O que você vai ler neste artigo:

No empréstimo consignado, a antecipação de parcelas pode ser uma boa alternativa para quem pode e deseja quitar a dívida antes do previsto. Porém, muita gente não sabe como essa antecipação funciona nem se vale a pena ou não.

É importante lembrar que, antes de pedir para que as prestações sejam antecipadas, suas finanças pessoais devem estar organizadas. Sem essa lição de casa, a antecipação das parcelas do empréstimo consignado pode se tornar um problema financeiro.

A antecipação é um recurso disponível em diversos serviços de crédito, como empréstimos pessoais e também financiamento de veículos, por exemplo. Para fazer isso, basta entender o que fazer para antecipar prestações e em quais situações essa é uma boa ideia.

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO: ANTECIPAÇÃO DE PARCELAS É POSSÍVEL?

Sim! Quem pede empréstimo consignado consegue pedir para que as parcelas sejam antecipadas. Isso significa que a dívida pode ser amortizada antes do vencimento das parcelas. 

Dessa forma, em vez de se comprometer com as prestações por meses ou mesmo anos, até a última parcela, quem contrata o empréstimo pode liquidar esse compromisso financeiro antes do programado.

Esse é um direito previsto pelo art. 52 do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece no parágrafo 2º a possibilidade de clientes anteciparem débitos de forma total ou parcial, com redução proporcional de juros e outros encargos do empréstimo.

Além de ser possível, a antecipação de parcelas de dívidas com crédito consignado também não é tarifada, conforme estabelece a Resolução 3.516/2007 do CMN (Conselho Monetário Nacional). Logo, você não pagará nenhuma taxa extra por antecipar as prestações.

Antes de antecipar parcelas do empréstimo consignado, é importante avaliar o quanto de dinheiro há disponível para fazer o pagamento. Isso porque, dependendo da quantia que pode ser usada, será preciso optar por uma dessas formas de antecipação:

  • A liquidação antecipada parcial, quando é possível pagar mais de uma prestação de uma vez, mas mantendo algumas parcelas para pagamento posterior;

  • A liquidação antecipada integral, quando o saldo devedor total do empréstimo é pago de uma vez e a dívida é totalmente quitada.

Assim, é possível realizar a antecipação tanto para pagar algumas parcelas com antecedência quanto para quitar todo o empréstimo. Por isso, avalie o quanto de dinheiro disponível para pagamento da dívida você possui.

É possível simular os limites e valores de cada recurso. Simulador de empréstimo consignado e também o cartão de crédito consignado.

COMO ANTECIPAR AS PRESTAÇÕES DO EMPRÉSTIMO?

Depois de entender a sua capacidade financeira para pagar algumas prestações ou quitar a dívida inteira de forma antecipada, basta entrar em contato com o banco ou instituição financeira com a qual você obteve o empréstimo consignado.

É possível pedir a antecipação inclusive depois de ter feito portabilidade de consignado, quando o crédito obtido com uma instituição é transferido para outro banco. Para antecipar as prestações da dívida, é necessário entrar em contato com o novo banco.

Isso pode ser feito a partir dos canais de atendimento da instituição. Se o crédito foi solicitado com o PAN, basta utilizar uma das opções de contato, entre WhatsApp e centrais de atendimento.

Depois do contato, o banco informará, em um documento, qual a quantia que ainda está com pagamento pendente, o valor das prestações, a taxa de juros, o prazo total de empréstimo, quanto tempo ainda falta para quitar a dívida e o saldo para o pagamento antecipado com descontos.

  • Leia também: Descubra como calcular juros de empréstimo para escolher taxas menores

A antecipação permite que os juros que seriam cobrados sejam descontados. Caso entenda que o valor antecipado pode ser pago, basta pedir para o banco ou instituição emitir um boleto com a quantia a ser paga.

Após o pagamento, as parcelas do crédito consignado deixarão de ser descontadas diretamente do benefício ou folha de pagamento.

VALE A PENA ANTECIPAR PARCELAS DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?

Se você obteve uma renda extra com trabalhos ou mesmo 13º salário ou restituição de Imposto de Renda, por exemplo, liquidar o empréstimo consignado de forma antecipada pode valer a pena. Fazer isso traz vantagens como:

  • Clientes ficam menos tempo comprometidos com uma dívida;

  • Desconto dos juros das prestações futuras que foram antecipadas;

  • A antecipação libera margem consignável, para quem está pensando em pegar um novo empréstimo;

  • Pagar a dívida antes do prazo pode ajudar no currículo financeiro e no score de crédito dos consumidores;

  • O desconto automático em folha de pagamento ou benefício vai durar por menos tempo (caso seja feita a antecipação parcial) ou mesmo será encerrado (se a liquidação antecipada for total), o que traz mais folga para as despesas do mês.

Só não vale a pena antecipar o pagamento do empréstimo consignado quando o valor que seria utilizado nessa antecipação fará falta no orçamento doméstico.

Depois de entender como funciona a antecipação de parcelas do empréstimo consignado, veja o passo a passo para obter essa modalidade de crédito!

Empréstimo Consignado do PAN

As menores taxas, exclusivo para Aposentados e Pensionistas do INSS.

Contrate agora Contrate agora