Saiba como evitar o novo golpe que promete descontos em troca de PIX

Mensagens chegam por SMS e falam em descontos em faturas de cartão e celular. Veja dicas para evitar ser vítima

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

Um novo golpe envolvendo o nome o PIX foi detectado pela empresa de segurança Kaspersky nas últimas semanas. Desta vez, golpistas enviam uma mensagem por SMS e prometem descontos em faturas em troca de um PIX. 

Em geral, as promessas de descontos são para faturas de celular ou cartão de crédito. Nas mensagens, os golpistas pedem que seja feita transferência para uma conta, por meio de PIX. Quando ela é feita, o golpe está consumado.

Antes, esse golpe costumava ser aplicado por e-mail. Os golpistas enviavam mensagens com faturas falsas para enganar as vítimas. Agora, os golpistas se aproveitam das facilidades do SMS e do PIX.

Como funciona o golpe do PIX que promete desconto

Veja abaixo o passo a passo do novo golpe do PIX, que promete descontos em faturas:

  • Golpistas enviam um SMS prometendo descontos em faturas, por exemplo, de celular e cartão de crédito;

  • A mensagem pede um pagamento via PIX para que o desconto seja concedido;

  • Quando a pessoa faz a transferência via PIX, o golpe está consumado.

Além disso, destaca-se que os golpistas estão usando números curtos para envio das mensagens falsas por SMS. 

Isso confere mais credibilidade à mensagem, pois números encurtados são normalmente usados pelas companhias de telefonia ou grandes empresas. 

Ao conseguir enviar SMS a partir de números mais curtos, os golpistas tendem a fazer mais vítimas.

Saiba como se proteger do novo golpe do PIX

Uma mulher sentada em um sofá escuro com blusa rosa e casaco azul  mexe com atenção em um notebook que está sobre uma mesa de centro; em primeiro plano, mas desfocada, há uma xícara; atrás dela, à direita da imagem, há uma janela 

Para se proteger do novo golpe do PIX (e de outros golpes semelhantes), a empresa de segurança digital Kaspersky recomenda seguir algumas orientações.

A primeira é acessar os canais oficiais das empresas para checar se a promoção ou o desconto realmente existem. Também diz que, se necessário, entrar em contato com as empresas – sempre pelos canais oficiais – para confirmar a informação sobre a promoção.

Nesse caso específico, a orientação é: cheque novamente o remetente! Como nesse golpe os números de remetente são encurtados, ele parece uma promoção real.

E, ainda, três recomendações que valem para esse e outros golpes:

  • Antes de clicar num link, checar se quem enviou aquela mensagem é mesmo confiável 

  • Fique sempre bem informado, porque uma das melhores formas de se prevenir de um golpe é saber que ele existe

  • Não coloque informações pessoais nem realize pagamentos se não tiver certeza absoluta sobre o link que recebeu ou sobre a pessoa que o enviou.

E não é só pelo telefone que os criminosos tentam tirar dinheiro. Circula também no Twitter um golpe do falso atendimento. Veja como ele funciona e como não ser vítima!