Vale a pena quitar o empréstimo consignado de forma antecipada? Entenda como a antecipação de parcelas funciona

Pagar as prestações do empréstimo antes do programado pode ser uma boa ideia, desde que isso não prejudique as finanças

Zero
Dívida
Por Redacao PAN

No empréstimo consignado, a antecipação de parcelas pode ser uma boa alternativa para quem pode e deseja quitar a dívida antes do previsto. Porém, muita gente não sabe como essa antecipação funciona nem se vale a pena ou não.

É importante lembrar que, antes de pedir para que as prestações sejam antecipadas, suas finanças pessoais devem estar organizadas. Sem essa lição de casa, a antecipação das parcelas do empréstimo consignado pode se tornar um problema financeiro.

A antecipação é um recurso disponível em diversos serviços de crédito, como empréstimos pessoais e também financiamento de veículos, por exemplo. Para fazer isso, basta entender o que fazer para antecipar prestações e em quais situações essa é uma boa ideia.

Empréstimo consignado: antecipação de parcelas é possível?

foto de 4 pilhas de moedas de 1 real sobre calendário branco

Sim! Quem pede empréstimo consignado consegue pedir para que as parcelas sejam antecipadas. Isso significa que a dívida pode ser amortizada antes do vencimento das parcelas. 

Dessa forma, em vez de se comprometer com as prestações por meses ou mesmo anos, até a última parcela, quem contrata o empréstimo pode liquidar esse compromisso financeiro antes do programado.

Esse é um direito previsto pelo art. 52 do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece no parágrafo 2º a possibilidade de clientes anteciparem débitos de forma total ou parcial, com redução proporcional de juros e outros encargos do empréstimo.

Além de ser possível, a antecipação de parcelas de dívidas com crédito consignado também não é tarifada, conforme estabelece a Resolução 3.516/2007 do CMN (Conselho Monetário Nacional). Logo, você não pagará nenhuma taxa extra por antecipar as prestações.

Antes de antecipar parcelas do empréstimo consignado, é importante avaliar o quanto de dinheiro há disponível para fazer o pagamento. Isso porque, dependendo da quantia que pode ser usada, será preciso optar por uma dessas formas de antecipação:

  • A liquidação antecipada parcial, quando é possível pagar mais de uma prestação de uma vez, mas mantendo algumas parcelas para pagamento posterior;

  • A liquidação antecipada integral, quando o saldo devedor total do empréstimo é pago de uma vez e a dívida é totalmente quitada.

Assim, é possível realizar a antecipação tanto para pagar algumas parcelas com antecedência quanto para quitar todo o empréstimo. Por isso, avalie o quanto de dinheiro disponível para pagamento da dívida você possui.

Como antecipar as prestações do empréstimo?

foto de 1 homem negro idoso e 1 mulher negra idosa sorrindo, sentados no sofá cinza, enquanto olham para celular. Ele veste camisa azul, ela veste camisa amarela. Ao fundo, parede branca

Depois de entender a sua capacidade financeira para pagar algumas prestações ou quitar a dívida inteira de forma antecipada, basta entrar em contato com o banco ou instituição financeira com a qual você obteve o empréstimo consignado.

É possível pedir a antecipação inclusive depois de ter feito portabilidade de consignado, quando o crédito obtido com uma instituição é transferido para outro banco. Para antecipar as prestações da dívida, é necessário entrar em contato com o novo banco.

Isso pode ser feito a partir dos canais de atendimento da instituição. Se o crédito foi solicitado com o PAN, basta utilizar uma das opções de contato, entre WhatsApp e centrais de atendimento.

Depois do contato, o banco informará, em um documento, qual a quantia que ainda está com pagamento pendente, o valor das prestações, a taxa de juros, o prazo total de empréstimo, quanto tempo ainda falta para quitar a dívida e o saldo para o pagamento antecipado com descontos.

A antecipação permite que os juros que seriam cobrados sejam descontados. Caso entenda que o valor antecipado pode ser pago, basta pedir para o banco ou instituição emitir um boleto com a quantia a ser paga.

Após o pagamento, as parcelas do crédito consignado deixarão de ser descontadas diretamente do benefício ou folha de pagamento.

Vale a pena antecipar parcelas do empréstimo consignado?

foto de 1 homem branco de cabelos grisalhos, óculos e camisa azul com expressão de dúvida, diante de fundo branco. Ao lado dele, ícones de dinheiro para simbolizar empréstimo consignado

Se você obteve uma renda extra com trabalhos ou mesmo 13º salário ou restituição de Imposto de Renda, por exemplo, liquidar o empréstimo consignado de forma antecipada pode valer a pena. Fazer isso traz vantagens como:

  • Clientes ficam menos tempo comprometidos com uma dívida;

  • Desconto dos juros das prestações futuras que foram antecipadas;

  • A antecipação libera margem consignável, para quem está pensando em pegar um novo empréstimo;

  • Pagar a dívida antes do prazo pode ajudar no currículo financeiro e no score de crédito dos consumidores;

  • O desconto automático em folha de pagamento ou benefício vai durar por menos tempo (caso seja feita a antecipação parcial) ou mesmo será encerrado (se a liquidação antecipada for total), o que traz mais folga para as despesas do mês.

Só não vale a pena antecipar o pagamento do empréstimo consignado quando o valor que seria utilizado nessa antecipação fará falta no orçamento doméstico.

 

Depois de entender como funciona a antecipação de parcelas do empréstimo consignado, veja o passo a passo para obter essa modalidade de crédito!