O que você vai ler neste artigo:

A inadimplência é um problema que pode aparecer quando a grana fica curta e a capacidade de pagar contas e dívidas é menor. Isso faz com que algumas delas fiquem em aberto, trazendo diversos problemas financeiros.

É importante evitar a situação de inadimplência, mas, quando ela aparece, é possível começar a resolver o problema, pois ele pode trazer consequências que atrapalham a rotina de uma pessoa ou família.

Entenda o que é inadimplência, os problemas que ela traz e o que fazer quando se está inadimplente. No caso de quem empreende, também é bom saber como cobrar pessoas que estão inadimplentes.

O QUE É INADIMPLÊNCIA?

A inadimplência é a falta de pagamento de uma conta, dívida ou outra obrigação financeira. Quando uma pessoa deixa de pagar a fatura do cartão de crédito, uma conta de água ou a parcela de um empréstimo, ela fica inadimplente com as empresas que oferecem esses produtos ou serviços.

A inadimplência pode ser causada por diversos fatores que prejudicam a capacidade de alguém honrar seus compromissos financeiros. Desemprego, valores de dívidas que superam os rendimentos ou gastos inesperados podem causar a inadimplência.

Vale lembrar que a inadimplência é diferente do endividamento. Isso porque é possível ter dívidas de forma organizada para sempre pagá-las sem se tornar inadimplente.

Por exemplo: uma pessoa que usa o cartão de crédito para fazer compras parceladas contrai uma dívida, mas não necessariamente quer dizer que ela está inadimplente — isso desde que sempre pague a fatura do cartão de crédito em dia, até a data do vencimento.

Ela se torna inadimplente se deixar de pagar a fatura por um tempo e só fazê-lo após a instituição financeira avisar que o pagamento não foi feito e que ela pode ter seu nome inscrito nos serviços de proteção ao crédito. Essa é uma das consequências mais conhecidas da inadimplência.

Para saber se o seu nome está sujo, basta consultar os birôs de crédito. Eles são responsáveis pelo registro de pagamentos das pessoas e possuem listas de pessoas inadimplentes que são consultadas por diversas empresas.

Por fim, o nome só é negativado após a pessoa que está em dívida ser avisada que ela fará parte dos cadastros de serviço de proteção ao crédito. Após o aviso, se em até 10 dias a dívida não for paga ou negociada, o nome ficará sujo.

PROBLEMAS QUE A INADIMPLÊNCIA PODE TRAZER

Uma situação de inadimplência pode causar o famoso nome sujo ou negativado, que é a inscrição do nome de uma pessoa que não pagou dívidas durante um determinado tempo nos serviços de proteção ao crédito.

Estar com o nome negativado traz diversas consequências:

  • Maior dificuldade para obter empréstimos, financiamentos ou outros serviços financeiros;
  • Conseguir um cartão de crédito ou acessar o cheque especial também pode ficar mais complicado;
  • score de crédito pode cair, sendo que esse sistema de pontuação ajuda a acessar produtos e serviços financeiros.

Vale lembrar que estar inadimplente não impede ninguém de ser contratado por uma empresa, tirar documentos pessoais ou mesmo abrir conta bancária.  

O QUE FAZER QUANDO SE ESTÁ INADIMPLENTE?

É fundamental para a saúde financeira evitar a inadimplência ao máximo e sempre pagar as dívidas em dia. Porém, quando isso não é possível, dá para agir e sair dessa situação assim que possível ao adotar algumas medidas:

  • Priorize o pagamento de contas que são essenciais para o dia a dia e comece a se planejar para sobrar dinheiro suficiente para quitar o que está devendo;
  • Consulte os birôs de crédito para saber se o nome está negativado, qual o valor da dívida em aberto e qual empresa que solicitou a inclusão do nome na lista de inadimplência e deve receber os valores;
  • Organize as finanças de forma a ter dinheiro para começar a pagar a dívida, ou seja, para sobrar valores suficientes para iniciar o pagamento;
  • Fale com a empresa que você precisa pagar e negocie o pagamento por valores que caibam no orçamento;
  • Conseguir um empréstimo para quitar dívidas pode ser uma alternativa, especialmente quando os juros da conta em aberto são maiores do que os juros do empréstimo.

Não é necessário pagar o valor total da dívida para ter o nome retirado das listas de inadimplência: caso parcele o pagamento, ao quitar a 1ª prestação, o nome já pode sair da lista.

COMO COBRAR UM CLIENTE EM SITUAÇÃO DE INADIMPLÊNCIA?

Além de afetar quem está devendo, a inadimplência também é um problema para as empresas que deixam de receber o pagamento de contas e dívidas. Cobrar os clientes é importante, mas também é fundamental fazê-lo de forma respeitosa, mantendo o relacionamento com eles.

Para isso, existem algumas dicas na hora de cobrar quem está inadimplente:

  1. Envie lembretes de pagamento, tanto antes da inadimplência, quanto depois. Vale enviar mensagens em aplicativos de mensagens ou e-mail, mas sempre falando apenas para quem está devendo, sem exposição;
  2. Na hora da cobrança, tenha cuidado com o tom da conversa por mensagem ou ligação e procure sempre agir de maneira educada;
  3. Facilite a negociação e o pagamento e ofereça o máximo possível de alternativas para a pessoa devedora quitar o débito.

Caso nada disso seja suficiente para obter o pagamento, é necessário avisar os órgãos de proteção ao crédito sobre a inadimplência. Eles comunicarão quem está devendo e, se após 10 dias não houver tentativa de pagamento, o nome ficará sujo.

Como falamos, o empréstimo é uma possibilidade para quitar dívidas. Conheça alguns tipos de empréstimo disponíveis para quem está negativado e os cuidados a tomar antes de pedir esse crédito.