O que você vai ler neste artigo:

Nove dicas para economizar com comida durante a pandemia

DICAS

 • 

6min. de leitura

 • 

26.05.2020

 

controle
seus gastos

PorRodrigo Chiodi

Você provavelmente está fazendo muitas refeições em casa no período de pandemia da Covid-19. Se, por um lado, os gastos com restaurante caem, por outro as despesas com supermercado disparam.

Isso está acontecendo não apenas com você. É no Brasil todo. Basta ver que os supermercados estão faturando muito mais. Uma reportagem da RBS mostra que em março de 2020 os supermercados brasileiros bateram o recorde de volume de vendas da história. 

Ou seja, os brasileiros nunca compraram tanto em supermercados. E nunca gastaram tanto também. 
Se uma compra do mês antes da Covid-19 custava, por exemplo, R$ 300,00, durante a quarentena a compra saltou para R$ 325,50.

COMIDA É O CARRO-CHEFE

As pessoas estão gastando mais justamente porque andam comprando mais comida. No Grupo Pão de Açúcar, dono das redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí Atacadista, a venda de alimentos aumentou 15% em março.

É por isso que você precisa ficar de olho com o desperdício de alimentos. Se você não economizar ou se desperdiçar, acaba jogando dinheiro fora sem perceber. Foi por isso que o canal #PraFazerMais, do Banco PAN, convidou a youtuber Ana Bochi para dar nove dicas de como fazer a comida render mais.



As dicas da Ana são:

1. Cheque as datas de validade. Trazer para casa alimentos que vão vencer antes de ser consumidos é jogar dinheiro fora.
2. Cuidado para não exagerar na dose e colocar no prato mais do que você vai comer. O ideal é servir pouco para evitar que você jogue comida no lixo. Porque, se sobrar na panela, você guarda na geladeira ou no congelador. Mas o que sobra no prato quase sempre vai para o lixo.
3. Congelar comida é uma forma de você economizar dinheiro, sim. Porque, quando bate aquela fome no meio da tarde e você está com preguiça de cozinhar, é só descongelar, esquentar e comer. Não precisa pedir comida no delivery, que é sempre mais caro.
4. Seja criativo com as sobras. Em vez de jogar fora, reaproveite do almoço no jantar. Por exemplo, uma sobra de carne pode virar uma sopa ou um cozido. Evitando jogar comida no lixo, você economiza.
5. Não coloque comida quente na geladeira. Isso pode dar prejuízo de duas formas. A primeira: aumenta o consumo de energia porque faz a geladeira trabalhar mais para resfriar aquele prato quente. A segunda: o calor pode aquecer e estragar outros mantimentos que estavam refrigerados ao lado dele. Então, sempre deixe a comida resfriar na temperatura ambiente antes de guardá-la na geladeira.
6. Coloque os frios em potes. Evite usar a própria embalagem do produto para guardar na geladeira porque, se fizer isso, ele pode estragar muito mais rapidamente.
7. Organização é a chave de tudo. Mantenha a sua geladeira organizada. Use um critério. Por exemplo: numa prateleira, laticínios e em outra, ovos. Numa gaveta, frutas e em outra, verduras. E por aí vai. Isso ajuda você a gerenciar os alimentos e a fazer a compra das quantidades certas quando for ao supermercado.
8. Use tudo antes de estragar mesmo quando estiver dentro da geladeira. Não é só porque está refrigerado que vai durar para sempre. Então, cuidado com a data de validade mesmo das coisas que estão guardadas na geladeira. Lembre que geladeira não é estoque. Não compre muitas coisas para guardar nela. Deixe lá só o que for ser usado.
9. Faça as compras de barriga cheia. Sabe o ditado que diz que "o olho é a maior que a barriga"? Pois é, quando estamos com fome, compramos mais do que deveríamos no supermercado.

PALAVRAS-CHAVE

CONTROLE SEUS GASTOSDICAS

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: