O que você vai ler neste artigo:

O Pix já começou e fazer qualquer operação usando esta nova modalidade é muito fácil.

Neste post, você encontra um passo a passo de tudo que precisa saber para fazer um Pix no app do Banco PAN, disponível para smartphones Android e IOS.

Assim que você acessar o app, entre no menu “Conta corrente”. O Pix será a sua primeira opção.

Ao clicar nele, novas opções se abrem. Vamos ver cada uma delas.

Cadastro da chave

Você pode cadastrar uma chave de endereçamento no banco, que é o que se chama “chave PIX”. Essa chave pode ser seu CPF, seu e-mail, número de celular ou uma chave aleatória que você criará, como explicamos neste post.

Cadastrar uma chave facilita sua experiência nos momentos de pagamento e recebimento com o Pix.

No app do PAN, você encontra facilmente a opção “Cadastrar chave no PAN”. Se ainda não tiver cadastrado a sua chave, comece clicando nessa opção. 

Pagar um QR Code ou Pix Copia e Cola

Diferentemente de boletos, o Pix vai funcionar também com base em QR Codes. Para você pagar contas ou fazer transferências, você vai receber com frequência QR Codes de empresas ou mesmo de amigos e familiares a partir de agora. Para pagar um QR Code, então, é só clicar nessa opção:

A sua câmera será ativada e você poderá posicioná-la sobre o QR Code. Se tiver recebido o “Pix Copia e Cola”, por exemplo, você pode inserir na opção “insira um Pix Copia e Cola”.

Um detalhe: se você quiser fazer um Pix para uma pessoa que não tem uma chave cadastrada no PAN ou em outro banco, saiba que isso é possível. Neste caso, essa pessoa ou empresa não vai poder enviar QR Code para você, mas você consegue fazer o Pix a partir do CPF ou CNPJ dela - como já funciona hoje para TED, selecionando a opção “Pagar alguém sem chave Pix”.

Gerar um QR Code

Da mesma maneira que pode receber um QR Code de um amigo, parente ou empresa para fazer uma transferência, você pode gerar um QR Code para receber dinheiro de alguém. Existe uma opção fácil para isso. Primeiro você informa o valor que quer cobrar.

O app do PAN vai, então, gerar o QR Code para você.

Daí, é só você compartilhar esse QR Code (ou o link dele) por mensagem ou e-mail com o pagador.

Pagar alguém com a chave Pix

Você pode pagar alguém pela chave Pix, que pode ser: CPF, CNPJ, e-mail, telefone ou chave aleatória. Para isso, é só clicar na opção “Pagar alguém” no app.

Perceba que ela é bem intuitiva. Você vai apenas precisar preencher os dados que tiver escolhido. Por exemplo, o e-mail.

Se o app encontrar a pessoa, vai exibir os dados para você confirmar se é a pessoa certa. 

Se o dado que você preencheu não for encontrado na base Pix, o app vai retornar com um aviso de erro e você precisará buscar com outro dado. No exemplo abaixo, em vez do e-mail, você poderá buscar pelo CPF, CNPJ telefone ou chave aleatória.

Viu como é fácil? Além disso, com o Pix você não paga taxas!
Faça a sua transferência bancária instantânea 24 horas por dia, nos 7 dias da semana.

É possível simular os limites e valores de cada recurso. Simulador de empréstimo consignado e também o cartão de crédito consignado.