site gratuito que permite que você cadastre o currículo e procure vagas nas empresas parceiras filtrando por localização, vagas, salário pretendido e outras informações cadastrais.

9. EMPREGA BRASIL

Pertence ao Governo Federal e permite fazer buscas mesmo que você não tenha feito o cadastro. Mas, neste caso, você consegue apenas ver as vagas sem se candidatar a elas. E o sistema de buscas é bem simples. Por isso, vale a pena fazer o cadastro para poder se candidatar.

10. DEFICIENTE ONLINE

Como o nome sugere, o site é focado exclusivamente em vagas de trabalho para PCDs (pessoas com deficiência). As vagas são anunciadas pelas empresas e quem se candidata pode informar desde o cadastro qual o tipo de deficiência — física, auditiva, mental, visual ou outra.