O que você vai ler neste artigo:

A demissão sem justa causa pode ocorrer por decisão da empresa ou por solicitação de empregados e é um dos processos mais burocráticos da relação trabalhista e que gera mais dúvida

As empresas devem saber quais são suas obrigações ao demitir um colaborador nessa condição para evitar ações trabalhistas, enquanto o funcionário precisa conhecer seus direitos, que são maiores do que em casos de demissão por justa causa.

Saiba o que é a demissão sem justa causa, quando ocorre esse tipo de desligamento, como funciona o processo e quais são os direitos dos funcionários garantidos por lei.

O QUE É DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA?

A demissão sem justa causa é um procedimento de desligamento em que o trabalhador é dispensado sem motivo legal, ou seja, quando não ocorre nada grave para o término da relação de trabalho.

Ao demitir um trabalhador dessa forma, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) estabelece que  a empresa deve recompensá-lo com benefícios para que seja possível a pessoa se manter financeiramente até que consiga outro emprego.

Os motivos mais comuns para o empregador decidir pela demissão sem justa causa são:

  • Baixo rendimento do colaborador;

  • Atrasos e faltas;

  • Corte de custos;

  • Relacionamento insatisfatório com os superiores hierárquicos ou colegas de equipe;

  • Incompatibilidade do funcionário com a política da empresa.

Como o funcionário não cometeu nenhuma falha grave, a empresa é obrigada a pagar várias indenizações. Já quando o desligamento é solicitado pelo colaborador, o empregador fica isento de pagar algumas verbas rescisórias.

COMO FUNCIONA A DEMISSÃO SEM JUSTA CAUSA?

Todo processo de desligamento de um funcionário deve ser conduzido pelo departamento de recursos humanos, que deve seguir um protocolo e também informar ao colaborador o que ele precisa fazer.

Aviso prévio

Em caso de demissão sem justa causa, a empresa não é obrigada a falar para o funcionário qual é o motivo do desligamento, mas  deve informá-lo sobre a dispensa com antecedência. 

A lei 12.506 da CLT estabelece que para os empregados com até 1 ano de função o aviso prévio deve ser de 30 dias.  3 dias são adicionados por cada ano de serviço prestado na empresa até o prazo máximo de 90 dias para o aviso prévio.

Caso o empregador opte pela não permanência do funcionário na  empresa, deve indenizá-lo visto que a demissão pode ocorrer de forma inesperada.

Rescisão de contrato

O departamento de recursos humanos deve fornecer ao funcionário 3 vias do Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho. O documento inclui dados pessoais do colaborador e informações específicas sobre o contrato, como as datas de admissão e demissão.

Exame demissional

Assim como o exame admissional, feito quando um funcionário é contratado, o exame demissional é obrigatório no processo de demissão sem justa causa.

O exame médico é importante para avaliar a saúde do trabalhador e checar se ele sofre de alguma doença ocupacional.  O procedimento também garante ao empregador que o processo de demissão não abra brechas para uma ação trabalhista.

Baixa e devolução da carteira de trabalho

A demissão sem justa causa deve ser registrada formalmente na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) do colaborador. A “data de saída” deve ser preenchida na página em que consta o contrato de admissão e coincide com o fim do aviso prévio.

Em seguida, o departamento de recursos humanos deve devolver a carteira ao funcionário e fornecer um recibo da devolução, que deve ser assinado pelo colaborador.

QUAIS SÃO OS DIREITOS DO FUNCIONÁRIO DEMITIDO SEM JUSTA CAUSA?

Após todos os detalhes do processo de desligamento da empresa serem acertados e finalizados, chegou o momento de o funcionário ter acesso aos direitos previstos em lei.

De acordo com o artigo 477 da CLT, o colaborador contratado por tempo indeterminado tem direito à indenização do empregador no momento da rescisão do contrato de trabalho.

“É assegurado a todo empregado, não existindo prazo estipulado para a terminação do respectivo contrato, e quando não haja ele dado motivo para cessação das relações de trabalho, o direto de haver do empregador uma indenização, paga na base da maior remuneração que tenha percebido na mesma empresa”, diz o artigo.

Confira os pagamentos que devem ser feitos pela empresa no prazo de até 10 dias contados a partir da rescisão do contrato por demissão sem justa causa:

  • Aviso prévio indenizado, caso a dispensa seja imediata;

  • Aviso prévio especial, caso o funcionário possua mais de um ano de empresa;

  • Multa de 40% dos depósitos de FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);

  • Saldo de salário com base na quantidade de dias trabalhados no mês;

  • 13° salário proporcional à quantidade de meses trabalhados no ano;

  • Férias proporcionais e, caso hajam, vencidas;

  • Comissões, horas extras registradas, descanso semanal remunerado e adicionais;

  • Indenizações e multas trabalhistas de acordo com o sindicato da classe, caso exista;

Vale destacar que os valores relacionados a vale-transporte, vale-refeição e adiantamento de salários podem ser descontados do total a ser pago ao colaborador dispensado.

Depois de entender o que é demissão sem justa causa, aproveite para saber quais são os valores de verba rescisória que as empresas devem pagar após o desligamento