5 dicas para empreendedores usarem o Tik Tok

Rede social de vídeos curtos pode ser usada para aproximar as pequenas empresas de clientes

Renda
Extra
Por Redacao PAN

O aplicativo chinês de vídeos curtos Tik Tok é um sucesso: ele foi o mais baixado de todos em 2020, de acordo com o relatório Digital 2021, feito pelas empresas We are Social e Hootsuite. 

Diante desse dado, os empreendedores podem se perguntar: como eu posso aproveitar esse sucesso para melhorar meus negócios?

Pensando nisso, o Sebrae elaborou algumas dicas para que pequenos empresários consigam aproveitar a onda e produzir vídeos para fixarem suas marcas e até direcionarem os usuários para fazerem compras por outros canais.

O próprio Sebrae recomenda o uso do Tik Tok, especialmente, para donos de pequenos negócios engajarem o público e ampliarem as vendas online.

5 dicas para pequenos negócios usarem o Tik Tok

Uma mulher olha sorridente para um celular, dando a entender que está gravando um vídeo

Veja abaixo 5 dicas elaboradas pelos especialistas do Sebrae para melhorar a presença e, consequentemente, os negócios ao usar o Tik Tok:

1) Seja autêntico

Lembre-se que pessoas se conectam com pessoas, por isso seja autêntico para chamar a atenção do usuário. Você pode mostrar primeiro o resultado do seu trabalho e depois explicar o processo, dividindo sua rotina em poucos segundos.

2) Preste atenção às tendências do app

Adapte ao seu negócio as tendências do momento no aplicativo, como músicas, dublagens, desafios… 

Tudo isso aumenta o engajamento e a expectativa das pessoas sobre seu trabalho. Não esqueça de usar hashtags com boa performance na internet para ajudar na visualização do seu conteúdo.

3) Avalie usar influenciadores

 Se você não se sente preparado para aparecer nos vídeos ou quer aumentar ainda mais o seu alcance, considere chamar influenciadores que tenham conexão com sua marca e público para permitir o crescimento mais rápido do perfil. 

4) Tenha frequência nas publicações

 Os algoritmos (conjunto de dados que as redes sociais adotam) determinam as publicações que aparecerão para o público. Esses algoritmos são entregues em “ondas”, que aumentam o número de visualizações à medida que as postagens são curtidas, comentadas e salvas. Então, se você produzir com frequência e qualidade, sua entrega será capaz de atingir cada vez mais pessoas.

5) Engajamento

Estimule o público a compartilhar seu conteúdo. O compartilhamento é considerado a 2ª métrica mais importante no TikTok. Você pode prometer recompensas, caso seus seguidores compartilhem. Por exemplo: “Se o vídeo alcançar mil compartilhamentos, lançarei um segundo vídeo”.

Vídeos curtos viraram tendência nas redes sociais

Uma mulher segura sorridente um celular enquanto assiste a um vídeo
Parte do sucesso do Tik Tok explica-se pela tendência de produzir vídeos curtos nas redes sociais. Prova disso é que até o Instagram, aplicativo do grupo do Facebook, passou a liberar vídeos rápidos para entrar nessa competição. 

No comunicado em que o Sebrae apresentou as dicas, Anny Santos, analista de competitividade do órgão, lembrou que, no começo deste mês, o chefe do Instagram, Adam Mosseri, declarou oficialmente que a plataforma deve priorizar o compartilhamento de vídeos e reels (vídeos de curta duração). 

Para ela, isso “demonstra que os executivos do Facebook, dono da rede, estão atentos às mudanças no comportamento dos internautas”. 

Desta forma, avalia a analista, “quem souber explorar o formato do TikTok sairá na frente, não só na plataforma, mas também poderá replicá-lo no mercado”. 

Ivan Tonet, outro analista de competitividade do Sebrae,  destacou que empreendedores podem aproveitar os recursos do Tik Tok para dar dinamismo aos vídeos. Isso pode ser muito útil para os segmentos de moda e beleza ao chamar a atenção dos usuários. 

Além disso, o aplicativo tem grande potencial de viralização dos vídeos, o que permite maior alcance que as outras redes sociais, conferindo mais visibilidade da marca ou dos negócios junto ao público.

“Ao combinar uma sequência de cortes nos vídeos, mostrando diferentes ambientes, músicas, stickers, texturas e diferentes visões do mesmo produto, cria uma experiência diferenciada e atrativa”, ressaltou Tonet.

Além de ver essas dicas para usar o Tik Tok em seus negócios, confira também como ter sucesso ao vender pelo Instagram.