Calendário para pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2021 é divulgado

Participantes que desejarem o benefício têm entre os dias 17 e 28 de maio para realizar a inscrição; veja quem pode pedir

Controle
Seus Gastos
Por Redacao PAN

Quem deseja pedir isenção para a taxa de inscrição do Enem 2021 deve ficar atento. O período para fazer o pedido deverá ser feito  entre os dias 17 e 28 de maio. 

As datas foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é responsável pela organização do exame, em edital publicado nesta segunda-feira (3) no Diário Oficial da União (DOU). 

O Inep ainda não divulgou o calendário para as inscrições do Enem nem as datas para as provas. No edital, o instituto ressalta que quem conseguir a taxa de isenção precisará fazer sua inscrição no exame depois, nas datas que forem determinadas. 

Como pedir a isenção da taxa de inscrição do Enem

Taxa de inscrição ENEM

Quem quiser solicitar a isenção deve entrar no site enem.inep.gov.br/participante, entre os dias 17 e 28 de maio, às 23h59 (horário de Brasília), criar um cadastro e uma senha. É importante anotar essa senha, pois ela será usada em outras etapas.

Depois de entrar no sistema, a pessoa interessada deverá pedir a isenção no campo indicado para o procedimento. É necessário informar um endereço de e-mail válido e um número de telefone fixo e/ou de um celular válido, que poderão ser usados pelo Inep para enviar ao participante informações relativas ao exame.

Quem teve a isenção da taxa no Enem 2020 e não compareceu nos dois dias de prova deverá justificar a ausência para, então, solicitar a isenção da taxa de inscrição na edição de 2021.

O período para a justificativa é o mesmo, ou seja, de 17 a 28 de maio. É necessário apresentar documentos que comprovem o motivo alegado para a ausência na edição 2020 do exame. 

Entre os motivos listados no edital que são passíveis de recurso são assalto ou acidente de trânsito, nascimento de um filho, morte na família e compromissos de trabalho ou estudo.  

Os documentos deverão estar em formato PDF, PNG ou JPG para serem carregados no site, com o tamanho máximo de 2MB.

O instituto alerta para que o participante confira se o processo de pedido foi finalizado com sucesso.

Divulgação dos resultados e pedidos de recurso

Taxa de inscrição ENEM

De acordo com o cronograma do Inep, o resultado dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão divulgados em 9 de junho. 

Aqueles que desejarem recorrer do resultado poderão fazer isso entre os dias 14 e 16 de junho. Os resultados dos recursos serão divulgados em 25 de junho. 

Importante: o Inep não enviará qualquer tipo de correspondência à casa da pessoa inscrita. Os resultados de isenção e justificação deverão ser conferidos obrigatoriamente pelo site enem.inep.gov.br/participante. 

Quem pode pedir a isenção

Taxa de inscrição ENEM

 

De acordo com o Inep, pode solicitar a taxa de inscrição no Enem 2021 quem se enquadrar em uma das categorias abaixo:

Estudante cursando a última série do ensino médio no ano de 2021, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública;

  • Quem cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou teve bolsa integral na rede privada, além de ter renda familiar per capita (por pessoa) igual ou inferior a 1 salário mínimo e meio;

  • Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser integrante de família de baixa renda e que esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), desde que informe seu Número de Identificação Social (NIS) único e válido.