Banco PAN é uma das melhores empresas para mulheres trabalharem no Brasil

Banco entra pela 2ª vez seguida na lista das instituições com melhores práticas para desenvolver mulheres em suas carreiras

Renda
Extra
Por Redacao PAN

O Banco PAN é uma das melhores empresas para as mulheres trabalharem no Brasil de acordo com a consultoria Great Place to Work (GPTW) Mulher.

É a 2ª vez consecutiva que o Banco figura entre as instituições que contam com as melhores práticas para desenvolver as mulheres ao longo de suas carreiras e incentivar lideranças femininas no âmbito profissional. O anúncio da lista foi feito pelo GPTW nesta quinta-feira (24).

O ranking também considera fatores como o ambiente de trabalho, indicadores, promoções e participação na tomada de decisões.

“Essa é uma conquista muito importante em um ano de tantos desafios. É mais um passo extremamente relevante e consistente e que nos coloca entre as organizações do país que mais se destacam na busca pela equidade de gênero”, afirma Camila Corá, Head das áreas de Pessoas e Jurídico no Banco PAN.

“Trabalhamos duro para seguirmos proporcionando um ambiente cada vez mais diverso e inclusivo. Estamos focados em contribuir para evoluir este cenário”, diz a executiva.

Diversidade no Banco PAN

Foto mostra 4 mulheres atrás de 2 mesas; da esquerda para a direita estão: uma de óculos em pé, segurando uma xícara com a mão direita; uma sentada em frente a um laptop; uma em pé, com o braço esquerdo dobrado cruzando o corpo, e uma sentada sobre a mesa, de lado, com a mão esquerda apoiada na mesa

O Banco PAN investe em iniciativas de diversidade e inclusão para os quase 3 mil colaboradores desde 2019.

As ações incluem treinamentos e ações de conscientização contínuas, engajamento da liderança e escuta ativa dos grupos de afinidade. Ainda é feito um  acompanhamento da evolução de indicadores.

As mulheres representam 46% do total de colaboradores do PAN, com ampla representatividade nos cargos de liderança: elas estão em 39% dessas posições.

“Esses dados já são reflexo do nosso trabalho com o público interno e externo, desde a atração até o desenvolvimento das profissionais que temos dentro de casa. A intenção é seguirmos firmes nessa evolução desses indicadores”,  complementa Camila.

Como forma de fortalecer esse compromisso, o PAN é uma das empresas signatárias dos Princípios de Empoderamento Feminino, uma parceria entre a ONU Mulheres e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O objetivo desses princípios é promover o empoderamento econômico e a liderança das mulheres como um dos pilares para um crescimento sustentável, inclusivo e equitativo.

O PAN conta também com o “Programa de Desenvolvimento da Liderança Feminina”, para capacitar e impulsionar mulheres líderes.

GPTW Mulher

Ilustração de fundo azul está escrito “O PAN é Great Place To Work”, com o símbolo da consultoria,  e ao lado direito aparece um desenho de uma mulher sentada de lado em um cubo coral

A consultoria Great Place To Work (GPTW) elabora anualmente um ranking das melhores empresas para trabalhar no Brasil. Há 5 anos, ela elabora um ranking extra, com as melhores empresas para mulheres trabalharem no Brasil.

A lista é feita a partir da inscrição de empresas. Elas devem ter ao menos 100 funcionários e ser certificadas pelo GPTW.

Na edição de 2021 do GPTW Mulher, houve 641 empresas inscritas. Delas, foram premiadas 70, sendo 35 de porte médio e 35 de porte grande. O Banco PAN está entre elas.