O que você vai ler neste artigo:

Começam nesta segunda-feira (3) as inscrições para o processo seletivo de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni), para o primeiro semestre de 2021. A informação foi divulgada pela Agência Brasil. As inscrições devem ser realizadas na página do Prouni até 23h59 desta terça  (4) e o resultado será divulgado na próxima sexta-feira (7).


Podem se inscrever nessa rodada estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, atingiram um mínimo de 450 pontos no conjunto das provas e não zeraram a redação. 

As bolsas remanescentes são aquelas não preenchidas durante as chamadas regulares do processo seletivo e na lista de espera do programa. Elas ficam disponíveis quando um candidato pré-selecionado desiste da vaga ou não entrega as documentações necessárias.

O Ministério da Educação (MEC) ainda não divulgou a quantidade de vagas remanescentes. Neste semestre, o Prouni ofereceu mais de 162 mil bolsas.

Como funciona o Prouni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma modalidade de bolsa universitária criada pelo Ministério da Educação para oferecer bolsas de estudo, integrais e parciais (de 50%), em instituições particulares de educação superior.

Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Já para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa. 

Além disso, o estudante precisa ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou na condição de bolsista integral em uma escola da rede privada. Professores que lecionam na rede pública também podem disputar uma bolsa e, nesse caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

Como conseguir uma vaga remanescente do Prouni

No último dia 15 de abril, o MEC publicou a Portaria nº 212/2021, com novas regras para a classificação de candidatos para ocupar as vagas de bolsas remanescentes.

Antes, o critério considerava a ordem de inscrição. Agora, a classificação dos inscritos vai ser de acordo com o desempenho na edição 2020 do Enem. Quem tem maior nota tem mais chances de conseguir a bolsa.

A classificação será por média simples das notas das cinco provas do exame nacional, que são linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; e redação.

O candidato inscrito será classificado na ordem decrescente de pontuação obtida no Enem, na opção de curso, turno, local de oferta e instituição de ensino que deseja. É importante observar o limite de bolsas do Prouni disponíveis para cada período de inscrição.