5 passos para alcançar a independência financeira

Entenda as fases da sonhada liberdade financeira e veja como chegar lá

Mais crédito
para você
Por Rodrigo Chiodi

A independência financeira é praticamente um sonho que qualquer pessoa deseja alcançar.  Afinal, é com essa independência que muitos problemas relacionados a dinheiro são resolvidos, e isso traz mais tranquilidade e conforto para quem chega lá.

E não pense você que só consegue ser independente quem já nasceu rico ou quem teve a sorte de ganhar na loteria. Conquistar a independência financeira depende menos do acaso e muito mais de ações que qualquer pessoa pode tomar. 

Obviamente, é preciso seguir algumas etapas, mas saiba que você tem mais condições de alcançar a sua liberdade financeira do que imagina.

Neste artigo, vamos falar de que maneira você pode se programar para atingir a independência financeira e, finalmente, sentir-se com mais liberdade em relação ao dinheiro. 

O que é independência financeira?

Também chamada de liberdade financeira, essa independência do dinheiro pode ter compreensões bem amplas. Em geral, entende-se que seria a conquista daquela sonhada autonomia financeira, com a qual é possível viver apenas de rendimentos e de patrimônio acumulado, sem a necessidade de trabalhar para se sustentar com um salário. 

É a chamada renda passiva, que traz ganhos sem a necessidade de trabalhar ou se esforçar demais. Aluguéis e aplicações financeiras são exemplos de renda passiva. 

Ao mesmo tempo, a independência financeira pode significar o equilíbrio do orçamento doméstico, o que permitiria trabalhar apenas por opção, em vez de trabalhar para “pagar as contas”. 

Também é possível entender a liberdade financeira como a capacidade de viver por algum tempo sem precisar de um salário e ainda conseguir realizar sonhos e objetivos, como viagens e outros prazeres da vida. A independência financeira também vale para quem deseja sair da casa dos pais e assumir as próprias despesas, ao mesmo tempo em que se busca mais qualidade de vida.

De toda forma, significa viver da forma que sempre sonhou, seja com autonomia para se sustentar sem depender de outras pessoas, seja até mesmo para não precisar de um trabalho e ganhar o dinheiro necessário para viver por meio de investimentos e renda. 

Em geral, a ideia de ser livre do dinheiro está ligada à aposentadoria, quando finalmente as pessoas podem descansar e desfrutar de todo o dinheiro e patrimônio que conquistaram ao longo da vida.

Porém, não é preciso esperar até lá para desfrutar dessa liberdade: ainda neste ano, você consegue ao menos estabelecer as bases do que será a sua independência financeira. O seu futuro agradece. 

Montagem mostra a mesma mulher em uma sala deitada em uma rede, sentada em uma poltrona lendo um livro, sentada no chão em frente a uma mesa de centro mexendo em um notebook, sentada em uma cadeira com os pés sobre a mesa falando ao celular, limpando a sala e encostada na porta de vidro

As fases da liberdade financeira

Existem algumas fases que percorremos para nos tornarmos livres do dinheiro e, dessa forma, utilizá-lo sem uma relação de dependência. Podemos elencar 3 etapas:

  • Na independência de curto prazo, você tem uma quantia em dinheiro suficiente para, caso perca a sua fonte de renda mensal, possa viver por alguns meses após ajustes (cortes de gastos, por exemplo). Essa reserva também evita que você contraia dívidas desnecessárias em casos de emergência;

  • Já a liberdade de médio prazo é o momento no qual o emprego não é tão crucial para obter renda. Logo, há liberdade e estabilidade suficientes para viver sem a sua fonte principal de ganhos e, ainda assim, manter o padrão de vida. As reservas são maiores do que na fase anterior, mas o salário ainda faz diferença nos ganhos;

  • Na independência total do dinheiro, é possível viver apenas de rendimentos e de patrimônio acumulado, com esses retornos superando os gastos mensais. É quando muitas pessoas permitem se dedicar ao lazer e a hobbies que não puderam antes.  Afinal estavam trabalhando para conquistar a liberdade financeira.

Analise em qual momento você está em direção à sua independência. Se quiser acelerar o processo e chegar logo onde deseja, pesquisamos alguns passos que compartilhamos abaixo!

5 passos para conseguir a independência financeira

Ter mais liberdade em relação ao dinheiro é o que todo mundo quer para aproveitar a vida sem tantas preocupações com o orçamento. Mas, para isso, é muito importante se preparar. Veja dicas para isso.

Mulher apoia o queixo com a mão direita, na qual segura um pincel atômico, e olha um papel com avisos colado em uma parede

  1. Dedique-se para fazer um bom planejamento financeiro

    Organização e planejamento são fundamentais para quem está em busca da independência financeira. Dessa forma, procure criar e, principalmente, manter um bom planejamento financeiro, que mostre quais são as suas fontes de renda, os seus gastos, as despesas que mais consomem o seu dinheiro e quais oportunidades você tem para aumentar as suas reservas e investir ao ponto de viver exclusivamente desses investimentos.

Mulher em um corredor de supermercado em frente a um carrinho segura 4 pacotes diferentes de salgadinhos e sorri

  1. Estabeleça limites de gastos em despesas variáveis

Depois de fazer o planejamento financeiro, o próximo passo é olhar para todas essas informações e perceber o que precisa ser reduzido e, também, quais podem ser os limites de gastos em categorias como supermercado, contas de água e luz e outras despesas variáveis. Assim, você terá mais controle sobre o quanto gasta e, dessa forma, sobra mais dinheiro para construir reservas e fazer investimentos.

Porquinho de louça em cima de uma mesa ao lado de pilhas de moedas

  1. Tenha a sua reserva de emergência

Falamos algumas vezes da reserva de emergência, e não foi à toa: ela é essencial para que qualquer pessoa ou família possa ter um pouco mais de segurança e tranquilidade diante de situações adversas e imprevistos. Assim, caso você perca a sua fonte de renda por qualquer motivo, consegue “segurar as pontas” com essa quantia.

Imagem mostra pés de uma pessoa usando calça jeans e tênis subindo uma escada de pedra no meio de um jardim com árvores; na frente dos 3 primeiros degraus, está escrito 2019, 2020 e 2021, na sequência

  1. Transforme o seu modo de vida atual e futuro

Para conquistar a liberdade financeira, é preciso mudar o modo de pensar e de viver para uma vida mais econômica no presente que, no futuro, permitirá uma vida confortável com renda apenas de investimentos e patrimônio. Quanto antes você começar a gastar menos, guardar mais e investir todo mês, mais tempo e dinheiro ganhará para estar livre financeiramente daqui alguns anos. Tenha hábitos que podem te ajudar a economizar!

Homem sentado em frente a uma mesa onde há um notebook e um caderno olha para o celular que segura com as duas mãos e sorri

  1. Faça bons investimentos que tragam rentabilidade

Por fim, os investimentos são cruciais para quem deseja estar livre do dinheiro que vem apenas de salário e trabalho. Se você deseja viver de renda, escolha opções de investimentos que dão o retorno financeiro mensal que você deseja. Vale sempre diversificar a carteira e investir em títulos de risco baixo, médio e alto. Quanto maior o risco, maior a possibilidade de rentabilidade, mas é preciso atenção e cuidado para não arriscar todo o patrimônio.

Como falamos, fazer bons investimentos é uma das peças-chave da independência financeira. Por isso, convidamos você a conhecer os investimentos de renda fixa do Banco PAN!