O que você vai ler neste artigo:

O fundo de garantia pode ser utilizado para várias finalidades, sendo que uma delas é obter crédito. No caso de quem tem conta no Banco PAN, é possível usar o FGTS para obter um empréstimo, recebendo o dinheiro na hora para você fazer o que quiser.

Ao usar o saldo do seu FGTS, os juros da operação se tornam mais baixos do que em outros tipos de empréstimo. Além disso, o dinheiro pode dar aquela força necessária para uma despesa inesperada, por exemplo.

Mesmo negativados conseguem usar o FGTS em empréstimos. Assim, dá pra reorganizar as finanças e limpar o nome.

O QUE É O FGTS?

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é uma reserva financeira de quem trabalha ou trabalhou com carteira assinada. É um direito do trabalhador e concentra depósitos de valores por parte de empresas empregadoras.

O objetivo do FGTS é amparar trabalhadores que forem demitidos sem justa causa com as reservas acumuladas durante o período de trabalho. Assim, é possível se manter, quitar dívidas e usar a grana para as despesas enquanto o trabalhador permanece sem trabalho registrado.

O dinheiro do fundo de garantia também pode ser acessado para financiar um imóvel ou via saque-aniversário, uma nova modalidade de uso do FGTS lançada em 2019. É a partir desse tipo de uso do fundo que dá pra obter empréstimos.

O QUE É O SAQUE-ANIVERSÁRIO?  

saque-aniversário do FGTS é o tipo de utilização do fundo que permite sacar uma parte da quantia reservada ao longo dos anos. A retirada é permitida todo ano, no mês de aniversário da pessoa titular do saldo do fundo.

Mas, para ter acesso a essa modalidade de saque, é necessário fazer a opção por ela. Apenas depois de optar pelo saque-aniversário é que será possível usar o FGTS para fazer empréstimo.

Importante salientar que, ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador somente poderá retornar à modalidade do saque-rescisão depois de 25 meses. Dessa forma, se nesse período ele for demitido sem justa causa, não conseguirá sacar todo o saldo do fundo.

COMO USAR O FGTS PARA FAZER EMPRÉSTIMO NO BANCO PAN?

Banco PAN foi o primeiro banco privado a permitir a antecipação do saque-aniversário do FGTS de forma 100% digital. Em vez de esperar o mês de aniversário para usar o dinheiro, é possível utilizá-lo para pedir grana emprestada e receber na hora na conta digital PAN.

                                                      

Veja o passo a passo de como contratar esse crédito no app do PAN, no menu “Empréstimos”.

 

  1. Nessa etapa, o cliente deve selecionar o botão para ser redirecionado ao aplicativo do FGTS, para fazer a opção pelo saque-aniversário do fundo.

 

  1. Depois de fazer a opção de escolha pelo saque-aniversário, o cliente vai ao menu do aplicativo do FGTS e entra na área de autorização de consulta de saldo do fundo. Então, ele dá autorização para que o PAN consulte informações do seu FGTS, conforme as etapas abaixo:
  1. Feita a autorização, o cliente volta ao app do PAN para seguir com a contratação do empréstimo com garantia do FGTS.

No PAN, o cliente antecipa 7 parcelas anuais do saque. Para isso, além de ser maior de 18 anos, é preciso ter saldo acima de R$ 400,00 no fundo.

Entre as vantagens desse tipo de empréstimo, estão:

  • o dinheiro do empréstimo fica disponível na hora de solicitação;
  • negativados também podem pedir;
  • a contratação acontece de forma totalmente digital;
  • não é necessário pagar parcelas mensais;
  • a taxa é a partir de 1,69% ao mês.

Esse tipo de empréstimo usa o seu saldo do FGTS como garantia. Ou seja, no dia em que você sacaria os valores, o Banco PAN usa o respectivo valor para pagamento do empréstimo. Assim, tudo acontece de forma automática e você não precisa se preocupar com prestações.

Quer antecipar o saque-aniversário do FGTS direto pra sua conta e receber o dinheiro na hora? Faça isso no Banco PAN!

É possível simular os limites e valores de cada recurso. Simulador de empréstimo FGTS.