O que você vai ler neste artigo:

 

O PIX vai começar a valer no dia 16 de novembro em todo o Brasil. Você, aliás, já pode fazer o cadastramento da chave no PAN.

Mas, afinal, quais são as vantagens do PIX em relação às outras formas de pagamento e de transferência de dinheiro, como boletos, DOC, TED e as demais que você já conhece? Bem, listamos cinco pontos a favor do PIX.

1. DISPONIBILIDADE

O PIX pode ser feito qualquer dia, a qualquer hora. Não precisa ser apenas em dias úteis. Então, se um amigo fizer um PIX para você no sábado, o dinheiro cai na mesma hora. É diferente do DOC, que só cai no dia útil seguinte — ou seja, fim de semana não conta. 

2. RAPIDEZ

Um PIX vai levar menos de dez segundos para ser feito. Diferente do TED que pode levar horas, além de não funcionar nos fins de semana. O boleto, então, é mais demorado ainda. Às vezes, leva dias para compensar. Você compra alguma coisa pela internet e só depois de vários dias o pagamento é identificado. Com o PIX, vai ser tudo em dez segundos.

3. PORTÁTIL

O PIX vai funcionar no seu celular e uma das facilidades é o uso do QR Code para fazer os pagamentos. Aliás, vão ser dois tipos de QR Code: estático, que não tem valor pré-definido, e o dinâmico, que já vem com o valor incluso. Explicamos neste post o passo a passo de como você faz um PIX.

4. GRATUITO

Não tem taxas para pessoas físicas fazerem um PIX. É bem diferente de DOC, TED e outros tipos de transferências, que muitas vezes são cobrados. No PAN você já tem um pacote completo de conta digital gratuito e com o PIX não vai ser diferente. 

5. CHAVE-PIX

Ao cadastrar a sua chave no Banco PAN, você vai ter uma experiência ainda mais completa no Pix. Em outros tempos, você precisava passar várias informações para receber um valor, como agência, conta, CPF e além do número do Banco. A boa notícia é que você vai poder escolher apenas a sua chave-PIX, que pode ser apenas o número de celular, CPF ou e-mail, muito mais fácil, né?