Quais as vantagens de ter uma maquininha de cartão?

Já se foi o tempo em que ter máquina de cartão era difícil e trazia muitos custos para uma empresa

Renda
Extra
Por Redacao PAN

 maquininha de cartão traz vantagens tanto para quem tem um negócio quanto para quem está pensando em abrir a sua empresa. Além disso, os clientes também se beneficiam ao usar cartões para fazer pagamentos de produtos e serviços.

Não é à toa que as operações com cartões crescem ao longo do tempo e movimentam bilhões de reais. Isso não pode passar batido por sua empresa, ainda mais com a facilidade atual em conseguir máquinas de cartão.

Levantamento da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) mostra que, no 2º trimestre de 2021, foram movimentados R$ 609 bilhões com cartões. Foram 7 bilhões de transações, número 53% maior que no mesmo período de 2020.

Logo, se usar cartão é algo cada vez mais comum, toda empresa que quer prosperar precisa ter a maquininha de cartão para atender cada vez mais clientes. Esse recurso traz um monte de benefícios para a saúde financeira do negócio.

Maquininha de cartão: 9 vantagens para o seu negócio

foto destaca mãos de uma pessoa segurando maquininha de cartão, enquanto outra aproxima cartão. Ao fundo, aparece mesa de restaurante, de forma desfocada

  1. A empresa alcança mais clientes

Um dos benefícios de adquirir uma maquininha de cartão é poder receber pagamentos de clientes que não estão com dinheiro em papel na mão. Em vez de pedir para eles sacarem dinheiro ou perder a venda, você pode oferecer a possibilidade dos pagamentos com cartão de crédito ou débito.

  1. O negócio consegue manter a clientela

Clientes que já compraram da sua empresa saberão que o negócio aceita cartões. Isso pode influenciar na hora de um retorno desses fregueses. Quem não aceita cartão terá mais dificuldade em fazer os clientes retornarem, pois é menos prático sacar ou andar com dinheiro vivo por aí.

  1. A máquina traz segurança para o negócio e clientes

Menos dinheiro em papel diminui as chances de perder ou precisar trocar notas. Além disso, ajuda a aumentar a segurança de clientes e da empresa, pois haverá menos dinheiro vivo no caixa, o que pode afastar criminosos com interesse em levar valores em espécie.

  1. Haverá menos troco e papel em dinheiro 

foto destaca mãos de uma pessoa abrindo caixa registradora com notas e moedas de real

Com a máquina de cartão, é possível receber os valores exatos de um produto, sem se preocupar com os centavos do preço. Com isso, chega de andar com moedas ou precisar dar troco em bala para quem te pagar com notas: passe qualquer valor na máquina.

  1. As chances de fraudes diminuem

Chega de se preocupar com notas falsas: com a máquina de cartão, as chances de fraudes em pagamentos diminuem consideravelmente. Isso porque os cartões possuem tecnologia de ponta que contribui para evitar ações fraudulentas.

  1. O controle sobre as vendas aumenta

Em vez de anotar cada venda que é feita ou de registrar na mão cada transação, centralize essas informações de forma digital, com pagamentos feitos no cartão. Algumas máquinas, como a Turbo PAN, oferecem até portais de vendas para você acompanhar.

  1. Dá para antecipar valores a receber

Existem empresas que dão a possibilidade de antecipar os valores a serem recebidos de cartões, como quando clientes compram no crédito e parcelam o pagamento. Com isso, não é necessário esperar o vencimento das prestações para receber a grana.

É importante lembrar que, quanto menor o prazo escolhido para receber os valores das vendas, maior é a taxa de juros cobrada. Por isso, calcule qual é a frequência de recebimento mais apropriada para a sua empresa.

  1. É muito fácil conseguir a maquininha

Obter a máquina de cartão é fácil, você só precisa escolher a empresa certa para isso. No caso do Banco PAN, é possível obter a maquininha Turbo PAN após abrir sua conta digital, cadastrá-la como domicílio bancário e pedir o recurso a partir da página da maquininha.

Tudo é feito de maneira 100% online, então nem precisa sair de casa. Em poucos passos após abrir a conta no PAN é possível solicitar a máquina. Ela chegará em até 15 dias úteis após a aprovação do pagamento no endereço indicado na compra.

É importante lembrar que mesmo quem ainda não tem CNPJ pode solicitar a máquina, então mesmo quem não formalizou a empresa ou não é MEI pode pedir.

foto de um homem e uma mulher em comércio. O homem é branco, tem cabelos grisalhos, usa óculos, máscara e segura leitor de código de barras. A mulher é branca, tem cabelo preto, usa máscara e veste camiseta listrada vermelha, e está do outro lado de um balcão em frente ao homem.

Chega de vender fiado e não ter certeza se a compra vai ser paga: a máquina de cartão faz com que o pagamento seja garantido, o que reduz a inadimplência. Isso porque quem paga com cartão de crédito fica devendo ao banco, e não a sua empresa.

E, nas compras feitas com cartão de débito, o dinheiro sai da conta do cliente na hora e fica disponível para a sua empresa. Só é necessário conferir as regras da administradora da maquininha sobre os prazos de pagamento desses valores para a sua conta.

Quem contrata a Turbo PAN pode receber o dinheiro das vendas até 1 dia útil depois das transações. 

No canal do Youtube Pra Fazer Mais, o Igor Guimarães mostra as melhores placas sobre fiado para você se divertir e, também, refletir. Confira!