Conta digital para menores de 18 anos: vale a pena fazer?

Veja o que é necessário para abrir conta digital para quem tem menos de 18 anos

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

Muitos pais ou responsáveis ficam em dúvida se vale a pena fazer uma conta digital para menores de 18 anos. Esse recurso, em um primeiro momento, pode ser considerado apenas coisa de gente grande que já trabalha ou tem fonte de renda. 

No entanto, começar o relacionamento com uma instituição financeira desde cedo pode ser vantajoso para crianças e adolescentes. Além disso, é uma oportunidade não só para guardar dinheiro já na infância ou adolescência, mas também de educar financeiramente a criança e o jovem. 

Porém, é preciso observar alguns detalhes sobre a abertura de conta digital para menores de idade. Ao mesmo tempo, é importante entender quais documentos são necessários e o que o menor poderá ou não fazer com a conta bancária. 

Por que abrir conta digital para menores de 18 anos?

Mulher e menino apoiados em cama com edredom azul sorriem. A criança segura um cartão bancário na mão direita. Ha um laptop aberto sobre a cama na frente dos dois.  

É possível abrir uma conta para menores de qualquer idade. Fazer isso vale a pena e permite que o relacionamento financeiro entre uma instituição e a criança ou adolescente comece desde cedo. Isso pode fazer a diferença no futuro. 

Essa providência pode ser tomada com o objetivo de bancar os estudos da criança quando ela for maior de idade, por exemplo. Assim, todo mês os pais podem depositar uma graninha na conta dos filhos e, quando chegar a época de faculdade, eles terão um bom dinheiro acumulado. 

Além disso, a grana depositada pode ser uma boa reserva de emergência que será de grande ajuda diante de qualquer situação inesperada envolvendo a criança ou jovem. Se acontecer qualquer imprevisto que envolva gastos, a conta digital do menor pode ajudar. 

Outro motivo para a abertura é ensinar desde cedo para crianças e adolescentes a terem um bom relacionamento com o dinheiro e usar recursos para realizar sonhos e objetivos. Ao aprender isso logo, ela tem mais condições de alcançar sua independência financeira quando adulta. 

Ao criar a conta, o menor de idade poderá acessar recursos cartão de débito, movimentação de conta e investimentos. Não é permitido que menores tenham cartão de crédito, peçam empréstimos ou lidem com outras transações relacionadas a crédito. 

Como fazer a abertura de conta para menores?

03_Mobile_Conta_Digital_Menores.png

BACEN (Banco Central) esclarece que uma pessoa menor de idade pode sim ser titular de uma conta em uma instituição financeira. É necessário que menores de 16 anos estejam representados por pai, mãe ou responsável legal. 

Para maiores de 16 anos e menores de 18 anos, é necessário que pai, mãe ou responsável legal acompanhem a abertura da conta. A exceção são os jovens emancipados pelos pais, que podem abrir sua conta normalmente. 

Se o objetivo é que a criança ou adolescente seja a pessoa titular da conta, é indispensável a identificação dos responsáveis e também do menor, diz a instituição. Afinal, não é possível fazer isso sem apresentar documentos, seja para si, seja para terceiros. 

De acordo com o BACEN, é obrigatória a apresentação de documentos de identificação, tanto originais quanto cópias. A instituição lista como exemplos de documentos: 

  • carteira de identidade ou equivalente 

  • CPF 

  • comprovante de residência 

Quem abre a conta também deve informar dados pessoais, como mostra a resolução N° 2.025 do BACEN, na ficha-proposta de abertura. Informe-se com o banco sobre dados, documentos e procedimentos necessários. Geralmente, são solicitados: 

  • nome completo, filiação, nacionalidade, data e local do nascimento, sexo, estado civil, nome do cônjuge, se casado, profissão, documento de identificação  

  • endereços de residência e comercial 

  • telefones para contato 

O BACEN ainda esclarece que as instituições são livres para permitir abertura de conta via canais de atendimento. Logo, não necessariamente os pais devem ir a uma agência física e tudo pode ser feito de forma digital, caso o banco ofereça essa opção. 

Vantagens das contas digitais 

04_Mobile_Conta_Digital_Menores.png

Uma conta digital permite movimentar recursos pela internet, por meio de aplicativos ou sites. Para o público mais novo, é uma ótima solução, já que boa parte dos jovens já usa smartphones e está bem acostumada com apps e páginas. 

Com a conta digital, é possível: 

  • guardar dinheiro 

  • realizar saques 

  • fazer transferências 

  • usar o PIX 

  • ver extratos 

  • fazer depósitos 

  • realizar pagamentos. 

Elas também são isentas de diversas tarifas bancárias que são cobradas por instituições tradicionais. Com isso, é possível colocar dinheiro na conta dos filhos sem se preocupar com a cobrança de taxas. 

segurança da conta digital é outro aspecto interessante para quem busca abrir uma para menores de idade. Com tecnologias como criptografia, os dados financeiros de titulares da conta, sejam eles crianças, adolescentes ou adultos, estão protegidos. 

O atendimento é outro ponto positivo, afinal não é necessário ir para uma agência bancária física ou depender de um gerente para tirar dúvidas. O atendimento pode ser feito por chat, WhatsApp, centrais de atendimento e outros meios. 

Quer uma conta Digital completa, 100% grátis e cheia de vantagens? Abra a sua no Conta Digital gratuita PAN!