Hábitos que podem te ajudar a economizar

Controle
Seus Gastos
Por Rodrigo Chiodi
Você se pergunta por que nunca consegue guardar dinheiro? Um dos motivos que podem atrapalhar são os seus hábitos diários, que não trazem resultados positivos para suas finanças pessoais. Por isso, selecionamos algumas dicas que te ajudam na hora de economizar durante o dia a dia.

Tenha um diário ou planejamento financeiro

Pode parecer que não, mas o hábito de anotar os seus gastos, entradas e saídas, além dos ganhos mensais, pode fazer a diferença na sua vida financeira.

Você tem liberdade para fazer isso da maneira que for mais adequada para o seu estilo. Portanto, vale anotar em um diário ou até fazer algo mais completo como, por exemplo, uma planilha em que você classifica os gastos por nome e datas.

Assim, você pode atualizá-la todo mês, impor limites de gastos e ver as mudanças aos poucos no seu orçamento.

Evite comer fora

Comer fora de casa com frequência pode custar caro para o seu bolso, porque esta alimentação representa um grande percentual de gasto no salário. O ideal é que no cotidiano você prefira fazer suas refeições em casa e escolher ingredientes baratos para preparar os pratos. Deixe para comer nos restaurantes ou em lanchonetes apenas em datas especiais.

Reduza gastos com celular e computador

Para melhorar os seus hábitos é importante prestar atenção naquilo que você faz e usa dentro da sua casa sem perceber se está gastando muito ou não. Por exemplo, ao acabar de utilizar o computador e impressora, tire estes itens da tomada e não se esqueça de apagar as luzes do quarto quando não estiver nele.

Em relação ao celular, verifique o preço do pacote de serviços e veja se não é possível substituir por um mais em conta e que ofereça a mesma quantidade de benefícios.

Controle o desperdício

O desperdício é umas das principais coisas que impedem você de economizar no cotidiano. E ele está presente em diversos momentos do seu dia como, por exemplo, a sua ida até o supermercado sem ter feito uma lista antes.

Dessa forma, você acaba comprando produtos desnecessários e não sabe ao certo se vai consumi-los. Sendo assim, defina quais são suas prioridades e compre aquilo que for realmente necessário para sua casa.

Crie desafio diários

Um dos pontos mais interessantes de criar hábitos saudáveis para sua vida financeira é criar desafios diários, nos quais você pode ter uma motivação a mais para cumprir com seus objetivos. Comece com metas pequenas de economia e vá aumentando os valores aos poucos. Você vai notar como essa prática trará uma diferença ao final do mês.

Corte gastos extras

Mesmo que seja preciso cortar gastos extras, isso não que dizer que você não consiga viver e se divertir ao economizar. Então, ao invés de sair de casa para ir a um show, que tal ficar no conforto da sua casa e assistir a live do seu artista favorito?

Pense em ideias criativas e sempre prefira opções que cabem no seu orçamento, sem extrapolar o que já tinha sido definido na sua planilha ou diário de anotações.

Invista em um plano de saúde

Ter o apoio de um convênio médico é algo fundamental para que você não tenha muitos gastos com saúde, já que o plano ajuda a limitar gastos com despesas médicas, hospitalares e até mesmo descontos em medicamentos. Portanto, se você fica doente com facilidade, vale a pena pagar por este item e economizar lá na frente.