Os melhores horários para trabalhar como motorista de aplicativo

Renda
Extra
Por Rodrigo Chiodi
Trabalhar como motorista de aplicativo se tornou uma opção para pessoas em todo o Brasil porque, entre outros benefícios, permite atuar com horários flexíveis. Como em toda atividade, há prós, contras e desafios. Um desses desafios é encontrar o melhor horário para ir trabalhar.
Essa decisão precisa levar em consideração os seguintes aspectos:
 
  • Adequação à rotina: algumas pessoas preferem trabalhar de manhã, outras à tarde ou à noite. Se você pretende dirigir por aplicativo, precisa considerar também seus compromissos pessoais, como cursos, agenda dos filhos, outros trabalhos e demais atividades.
  • Demanda de viagens: alguns horários são mais movimentados do que os outros. Nos mais movimentados, as chances de fazer mais corridas e de conseguir tarifa dinâmica (com preços mais altos) são maiores. Por outro lado, tende a haver mais concorrência porque há mais carros na rua. E muitos desses horários de maior movimento são desvantajosos ou porque são horários de pico do trânsito ou porque são madrugada no fim de semana — quando as pessoas estão indo para a balada ou voltando dela.
O Uber Brasil disponibiliza em sua página o mapa abaixo, que mostra os horários de maior movimento das corridas no País. É um bom ponto de partida para motoristas.



Com base nesse gráfico, podemos afirmar que, se você pretende se tornar motorista de aplicativos, os horários mais movimentados são estes:
 
  • Segunda a quinta-feira: de 7h a 9h, de 12h a 13h e de 17h a 19h.
  • Sexta-feira: de 7h a 9h, de 12h a 13h e de 17h até a madrugada de sábado.
  • Sábado: de 12h a 13h e a partir das 17h até a madrugada de domingo.
  • Domingo: de manhã cedo — e há razoável movimento durante o dia também.
Perceba que você não necessariamente precisa dirigir nos horários mais movimentados. Na verdade, você deve escolher se vai dirigir nesses horários de pico ou se vai fugir deles.