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Se você tem o costume de fazer compras pela internet, com certeza já se deparou com o termo cashback. O benefício tem ganhado cada vez mais popularidade no Brasil: várias empresas entraram nessa onda, além de cartões de crédito, bancos, lojas virtuais e até mesmo aplicativos de entrega de compras. Mas, afinal, o que é cashback?

O termo é mais antigo do que você imagina. Em 1986, a empresa norte-americana Discover Financial Services — que pertencia ao banco de investimentos Morgan Stanley — criou um programa de vantagens para seus clientes. No final de cada ano, ela devolvia em dinheiro um pequeno percentual das compras que tivessem sido realizadas nos 12 meses anteriores. Foi daí que surgiu o cashback.

Com a chegada da internet no final da década de 1990, o jeito de praticar o cashback evoluiu bastante. Em vez de devolver o dinheiro vivo na sua mão, a maioria das empresas agora oferece o crédito para você gastar usando o cartão de crédito ou de débito. Isso é muito mais prático — e mais seguro também.

Para ajudá-lo a entender melhor o que é cashback, como ele funciona e quais as empresas que oferecem esse benefício, respondemos às principais dúvidas sobre essa ferramenta. Quer saber mais sobre o assunto? Vem com o PAN!

O QUE É CASHBACK?

O conceito de cashback e a lógica por trás dessa ferramenta são bastante fáceis de se entender. Em resumo, ele é um tipo de benefício financeiro concedido a clientes de bancos, cartões de créditos e do varejo no geral.

Vamos fazer um paralelo com outros tipos de benefícios. Quando você entra em um programa de recompensa de cartões de crédito, por exemplo, vai acumulando pontos a cada compra que faz. Esses pontos podem ser trocados por passagens aéreas, produtos e outros prêmios, certo?

Com o cashback, a lógica é exatamente a mesma. A diferença entre ele e benefícios como pontos e milhas é que em vez de trocá-lo por prêmios como eletrodomésticos e passagens aéreas, você usa o que acumulou para ter crédito em dinheiro.

Aliás, o significado pode ser tirado do próprio nome. Em inglês, “cash” é a tradução para “dinheiro” e “back” quer dizer “de volta”. Portanto, “cashback” nada mais é do que, literalmente, “dinheiro de volta”.

COMO FUNCIONA O CASHBACK?

Antes de mais nada, é preciso explicar que o cashback devolve parte do dinheiro gasto ao consumidor, e não o valor total. É claro que podem existir exceções, mas, no geral, o cashback oferecido é calculado sobre uma porcentagem pré-estabelecida e que varia de empresa para empresa.

Para exemplificar, imagine que você venha usando seu cartão de crédito por algum tempo. Um dia, se dá conta de que tem direito a receber R$100 em cashback — isso significa que, ao resgatar esse bônus, você terá R$100 de crédito na próxima fatura ou compra. Então, se no mês que vem a sua fatura vier (ou fizer uma compra) no valor de R$500 você poderá pagar apenas R$400 caso opte por usar os R$100 de crédito do cashback.

Note que esse é apenas um exemplo de cashback. Cada banco e empresa de cartão de crédito adota suas regras próprias. Por isso, é muito importante a leitura do regulamento do programa de benefícios do seu cartão de crédito, banco ou da loja onde está comprando para entender qual é o tipo de cashback aplicável. Aqui no Banco PAN, por exemplo, os cartões de crédito e de débito oferecem diferentes tipos de cashback.

Para ganhar a recompensa, o cliente deve se cadastrar ou contratar o serviço e seguir as instruções. Algumas empresas, por exemplo, exigem a instalação e uso de um plugin para comprovar o cashback. Outras, que a transação comercial seja feita com um cartão exclusivo.

Cashback no cartão de crédito

Hoje em dia, muitos cartões de crédito também oferecem cashback. Funciona da seguinte forma: ao fazer compras utilizando a função crédito do seu cartão, você tem direito a receber de volta uma porcentagem do valor gasto. O cashback é aplicado diretamente na fatura como um desconto, ou então depositado na corrente atrelada ao cartão.

Cashback em fundos de investimento

Você sabia que alguns fundos de investimento oferecem cashback? Ao investir neles, é possível receber de volta parte dos gastos que teve ao aplicar seu dinheiro. Ou seja, uma porcentagem do valor gasto com as taxas cobradas na operação de investimento volta para o seu bolso.

 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE CASHBACK?

Como falamos acima, o formato do cashback e suas regras variam de acordo com a empresa que o oferece. A forma como o benefício pode ser usado pelo cliente também varia caso a caso.

A seguir, confira os principais tipos de cashback oferecidos atualmente e as suas particularidades:

Cashback livre

Neste modelo, o cliente pode usar o valor que recebeu de volta como cashback da forma que preferir. É possível sacar o dinheiro, fazer transferências, abater o valor da fatura do cartão de crédito, descontar o valor compras futuras da mesma marca. As opções são muitas.

Cashback exclusivo

Aqui, a empresa que oferece cashback define previamente como o cliente pode usá-lo. Muitos bancos, por exemplo, estabelecem que o usuário pode utilizar o valor apenas para pagar a fatura. Muitas plataformas e marcas armazenam o saldo em uma carteira digital e esse dinheiro é válido somente para transações dentro do site ou aplicativo.

Cashback social

No cashback social, o valor que “retorna” para o cliente é destinado para organizações e causas sociais. O usuário normalmente pode escolher para onde esse dinheiro vai: na finalização da compra, a empresa costuma dar opções de possíveis instituições que receberão a doação para que ele decida para qual delas deseja doar o valor.

O CASHBACK É SEGURO?

Como envolve dinheiro e transações financeiras, é comum que as pessoas se questionem se é seguro usar cashback. A prática é segura e legítima, sim, mas é sempre fundamental checar a credibilidade da empresa que oferece esse benefício — ainda mais quando lemos sobre tantos golpes e fraudes por aí, não é mesmo?

Verifique as credenciais da empresa, site ou aplicativo que está oferecendo cashback e se ele opera em ambiente seguro na internet. Não se esqueça de ler o regulamento e se certificar de que as porcentagem e regras que estão sendo aplicadas condizem com aquilo que foi ofertado.

Usar o cashback com segurança também passa por não perder o controle dos seus gastos. Receber parte do seu dinheiro de volta é um grande atrativo, mas é preciso estar atento para não gastar além da conta por causa disso.

Não se empolgue nas compras e coloque tudo na ponta do lápis para saber se realmente vale a pena naquele momento. Fique atento à cobrança de taxas de anuidade que cartões de crédito e empresas podem estabelecer para que você tenha acesso a esse benefício.

QUEM OFERECE CASHBACK?

O cashback é oferecido de diferentes formas e por diferentes tipos de empresas e instituições. Ele pode estar disponível tanto no próprio site dessas companhias, quanto em aplicativos específicos de cashback.

Quando falamos em empresas que oferecem cashback, há dois principais tipos:

  1. aquelas que possuem um sistema próprio de devolução de parte do dinheiro gasto pelo cliente com seus produtos;
  1. aquelas que não possuem sistema próprio, mas utilizam uma plataforma especializada em cashback que faz o intermédio entre loja e cliente para que ele compre o que procura e consiga uma porcentagem do valor gasto de volta.

No primeiro modelo, o cliente compra e recebe cashback diretamente no site da loja, sem a necessidade de ser redirecionado para uma outra plataforma. É o caso, por exemplo, da Americanas, que possui o Ame Digital, e do Magazine Luiza, com o MagaluPay.

O segundo tipo é o mais utilizado. Nele, empresas de e-commerce pagam às plataformas de cashback para que as pessoas possam consumir seus produtos tendo direito ao benefício. Funciona da seguinte forma: dentro do site ou aplicativo da companhia especializada em cashback, o cliente encontra ofertas de várias lojas virtuais diferentes, todas parceiras dessa plataforma.

Toda vez que uma compra é concluída sob intermediação dessa plataforma de cashback, a loja parceira paga uma comissão que é repassada ao cliente. Esse valor fica disponível em uma carteira digital.

No Brasil, algumas das plataformas de cashback mais conhecidas são:

  • Méliuz;
  • Zoom;
  • BeBlue;
  • PicPay;
  • Meu Dimdim;
  • Mycashback;
  • myWorld;
  • In Mais.

Quem também costuma oferecer cashback são bancos tradicionais e digitais. Alguns deles possuem parceria com lojas e marcas para oferecer parte do dinheiro de volta nas suas compras, outros contam com cashback para ser usado na fatura do seu cartão de crédito.

POR QUE AS EMPRESAS OFERECEM CASHBACK?

Para o consumidor e as plataformas intermediadoras, as vantagens do cashback são óbvias. Receber parte do valor gasto com suas compras é muito positivo para o cliente. Já as companhias que intermediam a transação recebem uma comissão das lojas parceiras. Mas como as empresas e bancos se beneficiam ao oferecer cashback?

Pode não parecer de primeira, mas o cashback também é uma ótima estratégia para lojas e bancos. A seguir, detalhamos as principais vantagens que oferecer esse benefício traz para essas empresas e instituições.

Fidelização de clientes

Talvez uma das principais vantagens para quem oferece cashback seja a fidelização de seus clientes. Ao disponibilizar o benefício, as empresas e bancos têm maiores chances de deixar seus usuários mais satisfeitos e, portanto, mais propensos a continuarem comprando seus produtos ou utilizando seus serviços.

O cashback também é um estímulo para que indiquem a sua marca para outros consumidores. Então, além de ajudar a fidelizar os clientes e aumentar a taxa de recompra, essa ferramenta ainda atrai novos compradores e usuários.

Melhor visibilidade

As empresas que possuem loja virtual e se tornam parceiras de plataformas de cashback também ganham visibilidade. Isso porque elas estão pagando para anunciar seus produtos e serviços em sites e aplicativos com um grande volume de tráfego.

Essas plataformas de cashback também costumam divulgar as lojas parceiras para os usuários cadastrados que estão em busca das melhores ofertas, o que amplia o alcance da marca e atrai novos potenciais consumidores.

Por fim, a oferta de cashback em si também é uma ferramenta para aumentar a visibilidade da empresa. Ela pode ser usada como uma ferramenta de marketing, como um diferencial em relação às companhias do mesmo ramo.

Aumento do volume de vendas

Ao pesquisar por um produto ou serviço, uma das coisas que o cliente procura são preços atrativos. Então, uma empresa que oferece cashback pode estar em vantagem quando comparada a outras lojas que vendem o mesmo, mas sem a opção de devolver parte do valor ao consumidor.

Aqui, o cashback funciona como um atrativo da mesma forma que um desconto tradicional, por exemplo. Essa estratégia pode fazer o consumidor escolher a empresa que oferece o benefício em detrimento das outras, consequentemente aumentando seu volume de vendas.

COMO GANHAR CASHBACK UTILIZANDO O SHOPPING PAN?

Aqui no PAN, um dos benefícios que oferecemos para nossos clientes é o Shopping PAN. Ele possibilita a compra de produtos em diversos parceiros do banco com descontos exclusivos e, em muitos casos, cashback.

Para acessar é simples: basta entrar no aplicativo do PAN, fazer login na sua conta e selecionar ‘Shopping’ no menu. Você será direcionado para uma nova, onde deve clicar em “Aproveite agora” para começar a navegar pelos produtos oferecidos por nossos parceiros.

No campo “Cashback em lojas parceiras”, você é direcionado para uma tela com todas as lojas parceiras que oferecem cashback. Neste artigo você encontra o passo a passo para utilizar o Shopping PAN, comprar os produtos que precisa e receber parte do seu dinheiro de volta.