O que você vai ler neste artigo:

Quem deseja fazer um financiamento de veículo ou mesmo quer vender o próprio automóvel deve entender o que é gravame e, principalmente, como dar baixa nesse documento. Afinal, sem isso não é possível comercializar nenhum automóvel.

Não há nenhuma explicação oficial para o uso do termo, porém a palavra gravame tem origem no latim e significa um ônus ou encargo.

Tirar ou dar baixa no gravame do financiamento de veículos do PAN é importante para quem quitou o financiamento. Depois de fazer isso, o automóvel pode ser comercializado e, além disso, fica registrado que não há contrato de financiamento vigente.

O QUE SIGNIFICA GRAVAME NO DOCUMENTO DO VEÍCULO?

O gravame mostra que um veículo está relacionado a um contrato de financiamento, sendo garantia para essa operação. Ou seja, quando um carro é financiado, o próprio bem serve de garantia para essa transação.

Caso a dívida não seja quitada, depois de tentar obter o pagamento do financiamento, o veículo pode ser tomado pela instituição financeira que financiou o carro. O bem será usado para pagamento das prestações.

Isso quer dizer que um veículo adquirido com financiamento está alienado. Ou seja, para obter o financiamento, a pessoa transfere a propriedade do carro para a instituição financeira até que a dívida seja quitada. Isso é chamado de alienação fiduciária.

O gravame é o registro de que o automóvel está sendo usado como garantia de um financiamento que ainda não foi totalmente pago. Isso faz com que não seja possível comercializar o veículo.

QUEM REGISTRA O GRAVAME?

O registro do gravame é realizado no Detran e fica integrado ao Sistema Nacional de Gravame (SNG), que gerencia restrições financeiras em veículos usados como garantia em qualquer operação de crédito, como é o caso do financiamento.

As instituições registram o gravame, consultam o sistema para saber se veículos podem ser usados como garantia e liberam o registro quando a dívida é quitada. Para comprar ou vender um automóvel com financiamento quitado, é preciso dar baixa no registro. 

Quando o financiamento é realizado, o gravame passa a constar no Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), na área de observações. A informação também aparece na consulta de situação do automóvel realizada no Detran. É fundamental que após a contratação do financiamento seja emitido, dentro de 30 dias, o novo documento do veículo com a informação de alienação. Caso não seja emitido, será cobrado pelo Detran uma multa de R$ 130,16 e o gravame não é baixado mesmo após a liquidação de todas as parcelas do contrato.

O QUE É GRAVAME BAIXADO E POR QUE É IMPORTANTE?

O gravame baixado é o registro de confirmação de que o financiamento de veículo foi quitado. Quando a pessoa que financia um carro paga todas as prestações, ao final a instituição financeira que concedeu o financiamento informa o Detran que tudo foi pago.

A baixa é essencial para comprovar que não há nenhuma pendência financeira em relação ao financiamento do veículo. Além disso, nenhum automóvel pode ser comercializado sem a baixa no gravame (que indica que o bem ainda é garantia de financiamento).

Ao mesmo tempo, o gravame baixado permite que a propriedade do veículo seja transferida para o nome de quem quitou a dívida. Ou seja, depois de pagar o financiamento, é só dar baixa no gravame para que o veículo seja, de fato, sua propriedade.

Afinal, antes disso o veículo tinha alienação fiduciária e não era propriedade de quem pediu o financiamento, mas sim da instituição financeira que foi credora (concedeu o financiamento).

COMO TIRAR O GRAVAME NO FINANCIAMENTO DO PAN

Quem fez o financiamento de veículos com o Banco PAN e quitou todas as parcelas da dívida, o gravame é baixado automaticamente em até 2 dias após a liquidação do contrato.

QUANDO O GRAVAME É BAIXADO?

No caso do financiamento de veículos do PAN, é necessário aguardar o prazo de até 2 dias úteis para que a baixa do gravame seja registrada no Detran depois de o financiamento ser quitado.

É bom lembrar que é essencial tirar o gravame, senão aquele automóvel não será de sua propriedade e, com isso, não poderá ser comercializado. Por outro lado, ver se o gravame foi baixado é importante na hora de comprar um carro usado, por exemplo.

Por fim, se tiver dúvidas sobre como proceder em relação ao gravame ou baixa na documentação do automóvel, fale com o PAN. A central de atendimento para financiamento de veículos funciona de 2ª a 6ª, das 8h às 21h, e aos sábados, das 9h às 15h.

O telefone é 4002-1687 para capitais e 0800-775-8686 para outras localidades. Se preferir, você pode entrar em contato via WhatsApp por meio do número de telefone 4003-0101. 

Agora que você já sabe o que é gravame e como funciona a baixa desse registro, conheça o financiamento de veículos do Banco PAN! É possível financiar carros de até 20 anos e obter prazo de até 60 meses para pagar, além de 45 dias para quitar a primeira parcela.