O que você vai ler neste artigo:

Lições sobre dinheiro para você ensinar aos seus filhos

DICAS

 • 

5min. de leitura

 • 

10.06.2020

 

controle
seus gastos

PorRodrigo Chiodi

Lidar com dinheiro deixou de ser algo exclusivo para quem é adulto, já que muitos jovens e crianças precisam aprender desde cedo a importância de como usar este item de maneira responsável. Por isso, selecionamos algumas lições sobre dinheiro que você pode testar na sua casa com os seu filhos.

MOSTRE COMO VOCÊ LIDA COM O DINHEIRO

O primeiro passo e um dos mais relevantes, está em dar o exemplo de como os pais usam o dinheiro. Portanto, mostre esta relação e deixe claro quais são os objetivos financeiros da família, independentemente se é para comprar presentes de aniversário, planejar uma viagem ou pagar as contas mensais.

Se os seus filhos forem crianças ainda, dê exemplos bem práticos, simples e fale como é preciso priorizar aquilo que realmente importa para a família. Assim, eles vão aprendendo e você vai conseguir notar as mudanças de atitude.

SAIBA DIFERENCIAR OS DESEJOS DAS NECESSIDADES

Todo ambiente familiar vai ter gastos mensais que são essenciais como, por exemplo, compra de alimentos no supermercado, contas de consumo, gastos com convênios de saúde e hospitalares, dentre outros.

Sendo assim, você deve deixar claro para os seus filhos que primeiro é preciso pagar todas as necessidades básicas da família, para depois ver se é possível gastar dinheiro com um brinquedo ou viagem.

ENSINE UM HÁBITO DE CADA VEZ

O processo de ensinar os seus filhos a tomarem decisões responsáveis em relação ao dinheiro não é rápido. Ou seja, este processo precisa ser cultivado aos poucos e desde quando eles ainda são crianças.

O objetivo principal deve ser o ensinamento, sempre respeitando as limitações na infância ou adolescência. Dessa maneira, explique uma coisa de cada vez até que eles tenham consciência daquilo que você ensinou.

INCENTIVE ELES A CONQUISTAREM METAS FINANCEIRAS

Eles estão querendo comprar brinquedos ou roupas? Então, ajude eles a definir objetivos financeiros e fale quanto eles vão precisar juntar para comprar estes itens com o próprio dinheiro.

Mas como eles vão conseguir o valor? Isso você pode discutir com o seu companheiro e analisar qual seria a melhor opção. Pode ser mesada, dinheiro de aniversário, entre outras alternativas. Só não deixe de avaliar a idade dos seus filhos e ver o que é mais adequado.

EXPLIQUE QUE O DINHEIRO É ESCASSO

Demonstre também para seus filhos que todo dinheiro que entra no orçamento, uma hora vai sair e que aquele valor não estará mais disponível para a família. Portanto, incentive seus filhos a tomarem este tipo de decisão de consumo e que eles têm poder de escolha.

DEIXE ELES APRENDEREM COM OS PRÓPRIOS ERROS

Por mais que você ensine boas lições sobre o uso do dinheiro, não se esqueça que uma hora eles não estarão perto dos pais. Por isso, eles precisam lidar com as consequências das próprias decisões. Contudo, não fique com insegurança e confie nos ensinamentos que você passou para eles.

Se errarem, vale a pena sentar e conversar para que, na próxima vez, eles consigam ter uma experiência melhor.

PALAVRAS-CHAVE

CONTROLE SEUS GASTOSDICAS

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: