O que você vai ler neste artigo:

As APIs do Open Banking são um tema que surge com frequência ao abordar esse fundamento. O sistema financeiro aberto conta com tecnologias que visam facilitar a troca de informações entre instituições, e as APIs são um desses recursos fundamentais.

Sem as APIs, ficaria inviável o compartilhamento de informações entre os integrantes do sistema financeiro que participam do Open Banking. Isso porque as instituições usam sistemas diferentes, e nem sempre eles são compatíveis entre si.

COMO É O USO DE APIS NO OPEN BANKING

API é uma sigla para Application Programing Interface (Interface de Programação de Aplicações, em tradução livre). No Open Banking, elas são fundamentais para a troca de informações entre sistemas das instituições que participam do sistema financeiro aberto.

O recurso funciona como um conjunto de padrões e instruções de programação que visa aumentar a segurança de dados, facilitar a troca de informações e permitir que diferentes linguagens de programação “conversem” entre si. Seria um “tradutor” entre sistemas.

O uso de APIs no Open Banking permite que as instituições financeiras possam, após liberação por parte de clientes, compartilhar suas informações financeiras de um sistema para o outro. Sem esse recurso poderia ficar difícil que uma instituição conseguisse ler os dados enviados por outra.

Imagine uma pessoa que está com R$ 2.500 na conta que possui no Banco A. Nessa instituição, o sistema lê os valores usando a vírgula para separar o milhar, como nos EUA. Nesse caso, o sistema teria arquivado que o saldo seria R$ 2,500.

Agora, vamos supor que essa mesma pessoa quer compartilhar o seu saldo bancário com o Banco B. Só que essa instituição utiliza o ponto para indicar o milhar, como é adotado no Brasil. Logo, o número ficaria como R$ 2.500 nesse sistema.

Sem uma API, o Banco B não conseguiria reconhecer qual é o valor do saldo que o Banco A compartilhou. Mas, com o recurso, é possível padronizar as linguagens. A API “traduz” os valores e, com isso, ambas as instituições entendem que o saldo é de R$ 2.500.

Mesmo que uma instituição bancária use uma forma de “escrever” as informações do seu sistema que seja diferente de outro banco, a API conecta os sistemas, unifica a linguagem e o compartilhamento de dados acontece de maneira mais eficaz.  

A API É UM RECURSO CRIADO PARA O OPEN BANKING?

O Open Banking apenas utiliza um recurso que já havia sido criado anteriormente e que já está presente em nossas vidas. Por exemplo: para fazer login em um determinado aplicativo, ele pode dar a opção de você usar um perfil de rede social para isso.

Assim, não é necessário criar novos dados de acesso para entrar em um determinado site, aplicativo ou outro sistema. A API está na opção de “se conectar com seu Facebook” ou “Entre com sua conta do Google” que alguns programas oferecem.

A API é um conjunto de padrões de programação que fazem a ponte entre sistemas e permitem integração, acesso e conversação entre plataformas, sempre depois da autorização do usuário. Com isso, os dados podem trafegar de forma mais ágil.

O QUE É OPEN BANKING

O Open Banking é uma iniciativa do BACEN (Banco Central).

Trata-se de um fundamento que permite ao cliente de um serviço financeiro compartilhar suas informações pessoais e bancárias com outra instituição. 

Esse compartilhamento dos dados só será feito com o consentimento dos clientes, em um ambiente digital e com autenticação, para garantir a segurança das informações. São eles que escolhem se querem compartilhar dados e com qual instituição querem compartilhar.

Tudo acontece de forma gratuita, segura, ágil e conveniente, por meio de diferentes plataformas. 

O fundamento parte do princípio que os dados pessoais e financeiros pertencem à pessoa. No entanto, sem o Open Banking, ela não conseguia mostrar seu histórico a outra instituição de forma segura. Com sua implementação, isso passa a poder acontecer.

Segundo o Banco Central, a implementação do Open Banking deve proporcionar:

Mais competição

Com acesso aos dados dos usuários que permitirem o compartilhamento, as instituições participantes poderão fazer ofertas de produtos e serviços para clientes de seus concorrentes.

Isso deve trazer benefícios para o consumidor, pois, uma vez que os bancos começarem a “brigar” entre si para dar o melhor benefício para o cliente, este poderá obter tarifas mais baixas e condições mais vantajosas.

Melhor experiência no uso de produtos e serviços financeiros

O Open Banking vai tornar possível ainda, na visão do órgão, que “as instituições participantes ofereçam soluções que facilitem às pessoas controlarem suas vidas financeiras”. 

Como exemplo, o BACEN diz que uma pessoa que tenha mais de uma conta bancária ou  conta em um banco e empréstimo em outro poderá ver todas as suas informações em um único local.

Open Banking também trará mais segurança para os dados de clientes, além de garantia de sigilo de informações. Tudo só acontece com consentimento das pessoas e com autenticação realizada no sistema do banco em que um cliente possui conta.

QUAIS AS FASES DO OPEN BANKING

O Open Banking foi dividido em 4 fases pelo BACEN:

  • fase 1, que começou em 1º de fevereiro de 2021, quando as instituições que participam do sistema disponibilizaram ao público informações sobre canais de atendimento e tipos de produtos e serviços que oferecem

  • fase 2, iniciada de forma gradual em 13 de agosto de 2021, com os clientes permitindo, se quiserem, o compartilhamento de dados de cadastro e transações em contas, cartão de crédito e produtos de crédito, entre instituições financeiras

  • fase 3, com início em 29 de outubro de 2021, momento em que é possível o compartilhamento de serviços, iniciados com as transações de pagamentos por meio do PIX e posteriormente evoluindo para outros tipos de serviços como as propostas de créditos. 

  • fase 4, a partir de 15 de dezembro de 2021, quando o escopo do Open Banking é ampliado para outros segmentos financeiros como câmbio, seguros, investimentos e previdência privada.

Segundo o BACEN, ao final o Open Banking permitirá o surgimento de novas soluções para oferta e contratação de serviços e produtos financeiros. Só para reforçar: tudo acontece com o seu consentimento, então nada será feito sem permissão de clientes.

Já é possível realizar seu pré-cadastro para receber novidades sobre o  compartilhamento de dados com o Banco PAN no Open Banking! 

Confira mais informações na página preparada pelo PAN, entenda melhor o assunto e faça seu pré-cadastro!