Entenda como solicitar cartão de crédito mesmo negativado

Quem está com o ‘nome sujo’ também consegue obter um cartão de crédito

Mais crédito
para você
Por Redacao PAN

Muita gente que está com o famoso “nome sujo” fica com receio de pedir cartão de crédito por achar que não conseguirá o recurso. Mas sabia que é possível solicitar cartão de crédito mesmo negativado?

Entre as opções do mercado, uma delas é o cartão de crédito consignado, voltado ao público de aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos. Mesmo com o CPF negativado nos serviços de proteção ao crédito, esse público consegue esse tipo cartão de crédito.

Como fazer cartão de crédito com o nome sujo?

foto mostra tela de computador com página do cartão consignado sem anuidade do banco PAN, com o apresentador Rodrigo Faro. Rodrigo é branco, tem cabelo preto e usa camisa branca, e segura um cartão

O passo a passo para pedir o cartão mesmo negativado é simples. Primeiro, a pessoa interessada deve simular uma proposta de aquisição com o PAN. Então, deve aceitar a sugestão de contratação que vai chegar ao e-mail ou outro contato disponibilizado.

Depois, o cartão chegará à casa da pessoa com total segurança.  A partir  daí, basta seguir as instruções indicadas no próprio documento para liberar o uso. 

Se tiver qualquer dúvida, é possível falar com a Central de Atendimento do Banco PAN para fazer o desbloqueio ou baixar o app de cartões.

Além da possibilidade de ser solicitado por quem está negativado, o cartão consignado do PAN traz benefícios como anuidade zero, limite de até 2 vezes o salário ou benefício e taxas de juros até 4 vezes menores do que os cartões de crédito comuns.

Por que pedir um cartão mesmo negativado?

Um cartão de crédito conta com uma série de benefícios para qualquer pessoa que utilize o recurso de forma eficiente. 

Um dos motivos para pessoas negativadas solicitarem cartão de crédito é poder fazer compras agora, mas pagar o valor apenas mais pra frente. Assim, mesmo sem estar com todo o dinheiro necessário, é possível realizar a compra.

Ainda tem como parcelar e sem juros, a depender das condições de pagamento oferecidas pelo estabelecimento. Com isso, mesmo negativados conseguem fazer compras de itens de valores que cabem no limite do cartão.

Por fim, contar com um cartão de crédito ajuda a controlar as despesas e melhorar o controle financeiro. Com isso, aumentam as chances de a pessoa negativada saldar suas dívidas e limpar o nome.

Aqui, vale destacar um ponto: muitas vezes, a pessoa está com uma dívida muito “cara”, com taxas de juros mais altas do que ela conseguiria – por exemplo, com valor no crédito rotativo do cartão.

Vale a pena, quando estiver com dívidas financeiras com juros correndo, pesquisar se não há alguma linha que a pessoa possa tomar, com taxas mais baixas. Um dos exemplos é o empréstimo consignado, que costuma ter taxas menores do que boa parte dos créditos do mercado.

Em caso positivo, vale a pena pedir esse crédito e quitar os outros, mais caros, ficando com uma dívida mais barata para pagar.

O que fazer antes de pedir o cartão?

foto mostra uma mulher usando calculadora e escrevendo em papel. Ela é branca, tem cabelo curto preto, veste camiseta bege e calça jeans e está sentada em sofá, usando mesa de centro. Ao fundo, parede branca e janela.

Por mais vantagens que solicitar cartão de crédito estando negativado possa trazer, é essencial considerar que o objetivo desse recurso é melhorar a vida financeira sem se complicar. Logo, é bom avaliar alguns aspectos antes de pedir o cartão:

  • dentro do limite concedido pelo banco, estabeleça um limite de cartão que seja compatível com o valor da sua aposentadoria, benefício ou pensão, sem correr o risco de fazer compras no cartão que superem a capacidade de pagamento.

  • entenda qual é o seu objetivo ao solicitar um cartão e uso especificamente para esse fim. Por exemplo: se a ideia é comprar um equipamento eletrônico parcelado, use o cartão apenas para isso

  • faça um bom planejamento financeiro que considere um valor máximo de fatura mensal de cartão que cabe no seu bolso. Dessa maneira, não haverá o risco de o valor do cartão superar a sua renda mensal.  

Outros recursos que pessoas negativadas podem pedir

foto destaca mão de uma pessoa usando teclado de caixa eletrônico

Quem está negativado ainda pode pedir um empréstimo com garantia do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Os valores obtidos podem ser usados para os mais diferentes objetivos, ajudando quem precisa de grana.

Esse empréstimo é uma antecipação do saque-aniversário e o Banco PAN foi o primeiro banco privado a liberar esse tipo de linha de crédito de forma 100% digital.

Só é importante lembrar que existem diferenças entre empréstimos e cartão de crédito consignado. Isso porque cada um tem funcionalidades específicas, então é essencial saber como cada recurso funciona para escolher aquele que mais vai ajudar a sua vida financeira.

Muitas vezes, quem está com o nome negativado não sabe que pode também pedir um empréstimo para, finalmente, pagar as dívidas atrasadas. Entenda como esse recurso pode ajudar!