O que você vai ler neste artigo:

Uma questão que não sai da cabeça de todo mundo que tem carro ou moto é: como economizar combustível? Essa é uma despesa importante na vida de quem usa o carro todo dia. 

Isso significa que adotar medidas para fazer cada centavo render deve estar na sua lista de prioridades.

Confira algumas dicas que podem ser úteis para você entender como economizar gasolina e evitar que o seu salário acabe no meio do caminho.

Como economizar combustível com 7 dicas

Existem algumas atitudes que você pode tomar para ajudar na economia do combustível ao usar o carro. Reunimos 7 delas para ajudar você a ter uma folguinha no bolso.

Não ande na “banguela”

Andar na banguela significa deixar o carro em ponto morto enquanto você está na descida. 

Na teoria, essa atitude deveria ajudar a economizar combustível, mas a realidade é que ela não é eficaz, principalmente em carros com injeção eletrônica. Além disso, essa prática ainda pode trazer riscos para você, seu veículo e aumentar o consumo do combustível.

O mito de que essa prática poupa combustível surgiu porque os carros antigos utilizavam carburador, uma peça responsável por misturar ar e combustível para fazer o motor funcionar. Por isso, esses veículos queimavam menos combustível em ponto morto.

Porém, a partir dos anos 1990, com a chegada da injeção eletrônica, essa opção foi completamente descartada como forma de economizar combustível. 

Isso acontece porque, quando a marcha correta está engatada, o sistema de injeção eletrônica é capaz de identificar que o carro está em uma descida e injeta apenas o combustível necessário para manter o motor funcionando durante esse período. 

Então, quando você está com o carro "na banguela" o sistema de injeção entende que ele está em marcha lenta, por isso acaba liberando mais combustível para que o motor continue rodando. 

Além disso, segundo o Artigo 231 da Lei nº 9.503, andar com o carro em ponto morto na descida é uma infração de 4 pontos na carteira, multa e pode levar à retenção do veículo. 

Use o ar-condicionado corretamente 

Segundo dados do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) publicados em reportagem do portal UOL, o ar-condicionado pode aumentar o consumo de combustível em até 20%. 

Isso porque o compressor do ar-condicionado, que está ligado diretamente ao motor do carro por meio de uma correia, utiliza parte da energia do motor para se movimentar e, com isso, faz com que ele precise de mais combustível para compensar essa perda de potência. 

Entretanto, quando você está dirigindo em uma estrada, com velocidade acima dos 80km/h, a recomendação é que mantenha o equipamento ligado para economizar combustível. 

Os veículos, no geral, são pensados para ter mais performance quando os vidros estão fechados, permitindo que o ar circule de forma mais suave em torno do carro. 

Quando você roda em alta velocidade, com os vidros abertos, faz com que a turbulência do ar crie mais atrito e demande mais força do motor para se movimentar. Logo, gerando uma necessidade maior de combustível. 

Mantenha os pneus calibrados de forma correta 

Imagine que o seu carro quebrou no meio da rua e você precisa empurrá-lo até um ponto seguro para chamar o guincho. 

Se os pneus estiverem murchos, será necessário colocar mais força do que o necessário para fazer com que o veículo se locomova, ocasionando uma perda maior de energia do seu corpo durante a atividade.  

O mesmo acontece com o motor. Quando os pneus não estão bem calibrados, ele precisa demandar mais força para fazer o carro andar, o que aumenta, consequentemente, o consumo de combustível. 

Por isso, mantenha os pneus de seu carro sempre com a calibragem estipulada pelo fabricante. Essa indicação pode ser encontrada na parte interna da tampa do combustível ou no batente da porta do motorista. 

As pressões podem variar de acordo com os seus hábitos. Por exemplo, se você costuma andar com o carro cheio, existe um número de calibragem diferente de quem trafega com o veículo mais vazio. 

Evite carregar muito peso no carro

Por falar nisso, pode parecer óbvio, mas quando você deixa o carro muito pesado, o motor precisa de mais combustível. 

Essa regra não se aplica apenas a viagens. Deixar coisas sem utilidade espalhadas pelo carro, fazendo peso extra, fará com que você tenha de antecipar a sua próxima ida ao posto. 

É uma regra bem simples: quanto mais peso no carro, mais aceleração será necessária para que ele se locomova, queimando mais combustível. 

Vale lembrar que cada carro tem um limite máximo de peso que está estipulado no manual do proprietário. 

Além disso, também segundo o Artigo 231, transitar com excesso de peso pode gerar multa. 

Mantenha o carro alinhado para preservar o sistema de suspensão 

Manter o carro sempre alinhado garante que ele fique em linha reta, sem precisar de força no volante para que o trajeto seja mantido. 

Isso evita que o sistema de suspensão seja prejudicado e também que, com o desgaste, o motor não precise arrastar os pneus, economizando o consumo de combustível, além de ser muito mais gostoso de dirigir. 

Com a suspensão preservada você evita o desgaste excessivo dos pneus e, com isso, não será necessário fazer a troca antes do previsto pelo fabricante. 

Alinhamento da direção e filtros 

Outro ponto de atenção extremamente importante para ajudar na economia de combustível é realizar a manutenção dos filtros de ar e combustível e o alinhamento da direção com frequência.

  1. TROQUE OS FILTROS DO COMBUSTÍVEL

Muitos motoristas se esquecem dele, mas o filtro de combustível ajuda a manter o veículo com um bom desempenho e longe de problemas que podem gerar dores de cabeça e prejuízos para o seu bolso. 

O filtro do combustível ajuda a proteger o sistema de injeção eletrônica e o motor de resíduos capazes de prejudicar o funcionamento do veículo. É recomendado efetuar a troca sempre dentro do prazo estipulado pelo fabricante. 

2) VERIFIQUE OS FILTROS DO AR-CONDICIONADO

Já o filtro de ar acaba ficando saturado e cheio de sujeira. Isso dificulta a passagem de ar e faz com o equipamento perca o rendimento, elevando a emissão de gases poluentes e também ocasionando em problemas no funcionamento do motor. 

3) DEIXE A DIREÇÃO SEMPRE ALINHADA

Quando o assunto é alinhamento da direção, uma das formas mais comuns de entender se está na hora de realizá-la é perceber se o carro está "puxando" mais para a direita ou para a esquerda. 

Se você sentir que a direção não está confortável, então chegou a hora de levar o seu veículo para a oficina mais próxima para realizar o alinhamento da direção. Isso garante mais segurança para motorista e passageiros, além de mais economia de combustível. 

Dirija mais devagar

Aqui vai outra dica de ouro: evite acelerar bruscamente. Isso aumenta a quantidade de combustível que o seu veículo precisa para se locomover. Procure trafegar dentro do limite estipulado para cada via. Além de mais seguro, é mais vantajoso para o seu bolso. 

No canal do PAN no Youtube você encontra um vídeo com essas e outras dicas que vão te ajudar a economizar até 30% de combustível. 

Além dessas práticas, você pode ainda trocar o carro por transporte público, dar ou pegar carona solidária, fazer trechos curtos a pé ou usar bicicleta. Essas atitudes, além de ajudar a economizar combustível, ainda contribuem com redução da poluição e melhoram sua saúde!

Já que está no embalo de ver dicas para poupar dinheiro no dia a dia, veja formas de economizar no supermercado.